Transforme Aprendizes Em Mestres



Em um clima de aprendizagem, as pessoas não podem fingir que sabem tudo. Sentir confiança de seu próprio conhecimento é útil ao experimentar coisas novas. Mas esse mesmo sentimento pode bloquear a humildade necessária para ouvir o outro, compartilhar observações e impressões o pedir e oferecer ajuda. Em vez de proteger seu prestígio, as pessoas precisam ter sede de aprender uns com outros e estar disposta a compartilhar seu conhecimento em prol da equipe.

Procure criar um clima em que ser franco sobre os fracassos é uma virtude e se abrir para falar sobre problemas é um caminho para grandes conquistas.

Corte pela raiz as diferenças do grupo.A aprendizagem mútua é impedida quando um grupo não enfrenta seus desafios abertamente. Você pode provocar a todos para que tragam suas opiniões e experiências à tona quando transforma reuniões e encontros em momentos de feedback.

  • Quando uma discussão atinge um impasse, reserve o momento para reconhecer que ela existe, a explorar sua causa e propor alternativas para proceder a respeito.
  • Invista três ou quatro minutos ao final e cada reunião avaliando o que funcionou, para concretizar sua compreensão dos fatores que sustentam o ambiente positivo. Da mesma forma, traga à tona o que não está funcionando e peça sugestões sobre o que o grupo poderia fazer de forma diferente para melhorar as próximas reuniões.
  • De tempos em tempos, pergunte ás pessoas quanto elas se sentem confortáveis ao compartilhar suas idéias. Estabeleça com o grupo regras básicas que promovam franqueza e, daí em diante, coloque-as em prática.

Encoraje o conflito construtivo. Quando as pessoas deixam de enfrentar suas diferenças pessoais, fica mais difícil para elas construírem a confiança necessária para a aprendizagem mútua,

  • Certifique – se de que o conflito permaneça positivo mantendo o foco no problema e não nas pessoas.
  • Quando você sente que só foi levantando um ponto de vista sobre a situação, seja direto ao pedir as outras opiniões. Escute atentamente quando as pessoas expressarem pontos de vistas contrários. Faça perguntas para ter certeza de que todas as pessoas sentem que foram plenamente ouvidas.
  • Quando as pessoas ficarem na defensiva, procure entender o motivo, por que as atitudes defensivas costumam sinalizar que algo importante não está sendo levado em consideração.

Reduza a pressa para tomar decisões. Para as pessoas se desenvolverem, elas precisam de novas idéias e perspectivas. A urgência constante para decidir, no entanto, tende a impulsionar as pessoas a seguirem as mesmas rotas chegando às mesmas conclusões de sempre. Você abre novas oportunidades de aprendizagem quanto interrompe este impulso automático e as encaminha a rotas alternativas.

  • Já que novas idéias costumam demorar a tomar forma, proteja as sugestões inovadoras e dê espaço à criatividade. Redirecione a atenção das pessoas para ter certeza de que elas estão considerando plenamente as alternativas que costumam ser ignoradas.
  • Monitore a velocidade da tomada de decisões em questões nas quais a nova aprendizagem é pertinente. Peça de forma específica que as pessoas apliquem suas novas idéias e competências ao problema. Pergunte ao grupo se questão foi explorada em profundidade suficiente, fazendo esforços especiais para alcançar as idéias dos membros mais silenciosos da equipe. Espere até que a exploração adequada e as divergências de pensamento tenham aparecido o suficiente antes de permitir a tomada de decisões. Isso não significa que você deva prorrogar as conclusões por mero capricho, mas sim que faz um esforço consciente para garantir que novos conhecimentos e idéias tenham sido explorados.

Estimule dialogo sobre "como" e "o quê". As pessoas aprendem mais ao ouvir como algo feito do que simplesmente vendo resultados finais.

  • Use as reuniões periódicas para mais do que o simples relato sobre o que as pessoas conseguiram ou não cumprir. Peça que descrevam as coisas novas que tentaram, contra o que lutaram e como responderam aos problemas.
  • Convide-as a compartilharem com outros membros da equipe o que recentemente aprenderam. Facilite as discussões sobre como a lições pode ser aplicada em outras situações e por outras pessoas.

Dê o destaque aos heróis. Recompense de forma visível as pessoas que:

  • Trabalham consistentemente em prol de seu próprio desenvolvimento aprendendo com outras pessoas.
  • Comentem erros, aprendem com eles e compartilham sua compreensão da situação com outras pessoas.
  • Desenvolvem – se de forma a contribuir com os objetivos compartilhados.
  • Investem no coaching e no desenvolvimento das outras pessoas.

Autor: Leonardo Grapeia


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