A crise também é de comunicação



Muito se fala em crise, mas poucos se referem à forma como as empresas estão comunicando as consequências desse período de restrições na economia.

 

A mídia mostra exemplos de noticias de situações adversas em que dá pra medir a maturidade das organizações em relação ao enfrentamento das consequências da crise.

 

Há 3 caminhos para se percorrer numa situação como essa:

 

O primeiro e o mais indicado é a transparência, claro, ou seja, abrir as portas da empresa para os jornalistas para mostrar a realidade.

 

A segunda opção é o jogo maquiado de dizer só o que interessa e em outras ocasiões omitir dados e informações importantes para a análise do mercado.

 

O terceiro caminho é se esconder. A pior opção é deixar de se relacionar com a imprensa num momento de crise. A mídia tem que vista como aliada mesmo que, em alguns casos, não publique exatamente o que a empresa gostaria. Por exemplo: hoje a notícia é sobre demissão e fechamento de lojas. Amanhã, a mesma empresa pode ter que recorrer aos jornais para divulgar planos de expansão e contratações.

 

O que interessa, no balanço geral, é que a imagem da instituição seja preservada. Quanto menos arranhões, melhor, e se eles aparecerem, a dica é: saiba administrá-los usando de forma adequada a comunicação.
Autor: Aurea Regina de Sá


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