TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS



Atualmente, com o advento das tecnologias e da internet, a educação tem passado por mudanças significativas, contemplando novas formas de ensinar e de aprender. A tecnologia contribui para a diminuição das barreiras espaço-temporais entre os indivíduos, trazendo como consequência, o surgimento de um novo modelo educacional que visiona a escola, como um ambiente propício ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, de forma mais rica e com recursos variados.

Possibilita ainda, a implementação de ambientes de intensainteração, favorecendo a participação e o compartilhamento deexperiências e descobertas durante o processo de aprendizagem.


No entanto, a tecnologia por si só não é suficiente para a promoção da aprendizagem.O desenvolvimento da aprendizagem interativa requer ação humana voltada paradefinição de estratégias de participação, a começar pela identificação dosparticipantes e avaliação e integração de informações. Requer metodologias quepossam situar o aluno no centro do processo educacional e levar o professor a torrnar-seum "provocador cognitivo", facilitador, avaliador e mediador de significados.

Uma das formas de ensino bastante utilizadas que favorecem a partilha de conhecimentos e a transformação da informação em conhecimento, constituem-se no uso de ambientes virtuais disponíveis em múltiplos formatos, tendo como exemplo, as plataformas de ensino aprendizagem, que obrigatoriamente funcionam de forma online, exercendo o papel demediadores na comunicação entre docentes e discentes pormeio de recursos de interação tais como e-mail, chat,fórum, entre outros

E neste contexto de mudanças que questionamos e/ou refutamos os modelos tradicionais de ensino, baseado numa transferência de informação, onde o professor detém todo o conhecimento, cabendo ao aluno somente receber esta informação e reproduzi-la ("educação bancária", como Paulo Freire designou). Visualizamos uma abertura de espaço para utilização das tecnologias nos processos de aprendizagem online, objetivando tornar a educação num empreendimento para toda vida e de forma contínua, bem como, num meio de aproximação entre a Escola e o Mundo.


Cabe ressaltar que, a implantação de um AVA deve privilegiar a funcionalidade, a facilidade de operação e de administração para diminuir ao máximo os requisitos técnicos de seus usuários. A comunidade virtual deve nascer suportada pelo conjunto de recursos de comunicação ofertados pelo ambiente.


Autor: Ana Claudia Machado


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