A VONTADE PERMISSIVA DE DEUS ?



João 5:39 – Examinai as escrituras, porque...são elas mesmas que testificam de mim.

Quando o assunto é Deus e, principalmente, quando queremos aprender ou entender algo sobre Deus, a fonte fidedigna a ser consultada e examinada é As Escrituras Sagradas. Por elas testificarem de Deus, e o Mestre nos aconselha a agirmos assim.

Sobre a luz das Sagradas Escrituras- Não existe na Bíblia essa tipologia de "VONTADE PERMISSIVA DE DEUS". Certamente, por ser, esse tipo de vontade,incompatível com as qualidades de Deus, com os seus atributos.Senão, vejamos: A palavra PERMISSIVIDADE ou PERMISSIVO, é um adjetivo – O adjetivo tem por função indicar as qualidadesdo ser ou do objeto.

O adjetivo PERMISSIVO indica qualidade de incompetência – fraqueza – limitação – incapacidade – tolerância ao erro e conivência. A permissividade é uma das mais graves fraquezas morais da qual o homem padece. Ela é a mãe da corrupção. Deus não tem nenhuma das qualidades aqui mencionadas. Deus é justo, é amor, sua vontade é única e soberana – não tolera o pecado, não aceita parcialidade, conchavo, nem dois pesos e duas medidas. A mesma regra que Deus estabelece para nós é a que Ele vive para Si. E Ele diz: COM A MEDIDA COM QUE MEDIS VOS MEDIRÃO A VÓS. Suas palavras sejam: Sim, sim, não, não. O que vem além disso é de procedência maligna.

O que alguns teólogos consideram como vontade permissiva de Deus, outros a chamam de vontade específica e outros nomes, é o fato de Deus, a contragosto, contra a sua vontade, permitir que o ser humano aja conforme o seu querer, mesmo sendo de forma errada, contrária a vontade de Deus – O que não se trata, aqui, de dois tipos de vontade de Deus, mas da forma de relação estabelecida por Deus entre a Soberania Divina e a Liberdade Humana, liberdade esta delegada pelo próprio Deus ao homem. Ou seja, a forma como Deu se relaciona com o homem no seu livre-arbítrio.

Ex.: Do profeta Balaão e o Rei Balaque em Nm 22 ao 24. A Bíblia nos apresenta Balaão como profeta e não diz que ele é falso, mas que é ganancioso. A sua ganância pelas riquezas deste mundo fizeram dele um profeta insensato, e isso o levou a ruína completa. "VOCÊ NÃO DEVE IR COM ESSES HOMENS PARA AMALDIÇOAR MEU POVO."-Balaão deveria ter entendido que essa era a vontade de Deus.Na segunda consulta Deus diz: "VAI BALAÃO, MAS DIRÁS SOMENTE O QUE EU TE DISSER".

2ºEx – É em 1º Reis 13. Não existe um título mais honroso do que o de "HOMEM DE DEUS". De acordo com as Sagradas Escrituras, não é qualquer pessoa que faz jus a esse nome. O livro de 1ºReis cap 13, relata a experiência de um homem de Deus, um profeta oriundo de Judá, andia jovem, nos dias do Rei JEREBOÃO, rei de Israel.

O autor do livro de 1º Reis, não declara o nome deste profeta e nem do outro profeta,um dos responsável pela tragédia.Apenas ele chama o outro profeta de "PROFETA VELHO" e nos 32 versículo do cap 13, faz 15 referência a este profeta como "HOMEM DE DEUS".

Deus envia este profeta, homem de Deus, de Judá para Israel onde ele deveria entregar uma mensagem profética de livramento acompanhada por um sinal supernatural, ao Rei de Israel JEREBOÂO, que era permissivo. O rei pecador de Israel tenta capturar o profeta, mas Deus intervémpara proteger o jovem profeta. O rei oferece hospitalidade e um presente, mas o jovem profeta não aceita, porque Deus o tinha ordenado a não comer, não beber e nem se hospedar enquanto estivesse em Israel, nem retornar pelo mesmo caminho. Um profetaouve sobre tudo isto de seus filhos e sai para encontrar o jovem profeta. Assim que o encontra o convida para uma refeição mas, de novo, ele recusa devido à ordem do Senhor. Mas o velho profeta o seduz com uma mentira, fingindo ter recebido um revelação supernatural, poi ele também era profeta de Deus, e assim o jovem profeta aceita o convite.

Enquanto estavam à mesa, a palavra de Deus vem ao velho profeta, mas é uma palavra de julgamento sobre o novo profeta por ter desobedecido a Deus. Depois da refeição o jovem profeta sai para voltar pra casa, no caminho é atacado e morto por um leão.

Deus permite que o ser humano aja conforme o seu querer, porque lhes deu esse direito, de escolher livremente e colher os frutos da sua escolhaO que o homem semear isto ceifará. Mas Deus não aceita, não tolerae nem permite o pecado. Quando o homem escolhe fazer o mal e não o bem, ele faz contra a vontade de Deus. Deus nunca permite que o homem peque. Deus não permitiu que o homem pecasse no Jardim do Éden como Deus não permite hoje que qualquer de nós peque. Adão e Eva pecaram de livre e espontânea vontade deles e contra a vontade de Deus que eles conheciam muito bem qual era, assim como os profetas conheciam, assim como eu e você conhece e aqueles que diz não conhece-la é porque não querem ouvir Deus falar. O certo é que Deus não permite, não dá permissão, não concorda, não tolera e não quer que pequemos. Todo o pecado cometido contraria a vontade de Deus que não permissiva.A vontade de Deus é uma só, que todos se salvem, que o homem faça o que é justo, santo e bom. Nem todos se salvarão, nem todos fazem o que é justo e bom por causo do princípio ativo da liberdade de escolha.

De forma clara Deus ensina o homem o que ele deve fazer e o que não deve fazer na vida -Explica as conseqüências que vem sobre o homem se ele escolher fazer o que não deve fazer e explica as recompensas que o homem terá se fizer o que ele deve fazer. Ele explicou a Adão e Eva o que aconteceria se comessemdo fruto...A questão não é se Deus, ou porque Deus deixou Adão e Eva pecar, porque Deus deixa o estuprador estuprar, o assassino matar, a questão é: DEUS FEZ VOCÊ PARA QUE FAÇA O QUE QUISER FAZER, ESCOLHENDO LIVREMENTE SE DEVE FAZER OU NÃO.

As vezes quando morre uma pessoa ou acontece uma tragédia na vida de alguém, as pessoas dizem que foi Deus que quis assim – Seria isso a tal vontade permissiva de Deus – Só que nunca Deus quer quealguém morra ou sofra tragédia. Deus não quer que o homem beba álcool para que ele não sofra a tragédia de um câncer no fígado/sirrosse hepática – O homem é livre para escolher, não obedece a Deus, bebe cachaça sofra de câncer no fígado e foi da vontade de Deus, foi Deus que permitiu isso, é a vontade permissiva de Deus? NÃO.

A verdade é: Pouco são os que se dispõem a fazer a vontade de Deus – e as conseqüências da desobediência começa a oprimi-los e passam a questionar Deus, achando até que Deus é conivente, permissivo com tudo de ruim que está acontecendo no mundo.

Uma das questões mais levantada pelas pessoas descrentes e mesmo por alguns cristãos é: SE DEUS REALMENTE ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO? Isto porque Fala-se de um Deus de amor, paz, justiça, todo-poderoso e soberano, entretanto ao se olhar para o mundo, ver-se um mundo agonizando na miséria, afligido pelo ódio, terrorismo, guerra, corrupção, injustiça, estupro, assassinatos, roubo, furtos, fome, epidemias e crises econômicas.

Alguns ficam confusos quanto a resposta para esta pergunta e dizem: Seadmitirmos que Deus está controlando tudo, Ele então poderia evitar as tragédias e acontecimentos ruim que ocorrem... e por que não evita????Se não admitirmos que Deus está no controle de tudo – Deus então não seria Soberano, onisciente, onipotente e onipresente.

Alguns questionam até se Deus existe mesmo. Outros até gritam alto para ver se Deus ouve: Deus, ô Deus onde estás que não responde.Mas o homem em nenhum momento admitem, e não querem entenderque a origem de todo esse problema está no próprio homem.

Alguns teólogos criam uma explicação para isto, e dizem que Deus tem várias vontades, como se Deus mudasse de comportamento e nominam de vontade permissiva de Deus, ou seja, Deus estaria no controle de tudo mas sua vontade permite que as coisas aconteçam da forma que acontecem -Só que,quem permite que alguémfaça algo de errado é tão errado quanto quem fez.

Todo esses questionamentos, são frutos da falta de conhecimento dos ensinamentos de Deus e do equívoco humano de as vezes achar que Deus pensa e age como nós, más Ele diz: MEUS PENSAMENTOS, NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS, NEM OS VOSSOS CAMINHOS OS MEUS CAMINHOS, DIZ O SENHOR.

O que precisamos saber é: Como Deus pensou o homem e pensou a terra? Como nós devemos pensar Deus, sua soberania, sua vontade e controle.

Assim como toda criação, existe o manual do fabricante que ensina como funciona, de que foi feito e para que foi feito aquele objeto. Vejamos o projeto de Deus para o homem e para terra ao criá-los, em GN 1:26,27, para entendermos porque o mundo está da forma que está e porque Deus não tem vontade permissiva: – Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arraste sobre a terra. Criou, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou...

Deus não criou o homem para ser controlado, más para controlar. Deus não controla sua vida da forma como você pensa, Ele quer que você controle, a vida é sua, é um presente de Deus para você, você próprio é quem tem de dominá-la. Quando você não exerce domínio próprio sob sua vida, você é dominado pelas circunstância más, se perde na vida, comete erros e a recompensa do erro está no próprio erro.– O mundo está na miséria que está porque o homem vive errante por vontade própria. Não é vontade de Deus que o mundo esteja assim, Deus não permite um mundo assim, por isso Ele vai dá um basta em tudo isto, com fogo e enxofre.

Observemos: Deus permite que o homem mate, estupre, roube, faça sexo com macaco, cachorra e porcos/suínos? Deus não permite isso – Deixou escrito em sua palavra que essas relações são abomináveis aos seus olhos – Mas o homem faz isso? Faz. Como a recompensa do erro está no próprio erro o resultado é a AIDS – GUINORREIA e agora GRIPE SUÌNA.

Deus não deixa você quebrar a cara para que aprenda, Ele ensina antes, você quebra a cara por conta própria. Ele avisou Adão e Eva e está avisando a todos nós o acontecerá com os que crêem e com os que não crêem no seu Filho Ef 5:14-17 - ..vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade de Deus.

Só conhecemos a vontade de Deus com mente transformada e renovada.

SOBERANIAe CONTROLE são diferentes. A soberania de Deus é regida pelos atributos naturais de Deus: o da onisciência, onipotência e onipresença. O controle de Deus sobre o homem e a terra é regido por regras e princípios estabelecidos pelo próprio Deus, a regra da escolha, da vontade própria e do princípio ativo da liberdade. Deus delegou ao homem o domínio e controle de si mesmo e da terra. O homem perdeu o controle, Deus vai destruir e purificá-la.

Deus trabalha a favor das suas criaturas com: VERDADE -PAZ - AMOR - JUSTIÇA – RETIDÃO E ESPERANÇA. O problema da humanidade é que não aceita e não concorda com a vontade de Deus que não é permissiva, é imutável e nem aceita os métodos de Deus trabalhar. Como lúcifer, querem do seu jeito. Quem nos impede de fazermos como Deus manda? Ninguém, a não ser nós mesmos.


Autor: Joselito Reis


Artigos Relacionados


Recado

Deus Pode Dar Uma Ordem E Depois Mudar De Idéia?

O Eclesiastes

Quem Construiu A Arca?

Mulheres Cristãs

O Casamento Não Pertence Ao Homem

Reformadores Do Pentateuco