Acautelai-vos do Orgulho



Acautelai-vos do Orgulho

Logo após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, os apóstolos foram pescar e encontraram com O Salvador, estando eles reunidos, perguntou O Salvador a Pedro: Pedro tu me amas mais do que estes? E Pedro respondeu: Sim mestre eu te amo! Então apascenta minhas ovelhas! Mais uma vez perguntou O Senhor a Pedro: Pedro tu me amas? Em resposta Pedro disse: Sim! Mestre eu te amo! Então apascenta minhas ovelhas! Mas o Senhor em sua sabedoria e tendo percebido que Pedro talvez ainda não tivesse compreendido em seu coração o caráter sagrado de seu questionamento Perguntou pela terceira vez: Pedro tu me amas? Ao que Pedro meio triste e magoado respondeu Senhor tu sabes tudo! Tu sabes que te amo! Ao que o Senhor respondeu: Então apascenta as minhas ovelhas! Pedro seria o apostolo responsável empresidir a igreja, sobre ele estava o manto de conduzir em retidão os santos naquela época, portanto o Senhor queria que ele compreendesse realmente qual era a sua mordomia como líder espiritual daquele povo. Ao usar o termo apascenta minhas ovelhas, ele se referia a ser um bom pastor. Um bom pastor conduz suas ovelhas até uma boa pastagem para que se alimentem, as conduz a um lugar onde exista água, cuida delas lobos, e ladrões não lhe façam mal, e quando uma se perde, ele vai atrás dela, ele a procura e a busca de volta ao rebanho, se estiver machucada cuida de suas feridas, e se a tiver que carregar no colo, a carrega! Mas um Bom Pastor não abandona jamais uma de suas ovelhas! Quantas vezes já ouvimos discursos e tivemos aulas sobre este assunto! No entanto, nós assim como Pedro naquela época, temos dificuldades em entender o caráter sagrado do ensinamento, dado a Pedro, mas que se aplica a todos os santos dos últimos dias. Devemos compreender nossa mordomia como líderes ou simplesmente como irmãos em Cristo! Ao longo dos anos tenho observado uma das pedras de tropeço para o real entendimento desta passagem "O ORGULHO!" E podemos pensar; não, esse ensinamento, se refere a amor ao próximo, a obra missionária, o queo orgulho tem a ver com isso!

Vejamos então: muitas vezes rotulamos e excluímos pessoas porque não são de nosso nível intelectual ou sócio-econômico, e isto inclui diversas coisas, roupas, carros, móveis, casas nível de escolaridade, etc. pelo fato de não ter sido talvez tão abençoados como nós material, ou intelectualmente, em nossa mente e em nosso coração nos julgamos melhores que eles "ISTO É ORGULHO!" perdemos a oportunidade de compartilhar, aprender, e ensinar!

Muitas temos atitudes racistas, por causa da cor de sua pele, seus cabelos, são descriminados e olhados meio de lado, porque por causa de nossa aparência externa nos julgamos melhores que eles "ISTO É ORGULHO!"

Às vezes nos deparamos com pessoas que sofrem, porque tem problemas com seu cônjuge ou com seus filhos, com drogas ou bebidas ou outros vícios. Sempre damos um jeito de não ficar muito perto, de nos manter afastados como se os problemas fossem contagiosos, porque não queremos nos envolver, não queremos que os nossos filhos (que são melhores que os deles) fiquem perto ou não queremos que as pessoas nos vejam como amigos de pessoas problemáticas, porque no fundo nos sentimos melhores que eles por não ter este ou aquele tipo de problema "ISTO É ORGULHO!" Muitas vezes eles não são membros da igreja e afinal a vida deles é tão conturbada que, para que vou lhes falar do evangelho se não vão aceitar! Pensamos! Deixamos de fazer a obra missionária. (Escrit Quão grande será vossa alegria)

Outras vezes nos deparamos com irmãos de fé que foram fracos e que caíram no caminho. Que estão doentes espiritualmente, e suas transgressões foram tão graves que só a excomunhão os ajudará a limpar suas vestes novamente. E é muito comum ouvir: -ah!, vai ser muito difícil levantar-se novamente. –Vai ser difícil aquela pessoa tornar-se firme no evangelho novamente! – Acabou com a sua vida! Imagina fez isto ou aquilo é um fraco! Então nos afastamos desta pessoa, e a isolamos, e quando a olhamos não a conseguimos ver como um filho de Deus que precisa de ajuda, mas como um derrotado, como alguém que não tem valor! Que acabou com a sua chance de alcançar a exaltação! Realmente pensando desta forma, se depender de nossa ajuda ela não conseguirá! Como podemos saber o que vai no coração das pessoas para dizer tal coisa? Como pode levantar-se se nós, seus irmãos lhe viramos as costas! Se os excluímos! Como podemos esquecer-nos do Sacrifício Expiatório? Que foi por amor e em benefício de todos! Ou como podemos pretender selecionar quem é digno de perdão quando somente o Salvador tem este direito? Sabem por que isto acontece? Porque nós nos achamos melhores que aquele irmão que caiu! Pelo simples fato de que nós não cometemos os mesmos erros "ISTO É ORGULHO". O fato de nos acharmos infalíveis, demonstra que confiamos mais no braço da carne que em DEUS e nos acharmos melhores que os nossos irmãos, é extremamente perigoso, estamos andando na beira do abismo sem perceber! Este é o primeiro passo para a queda! Cuidado!

Muitas vezes, as pessoas não cometeram erros graves, apenas estão desanimados e por deixar-se abater pelos problemas e dificuldades se afastam da igreja, e nós, ao invés de ofertar-lhes o nosso amor, compreensão e amizade, dizemos: - deixa-o depois quando tudo der errado em sua vida e parar de receber as bênçãos, aí ele volta correndo para a igreja! Tem que quebrar a cara! Assim aprende! Muitas vezes desconhecemos os motivos que o levaram a enfraquecer, mesmo assim julgamos. E também não devem nos interessar os motivos, apenas ajudá-lo fortalecê-lo! Mas isto na maior parte das vezes não acontece! Porque em nossa mente e em nosso coração nos julgamos melhores do que eles, pelo simples fato de ir todos os domingos a igreja. "ISTO É ORGULHO!" Aprendi há algum tempo atrás em uma aula de membros antigos sobre a grande diferença que existe em ser membros firmes, ativos na igreja, (ir à igreja todos os domingos) e ser firmes e ativosno evangelho (ir à igreja todos os domingos, viver e aplicar o evangelho em nossas vidas). Muitas vezes tenho me perguntado que tipo de membro tenho sido? Ativa na igreja ou no evangelho? E tenho me policiado e lutado contra o ORGULHO!

Algumas vezes vemos alguém com problemas de qualquer ordem, não importa, social, econômica, conjugal, familiar. E dizemos: - boa coisa não deve estar fazendo para que seus negócios vão tão mal! Ou está colhendo o que plantou, por isso não é abençoado! Somos muito rápidos em julgar, esquecemos que algumas provações são conseqüência de nossos atos, mas muitas são para o nosso próprio crescimento, e fazem parte do plano de salvação. Mas nós, mesmo assim, tiramos as nossas deduções e sempre nos achamos melhores que este, ou aquele ISTO É ORGULHO!

Se tivermos um chamado proeminente, ou de maior responsabilidade, talvez não consigamos perceber a nossa mordomia, a oportunidade de servir ao nosso próximo, (quando o fazeis a um destes pequeninos a mim o fizestes), oportunidade de amadurecimento e aprendizado, sabem por quê? Porque muitas vezes nos achamos melhores que os nossos liderados. E julgamos que, pelo fato de ser melhores que os outros,mais capazes, é que fomos chamados para executar tal ou qual tarefa "ISTO É ORGULHO!"

Muitas vezes quando somos desafiados pelos missionários a compartilhar o evangelho com nossos amigos, então ficamos tímidos, e temos muita dificuldade em convidá-los para as atividades da igreja, para uma noite familiar, etc. Primeiro porque julgamos que por seu estilo de vida diferente do nosso a pessoa não vá aceitar o convite, e se ela não aceitar o que vai pensar de mim? Perguntamos-nos! Ainda mais, se esta pessoa tem alguma ascendência sobre nós, (nosso patrão, ou alguém que consideramos importante, ou com mais posses, ou aquele amigo ou amiga que é muito legal e popular na escola ou na faculdade) não queremos ficar com o rótulo de crentes ou caretas, e nos envergonhamos do evangelho, porque nos importamos mais com a sua opinião, do que com as verdades eternas que conhecemos, E dizemos: - ai não sei o que acontece tenho muita dificuldade em falar do evangelho para as outras pessoas! O fato de não querer ficar "por baixo" de nos retrairmos de nos importarmos mais com a opinião de nossos amigos ou colegas do que com o próprio crescimento do reino de Deus aqui na terra "ISTO É ORGULHO!"

Existem ainda aqueles que pelo fato de ter adquirido muito conhecimento do evangelhose acham os melhores, os perfeitos, os que já herdaram o reino celestial e que as outras pessoas não terão chances "ISTO É ORGULHO!" e ocorre sempre que adquirimos conhecimento sem buscar o espírito. Então acontece o desequilíbrio sabemos, mas não sentimos! Apegamos-nos a letra da lei e esquecemos o Espírito da Lei!

Nas escrituras diz "acautelai-vos do orgulho" O orgulho, é o primeiro passo para a queda, ele destrói pessoas, famílias, nações inteiras! E com certeza nos destruirá, se não aprendermos o ensinamento dado a Pedro e a todos nós. Quando Jesus Cristo perguntou a Pedro se ele o amava, e Pedro lhe respondeu afirmativamente; Ele lhe disse "Pedro Apascenta as minhas ovelhas" e o que você acha que ele lhe diz hoje como santo dos últimos dias? Pense em seu nome e responda a pergunta que Jesus Cristo lhe faz. - ... Tu me amas? Então apascenta as minhas ovelhas! Talvez nos perguntemos, quem são as ovelhas? As ovelhas são TODAS as pessoas que de alguma forma, ou outra, necessitam de nossa ajuda, de nosso amor, nossa dedicação,nosso consolo, nosso apoio, nosso respeito, todos os que necessitam de forças para continuar, forças para perseverar, forças para se levantar... aqueles que tem sede de conhecimento, TODOS!

Quando Jesus disse a Pedro "Apascenta as minhas ovelhas" ele não especificou se eram só as gordas, ou as magras, as de cor escura ou claras, as grandes ou as pequenas, as obedientes ou as travessas, as dóceis ou as indômitas. As doentes ou as saudáveis! Porque razão ele não especificou? Porque todas devem ser apascentadas! Sem exceção!

Todos merecem nosso amor e empenho, mesmo aqueles que se desviam do caminho por sua própria vontade e escolha!

Nesses dias tão difíceis em que vivemos, onde vemos diariamente nos meios de comunicação famílias se destruindo, pais e mães atentando para a vida de seus próprios filhos, filhos atentando para a vida de seus pais. Oro para que possamos compreender este ensinamento! Que possamos nos ver como irmãos em Cristo! Que possamos assumir nossa mordomia de bons pastores! Que deixemos de achar faltas uns dos outros, que deixemos de nos sentir superiores ou melhores, que realmente possamos demonstrar nosso amor a Jesus Cristo apascentando suas ovelhas, pois somos todos filhos do Pai Celestial, Ele tem um grande amor por todos, tanto que deu seu filho Jesus Cristo para que pagasse por nossos pecados. Sou grata pelo seu infinito amor e misericórdia, pois sei que Ele Vive e que Ele é o cabeça desta Igreja, Oro para que quando chegar o momento em que ele me perguntar: - Tu me amas? Realmente possa dizer-lhe -Sim mestre tu sabes através de meus atos que te amo!. 


Autor: Claudia Molina


Artigos Relacionados


Doe Amor!!!

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

O Chão

Reflexões

Ser Amigo Do Senhor

Chaves Espirituais

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ