Controle de Pessoas e Sua Segurança



Os tempos atuais são tempos de insegurança, produtos e equipamentos estão sempre sob a ameaça de roubo, as pessoas estão sujeitas a perigos mesmo em grandes cidades onde existem autoridades policiais com bastantes policiais, perante uma situação como esta os fabricantes de produtos continuam a produção e evolução tecnológica de seus equipamentos para que o cidadão possa ter produtos para responder aos perigos que enfrenta.

Um dos equipamentos que é mais utilizado atualmente em milhões de locais é o controle de acesso, um dispositivo que têm na sua essência a função de conseguir controlar, autorizando ou negando a passagem de pessoas ao local.
Os sistemas de controle de acesso podem ser dispositivos isolados no caso de locais de pequena dimensão ou onde a segurança não necessita ser muito apertada, mas um sistema de controle de acesso também pode ser constituído por um conjunto de vários dispositivos ligados a uma central que recebe toda a informação e faz a coordenação de todo o equipamento que está a controlar os acessos.

Existem vários tipos de sistemas para o controle de acesso, as catracas fazem parte do equipamento mais conhecido e costuma ser utilizado em locais onde a por exemplo é necessário receber a informação correta do numero de pessoas que estão a usar o local ou estão em passagem para outro espaço utilizado a passagem onde está instalada a catraca.

As credenciais podem fazer parte de uma instalação de controle de acesso, na sua forma mais conhecida estamos a falar de um PIN, exatamente como uma senha que pode ser idêntica para todos os usuários quando apenas é necessário conhecer o número de pessoas no local ou uma senha diferente para cada pessoa, esta ultima solução permite saber quem esteve presente no local.

Existem credenciais que são objetos que autorizam a passagem através da proximidade de um cartão magnético ou por um código de barras, mas se estas tecnologias não surpreendem ninguém existem outras que já começam a fazer parte dos nossos dias mas que ainda conseguem criar expectativas.

Estamos falando da biometria, este departamento torna a nossa vida atual quase num filme de ficção científica, aquilo que se via na televisão foi transportado para as nossas vidas.
No caso dos sistemas de controle de acesso a biometria serve como credencial, ou seja autentica qualquer pessoa recorrendo ao seu corpo.

Existem atualmente sistemas de controle de acesso a computadores que necessitam que a pessoa coloque o dedo num dispositivo para autorizar o uso desse computador, o sistema reconhece a pessoa e autoriza a utilização, mas a biometria no controle de acesso não fica por aqui.

A iris é um dos órgão do corpo que mais tem sido utilizado para utilizar em dispositivos de controle de acessos, em sistemas mais complexos a autenticação pode ser feita através das veias do corpo humano.


Autor: Jason Mendes


Artigos Relacionados


Áreas De Atuação De Um Administrador

Onlineologia...

Controle De Processos Industriais Com Identificações Por Radiofrequência - Rfid

Controle Biológico

O Chão

Não Devemos Acreditar Nos Que Dizem Que Planear Não é Preciso!

Alarme Para Proteção Do Carro