Infoinclusão



INTRODUÇÃO
Sendo a infoinclusão a democratização do acesso do indivíduo a conhecer e dominar as tecnologias da informação e comunicação, o Governo Federal traz ações importantes neste sentido como o GESAC e o programa Computador para todos- Projeto Cidadão Conectado (linha de financiamento pelo Banco do Brasil, Caixa, FAT, BNDES.Os Estados também vêm investindo nesta área com a montagem de Telecentros e Programas pontuais de cursos de informática, bem como o acesso à internet a todas as idades , dando ênfase principalmente às comunidades mais carentes.
Buscando oferecer oportunidades a todos, vivenciamos uma nova face da cultura, onde a tecnologia da informática adentra os lares, comércios , bancos, supermercados e timidamente as escolas, pois o investimento ainda está em andamento.Para garantirmos a inclusão digital nas escolas, precisamos da capacitação de nossos professores, não somente conhecendo a tecnologia envolvida, mas contando com mais um material de apoio á aprendizagem que é o computador.Sendo assim a informática educativa proporcionará ao professor adentra-se com seus alunos no mundo real, que hoje se apresenta tecnologia ímpar a tudo que já vivemos.Como curiosidade, trazemos o histórico da internet que revoluciona a cada dia nossas ações.
Histórico da Internet:
Antes do advento das redes de computadores baseadas em algum tipo de sistema de telecomunicação, a comunicação entre máquinas calculadoras e computadores antigos era realizada por usuários humanos através do carregamento de instruções entre eles.
Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina de teletipo para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua Calculadora de Números Complexos em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio. Conectar sistemas de saída como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a “Rede Intergaláctica”.
Durante a década de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes, que podiam ser usados em uma rede de comutação de pacotes entre sistemas de computadores.
Em 1969, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, SRI (em Stanford), a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah foram conectadas com o início da rede ARPANet usando circuitos de 50 kbits/s.
Atualmente, redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna e na década de 1990 cresceram sigbificativamente e essa explosão não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computadores.
Rede mundial de Computadores:
A World Wide Web (que significa "rede de alcance mundial", em inglês; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia interligados que é executado na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é comumente chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.
A Web (substantivo próprio) é diferente de web (substantivo comum), já que a Web engloba toda a Internet. Outras webs existem em redes privadas (restritas) que podem ou não fazer parte da Internet.
Um computador NeXTcube foi usado por Berners-Lee com primeiro servidor web e também para escrever o primeiro navegador, o WorldWideWeb, em 1990. No final do mesmo ano, Berners-Lee já havia construído todas as ferramentas necessárias para o sistema: o navegador, o servidor e as primeiras páginas web, que descreviam o próprio projeto. Em 6 de agosto de 1991, ele postou um resumo no grupo de notícias alt.hypertext. Essa data marca a estréia da Web como um serviço publicado na Internet.
Como se coloca uma página no ar?
Visualizar uma página web ou outro recurso disponibilizado normalmente inicia ao digitar uma URL no navegador ou seguindo (acessando) uma hiperligação. Primeiramente, a parte da URL referente ao servidor web é separada e transformada em um endereço IP( de números), por um banco de dados da Internet chamado Domain name system (DNS). O navegador estabelece então uma conexão TCP(tipo de protocolo) com o servidor web localizado no endereço IP retornado.
O próximo passo é o navegador enviar uma requisição HTTP( tipo de protocolo) ao servidor para obter o recurso indicado pela parte restante da URL (retirando-se a parte do servidor). No caso de uma página web típica, o texto HTML ( linguagem de programação)é recebido e interpretado pelo navegador, que realiza então requisições adicionais para figuras, arquivos de formatação, arquivos de script e outros recursos que fazem parte da página.
O navegador então rederiza a página na tela do usuário, assim como descrita pelos arquivos que a compõe.
Curiosidades para entender melhor esse processo....
• O HTTP, é um protocolo que especifica como o navegador e servidor web comunicam entre si.
• HTML, é uma linguagem de marcação para codificar a informação para postagem na Web.
• O navegador é um programa de computador usado para visualizar recursos da WWW, como páginas web, imagens e vídeos
• A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).
• Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc
• Quando falamos em transmissão de dados pelos computadores, temos a camada física quue define as características técnicas dos dispositivos elétricos (físicos) do sistema. Ela contém os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicaçãoque se comunicam diretamente com o controlador da interface de rede que pode ser interna ao local (intranet) ou externa ao local de acesso(internet).
• Hoje, a maioria dos sistemas operacionais comerciais incluem e instalam a pilha TCP/IP por padrãopara a comunicação entre os computadores. O TCP/IP é incluído em todas as versões comerciais do Unix e Linux, assim como no Mac OS X, Microsoft Windows e Windows 2000 Server.
• O hipertexto é um sistema para a visualização de informação que utiliza hiperlinks ou, simplesmente, links, e proporcinam fácil publicação, atualização e pesquisa de informação na internet.Portanto, o Hipertexto é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal.
• O trabalho com hipertexto pode-se impulsionar o aluno à pesquisa e a produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
• Na sala de aula onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
• Na transmissão de dados podemos utilizar as redes de telefonia convencionais para transmitir dados em alta velocidade que variam de 256 Kbp/s (ISDN) até 24 Mbp/s (DSL).
• ADSL é um tipo de conexão DSL e, comparada a outras formas desta, o ADSL tem a característica principal de que os dados podem trafegar mais rápido em um sentido do que em outro.
• O Cable Modem, também pode ser utilizado na transmissão de dados e utiliza as redes de transmissão de TV por cabo convencionais (chamadas de CATV - Community Antenna Television) para transmitir dados em velocidades que variam de 256 Kbp/s a 24 Mbp/s, fazendo uso da porção de banda não utilizada pela TV à cabo.
• O rádio, utiliza ondas de Rádio-freqüência para transmitir os dados.É usado em menor escala por empresas e instituições financeiras,e utiliza satélites de comunicação para transmitir o sinal diretamente aos computadores que os captam através de antenas parabólicas comuns e receptores. A grande vantagem é que pode-se estabelecer conexão em qualquer parte do país, até mesmo em áreas remotas.
• O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores.O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe.
• O envio e recebimento de uma mensagem de e-mail é realizada através de um sistema de correio eletrônico. Um sistema de correio eletrônico é composto de programas de computador que suportam a funcionalidade de cliente de e-mail e de um ou mais servidores de e-mail que, através de um endereço de correio eletrônico, conseguem transferir uma mensagem de um usuário para outro. Estes sistemas utilizam protocolos de Internet que permitem o tráfego de mensagens de um remetente para um ou mais destinatários que possuem computadores conectados à Internet.

POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INFORMÁTICA

Diante deste horizonte tecnológico, aberto já há alguns anos , nós professores buscamos a cada dia melhorar nossa prática pedagógica.O primeiro passo para esta evolução além da tecnologia, é o auto aperfeiçoamento, que torna-se imprescindível neste contexto educacional , social, cultural, economico e sustentável que almejamos para um futuro próprio e próximo.
O professor é um grande observador .Traz no sangue uma utopia de melhoria na qualidade de vida do sujeito, que somente um grande idealizador pode buscar.Essa idealização pode transformar nossa sociedade de forma simples e ao mesmo tempo complexa, já que cada escolha nos permite enveredar por estradas diferentes que são dependentes mas também interdependentes dentro deste processo de formação.
Entender como funciona essa complexa situação, começa na vontade de executar os sonhos.E esse sonho parte do equipar as escolas com materiais e recursos tecnológicos modernos de ponta como computadores e seus periféricos de última geração , data-show, laptops, robótica, dentre tantas ofertas do mercado mas que ainda hoje estamos restritos.Temporalmente,lembrando que não é uma impossibilidade mas uma dependência direta .Mas nossa interdependência se pauta na vontade e na garra de buscar lá no intimo, em nosso potencial e em nossa criatividade tudo aquilo que depende de nós diretamente: o conhecimento como produto.Objetivamos a aplicabilidade plena destes conhecimentos em nossa sociedade.Nos tornarmos cientistas simples na luta diária em sala de aula. Termos o conhecimento e a competência de extrapolarmos nossa área de atuação e buscarmos uma grande integração e interdisplinaridade no próprio conhecimento que hoje ainda se apresenta tão dividido, é nosso grande desafio.
Sendo assim, a informática educativa traz o uso do computador nas escolas como mola mestra neste desfio de juntar diferentes competências que nosso currículo propõe.Buscar unir, o que ao longo dos anos se dividiu que é o conhecimento.Conhecer pode ter tendências de áreas de atuação, mas em nosso dia-a-dia nos mostra que está mais unida do que segmentada Por exemplo: andar, restringe-se somente na física? Ou somente na fisioterapia?ou na matemática? Algo tão simples e tão complexo. Tão reflexivo.Tão instigatório....
È necessário evoluir a partir das informações que são colocadas no mercado.è preciso ainda, formar indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmos, aprendendo a aprender partindo da busca , da investigação , da descoberta e da invenção.Neste ponto contamos com o diálogo entre o professor com o aluno em uma parceria fundamental para a progressão educacional, contando com a informática enquanto uma metodologia alternativa.O computador passa a ser uma possibilidade,um aliado no processo ensino-aprendizagem.
Diante do quadro atual de desafio de buscar a unidade do conhecimento, que tal buscarmos na simplicidade dos conteúdos a integração, a interdisciplinariedade e justaposição, ou mesmo a união plena daquilo que se propõe a estudar?
Porque não usar a tecnologia da comunicação tão disponível e tão simples, para trazer o interesse e a motivação de nossos alunos para escola?Esta, que para mim deve ser um local prazeroso e interessante, tratada com carinho, afinal muitas horas de nosso dia estamos nela.
Observemos portanto algumas possibilidades educativas quando usamos o computador:
1. Usando softwares: alguns softwares nos permitem trabalhar o raciocínio, a inventividade, o levantamento de hipóteses que são algumas das habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências.também podem ser utilizados como exercícios de fixação ou introdução de conteúdos .Um exemplo é o MAGISTER, o qual trabalharemos neste curso.
2. Programas oferecidos pelo windows ou open office: podem ser utlizados em sala de aula para a construção de textos, tabelas, gráficos, imagens, porcentagem, fração, potenciação, uso de fórmulas, trabalho com dados, hipóteses, planilhas, tipos de correspondências, trabalho com dicionário, revisão de texto, calculadora, formas, tamanhos, cores, espessura, produção de filme ou imagens,catálogo de endereços,jogos, banco de dados, groove que permite compartilhar arquivos on line,apresentações, cartões, boletins informativos, folhetos, cartões, folders,etiquetas,panfletos, calendário, dentre otras possibilidades.
3. A internet permite a pesquisa , a busca por programas, jogos, informações considerando as maiis diversas fontes, o acesso a bancos, empresas enfim abre o mundo virtual para nossas necessidades.Muitos sites oferecem filmes, vídeos, imagens para complementar nosso planejamento de aula.
4. Na internet nós professores, podemos montar um blog pessoal ou coletivo e este nos ajuda a construir nossos conhecimentos;
5. A internet possibilita ainda a possibilidade de exposição de produtos das mais variadas origens;
6. Podemos ainda com o computador trabalhar com a robótica na parte educacional, mas que pede uma formação especializada.
7. Trabalho com projetos: permite a criatividade na busca e execução de metodologias,sem o medo de errar. Aprender por meio de projetos inova e rompe com a postuuras tradicionais de ensino, já que em sua veia traz muitas possibilidades:contrução do conhecimento, aprendizagem significativa e contextualizada, interrogações que serão sanadas ao longo do processo, despertar da curiosoidade, vontade de aprender cada vez mais, deixando para traz a educação bancári, tão bem colocada por Paulo Freire.O aluno então, torna-se como oprofessor um grande pesquisador.Esta postura adotada traz a questão da cidadania: apropriação e aplicação do conhecimento em diferentes situações.Além do ambiente computacional, ainda fora dele é possivel realizar muitos trabalhos: maquetes, análises, resumos, fotos, experiências dentre tantas possibilidades.
8. Postura do professor como mediador e facilitador da aprendizagem.

Sendo a informática educativa uma área de conhecimento que propõe-se a trabalhar com conteúdos psicopedagógicos, informativos e operacionais observamos a importância que esta traz em nosso cotidiano.Fica o desafio e a vontade de ultrapassar o que já existe.





Autor: Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira


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