VESTES DE SANTIDADE



VESTES DE SANTIDADE – 16/06/2009

 

 

 

Veste é aquela peça de roupa que cobrimos o exterior do corpo. A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas).

 

E o nosso interior? Podemos também o vestir para nos proteger? Estas vestes interiores são chamadas de vestes de santidade uma palavra muito usada no meio cristão para discerni comportamento ético e moral.

 

No Antigo Testamento (AT) encontramos pessoas que rasgavam suas vestes como protesto, e ou, indicador de vergonha, luto. “Então Jó se levantou, rasgou o seu manto (vestes) - Vestes de luto. (Jó 1:20)

 

Para andarmos em santidade precisamos de alguns recursos humanos e divinos. Humanos, pois depende da nossa vontade, e divino, pois vem dele o efetuar em nosso coração. Um dos recursos é o PERDÃO. Não conseguiremos chegar à santidade se não perdoarmos a nós mesmos e ao próximo. Para alguns perdoar é fácil, pois já é um dom pessoal. Para outros depende de Deus agir em seus corações fazendo mudanças de pensamento e comportamento para podermos exercer o perdão.

 

Quando perdoamos limpamos nosso coração de forma que deixamos entrar a libertação e saírem raiva, rancor, amargura e dá lugar a uma vida reta, alegre e com espaço para Jesus entrar e fazer morada. Viver com o coração contaminado com a falta de perdão suja as nossas vestes interiores, deixa-nos vulneráveis a ataques malignos. Dando lugar para cada dia nos tornarmos suscetíveis a doenças humanas e espirituais.Examine-se, pois, o homem a si mesmo [...] Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.”(I Corintios 11:28 e 30)

 

O que é santidade então? Santidade é ser alguém separado do pecado, separado daquilo que não agrada a Deus. Enquanto todos estão a cada dia se sujando mais em suas mentes impuras, em seus desejos pessoais e quase desumanos outros estão procurando levar uma vida de amor com um coração puro e mente ligada em Cristo amando ao próximo e não a maldade.

 

Para termos uma veste santa não precisamos estar fora do mundo, “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João 17:15) mas entendermos que o mundo e suas bandejas são de prata mas a consequência de cada ato será me pedida quando Cristo voltar para  buscar sua igreja. Parece conversa de quem é alienado, mas não é. Eu não preciso estar bêbada para conhecer a alegria e liberdade, não preciso me drogar para ter uma turma. Eu preciso é estar diante de Deus em cristo Jesus para encontrar o melhor lugar onde estar. Não dependo de subterfúgios para encontrar paz e sossego. Eu preciso encontrar a razão de viver em algo que me traga crescimento não em algo que vai destruir minha santidade e a imagem de Deus em mim.

 

“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”(João 17:17). A cada dia estamos abandonados à verdade de Cristo e nos entregando a mentira de satanás. Somente quando deixarmos Cristo entrar em nossos corações encontraremos a verdade Nele contida.  No livro de Eclesiastes 9:8  encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado. Não pense que deixaremos de pecar quando encontrarmos Cristo, não é isso, mas teremos onde encontrar perdão e nos libertar do poder do pecado sobre nós.

Não fique sofrendo as dores do pecado, as consequências de cada ato impensado, cada consequência de projetos falidos, rancor no coração. Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele, e o mais? Ele fará por você. Basta que você abra seu coração e deixe-o entrar.

  “Mas como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em todo o vosso procedimento.” (I Pedro 1:15). Venha desfrutar do amor de Deus em sua vida, ela pode ser mais leve, menos dolorida e sem vícios, sem escravidão do pecado que a cada dia torna nossa sociedade mais cega de Cristo e sua liberdade de viver.

 

 

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá

[email protected]

http://www.jornallivre.com.br/?p=13105 (inscreva e ganhe dinheiro com seus textos)


Autor: Silvia Leticia Carrijo


Artigos Relacionados


A Sina De Ser Mulher

Tua Ausência

Novos Tempos

Um Presente Especial

Saudade (poesias)

A Chave Da Felicidade

Operário