Transporte de Cargas por Motocicletas



CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS
CURSO DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES

ORLANDO AUGUSTO NUNES

TRANSPORTE DE CARGAS POR MOTOCICLETAS

GOIÂNIA
JUNHO/2007

ORLANDO AUGUSTO NUNES


Visualização do transporte de cargas via motos nos grandes centros urbanos. Seus impactos no trânsito e os riscos de acidentes para os condutores e para a sociedade.

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO 04

2. RESUMO TEÓRICO 05

2.1 Carga Urbana 05

2.2 Transporte de carga por motocicleta 05

3. METODOLOGIA APLICADA 07

4. RESULTADOS OBTIDOS 08

4.1 Questionário 01: Clientes 08

4.2 Questionário 02: Motoboys 10

4.3 Flagrantes nas ruas de Goiânia 13

5. CONCLUSÃO 14


BIBLIOGRAFIA 15

ANEXOS 16

Anexo 01: Questionário 01: Clientes 17

Anexo 02: Questionário 02: Motoboys 18

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia, o transporte de cargas se tornou um grande problema dentro das cidades. Além de causar muito incômodo com seus altíssimos níveis de ruídos, causam intensa poluição atmosférica, e acima de tudo, grandes transtornos ao centros urbanos, tais como, congestionamentos, áreas para estacionar entre outros.

Esse estudo tem como objetivo geral mostrar a importância do transporte de cargas urbanas através de motocicletas, as “entregas rápidas”, para o sistema urbano e quais os riscos existentes na operação do serviço. Este segmento já possui grande influência dentro da economia dos municípios e que vem crescendo dia após dia, e provocando, como mostra a mídia (jornais e televisão), um grave desequilibro urbano, como por exemplo, aumento do número de acidentes por motos, excesso de cargas entre outros.

O enfoque principal do trabalho será em cima dos motociclistas e dos usuários através de aplicação de questionários aos mesmos, para que consigamos mencionar dados tais como: acidentes, nível de satisfação dos clientes, grau de utilização dos mesmos, forma de contratação, entre outros.

Não tivemos a preocupação constante em analisar a atuação do Poder Público em cima desse transporte de cargas, porém tentamos sempre colocar em pauta se há fiscalização específica para cada área de atuação.

Além de fotografias como exemplificações, o trabalho traz gráficos referentes aos questionários aplicados, o que se torna importante para que possa ver a magnitude em que se encontra esse tipo de transporte. Os questionários aplicados e as perguntas elaboradas para a entrevista encontram-se em anexo deste trabalho.

2. RESUMO TEÓRICO

2.1 Carga urbana

Quando nos referimos à carga urbana estamos na realidade enfocando a circulação das cargas dentro do tecido urbano, especialmente no sistema viário de superfície. Muitas poderiam ser as definições, mas aqui estamos propondo a que consideramos a mais genérica:

“A movimentação de bens e haveres que são insumos ou produtos da vida da cidade”.

E um dos veículos que transportam esse tipo de carga, nos dias atuais, são as motocicletas. Esse segmento, segundo a mídia, vem crescendo significativamente, principalmente nas grandes cidades, pois o tempo das pessoas e/ou empresas, a cada dia, se torna mais preciso e assim a agilidade de quaisquer serviços e sempre bem vista por qualquer um, e que nem sempre são considerados riscos quaisquer nessa atividade.


2.2 Transporte de carga por motocicleta

Além de pequenos produtos como documentos, encomendas de tamanho pequeno, outros produtos estão sendo transportados, como exemplo, carregamentos de botijão de gás.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), estão estudando a possibilidade de adotar normas para o transporte de cargas em motos, pois este tipo de transporte de cargas ainda não tem uma legislação específica, o que causa uma fusão jurídica além de dificultar a fiscalização. O coordenador da Câmara temática de assuntos veiculares do Denatran, Carlos Leitão, afirma que: “Em princípio, não há condições de que haja transporte de cargas em motos devido à periculosidade.”

Embora tenha um custo x beneficio muito bom, este serviço normalmente tem um custo mais elevado que uma transportadora convencional, devido à quantidade de carga, ou melhor, a capacidade do veículo de transporte x quantidade de volume ou mercadorias. Um exemplo disso é o valor transportado por volume, enquanto uma encomenda de pequeno porte tem um valor para ser transportado de um ponto “x” ao ponto “y” de R$ 10.00, esta mesma encomenda transportada pelo mesmo percurso, em um transporte de grandes quantidades de volumes, como um caminhão, teria um valor menor para ser transportado, porém o tempo para entrega deste produto demandaria mais tempo, pois o mesmo veículo transportador tem características diferentes.

Então chegamos a conclusão que a maior vantagem alcançada, depende-se da necessidade do momento, pois se precisa do produto com urgência, compensa-se ter um custo maior, pois o benefício será mais rápido que a entrega do produto em um sistema convencional.

A palavra “Express” diz tudo sobre este transporte, pois a rapidez é o diferencial da modalidade. Hoje, em um mundo em que todos querem um atendimento rápido, as empresas de transporte rápido ganham o cliente, pois os motociclistas ganham tempo no trânsito para este tipo de entregas, garantindo uma pontualidade e uma rapidez nas entregas em metrópoles. Com trânsito congestionado e caótico das cidades, este serviço surpreende as outras modais.

Mas para que o transporte de cargas por motocicletas sejam legislados de forma ideal e que tragam maior segurança para os condutores, alguns detalhes devem ser levados em consideração, principalmente no que tangem a segurança, como veículos novos, compartimento de cargas, itens de segurança para o condutor, identificação do mesmo, entre outros, a seguir segue um exemplo de itens que tangem o aspecto segurança, onde o condutor utiliza colete, capacetes, motocicleta nova, compartimento de carga e devidamente calçado.

Informações adicionais:

- O Serviço deve ser prestado de forma segura,
com itens de segurança e compartimento de carga.

3. METODOLOGIA APLICADA

O método utilizado para este estudo foi uma pesquisa exploratória (questionários) com motoboys, clientes e/ou empresas que utilizam do serviço, com a finalidade de atingir os principais âmbitos deste setor.

Na pesquisa com os motoboys foram aplicados 20 (vinte) questionários (anexo 01), onde teve-se a intenção de identificar a opinião do próprio condutor em relação à regularidade de manutenção no veículo, riscos de acidentes, e as exigências do mercado, como por exemplo, o grau de agilidade das entregas quando solicitado. Estes foram abordados nas ruas do Centro da cidade de Goiânia e também por condutores que prestam serviços para as empresas na qual trabalham os autores deste projeto.

Na pesquisa com os clientes, que atuam tanto na área comercial ou quanto na industrial, também foram aplicados 20 (vinte) questionários (anexo 02), que proporcionou o levantamento de dados que mostra o grau de satisfação dos serviços, por eles contratados, a qualidade do serviço prestado, e o por quê da escolha do serviço. Como no primeiro questionário, a abordagem ocorreu nas ruas do Centro de Goiânia, onde os pesquisadores paravam alguns que transitavam pelas calçadas, ou então, abordava trabalhadores dos estabelecimentos existentes no local.

A seguir segue os principais insumos utilizados para a realização deste projeto:

• Foram utilizadas para a pesquisa 40 planilhas
• 04 pesquisadores
• Custo de deslocamento dos pesquisadores ao local determinado para a realização
• Utilização de folhas A4, canetas, borracha.
• Utilização de computadores para a tabulação dos dados.
• Impressão dos gráficos de forma interativa.

4. RESULTADOS OBTIDOS

Como já fora mencionado, o trabalho teve a intenção de identificar, junto a clientes e aos condutores, o transporte de cargas por motocicletas. Os resultados que seguem a seguir foram extraídos dos questionários aplicados (anexo 01 e anexo 02) em campo.
Para melhor compreensão os dados serão demonstrados em formato de “pizza”, com valores em porcentagem, onde para cada pergunta aplicada considerou-se apenas uma única resposta (não existindo, por parte de cada pesquisado, duas respostas para a mesma pergunta).

4.1 Questionário 01 – Clientes

Foram entrevistados 20 (vinte) clientes que utilizam os motoboys como alternativa de transporte de suas cargas. E para estes foram aplicadas 06 (seis) perguntas. E os resultados adquiridos são os seguintes:

De acordo com os resultados obtidos, pode-se salientar os mais expressivos, como por exemplo, 89% dos entrevistados utilizam o serviço de entrega por motoboys, isso mostra a importância que esse segmento já representa dentro da sociedade. Outro ponto que deve-se comentar é a atração do serviço, onde 75% opinaram que são atraídos pela agilidade do serviço, porém os próprios interessados não escolheram a qualidade como ponto forte do transporte, o que demonstra que os clientes nem sempre procuram a qualidade, mas sim a velocidade de entrega, mas em contra-partida, quando perguntados sobre o nível de satisfação do mesmo respondem, em 87%, que o consideram “bom”.

Por fim, pergunta-se aos clientes a forma de contratação destes motoboys, onde encontramos algo comum, 50% procuram autônomos (pessoas conhecidas, que não possuem carteira assinada ou contrato com alguma cooperativa) para a realização de suas entregas, isso mostra que preferem correr riscos (não existe contrato entre cliente e motoboy), mas pagam valores mais baixos.

4.2 Questionário 02 – Motoboys

Foram entrevistados 20 (vinte) condutores de motocicletas que trabalham como motoboys, ou seja, que façam quaisquer tipos de entregas. E para estes foram aplicadas 10 (dez) perguntas. E dos resultados encontrados, os mais expressivos foram:

Pode-se notar que em cada pergunta consegue-se retirar alguma observação sobre esse segmento de transporte. Nota-se que é uma segmento novo, que vem crescendo a partir dos últimos anos, onde 72% dos entrevistados trabalham com essa profissão há, no máximo, 03 (três) anos. Além disso, o que se observa é a predominância da informalidade, onde 57% trabalham de forma autônoma, o que confirma os dados mostrados anteriormente (no questionário 01: clientes) que ressaltam a maior contratação dos clientes pelos autônomos, portanto deve-se analisar esta situação para que sejam criadas leis e regras para que o transporte seja regulamentado de forma a dar segurança aos clientes que o contratam e até mesmo aos condutores.

Quando perguntados sobre a carga horária de trabalho, os condutores novamente trazem dados curiosos, onde 57% trabalham mais de 08 (oito) horas diárias. E isso pesa muito para que serviço não tenha a qualidade desejada, pois o trânsito causa stress, cansaço e fadiga, o que traz grandes prejuízos aos condutores, por isso, existe tanto a necessidade de fiscalização e de legislação específica para estes, pois a falta de atenção causada por esses fatores, levam a aumentar o número de acidentes, o que pode descaracterizar o segmento.

Os principais produtos transportados pelos motoboys são os documentos (em sua maioria, documentos bancários), onde correspondem a 43% do total. E a maior procura pelo segmento é no período vespertino com 57% das solicitações.

Em relação ao veículo foram encontrados dois resultados expressivos, primeiramente são perguntados sobre a idade do veículo, onde 42% das motocicletas possuem mais de 03 (três) anos, onde podem ser considerados veículos obsoletos para a prática do serviço. Além disso, encontrou-se 86% dos entrevistados disseram que fazem manutenção apenas quando o veículo estraga (43%) ou não fazem quaisquer tipos de manutenção (43%). Esses dados mostram que o serviço prestado encontra-se em condições ruins, o que aumenta ainda mais a probabilidade de ocorrência de acidentes.

E com tantas perguntas sobre a qualidade do serviço, do veículo e do condutor, os entrevistados trazem os dados que, obviamente, mostram a realidade dos dias atuais, onde 72% dos condutores já sofreram algum tipo de acidente em serviço. E esse número tende a aumentar caso não haja preocupação por parte das autoridades competentes, pois realmente a forma de conduzir o veículo, a falta de legislação, a falta de manutenção dos veículos, tudo isso leva a um denominador comum que é a existência de acidentes nas vias urbanas e apenas para complemento dessa informação, quando perguntados sobre a qualidade da profissão outra surpresa, 72% a consideram regular, nota-se portanto que não são apenas clientes, ou especialistas que alertam, mas até mesmo que sobrevive desta profissão a considera de risco, e com grandes problemas.

4.3 Flagrantes nas ruas de Goiânia

Para melhor visualização da falta de segurança do transporte de cargas por motocicletas, segue-se alguns flagrantes fotografados nas ruas da cidade de segurança, a falta de fiscalização e a informalidade ainda denigrem esse segmento, que vem crescendo a cada dia nos grandes centros urbanos.

Observação visual : Por não existir legislação ou fiscalização específica, os materiais transportados nas ruas de Goiânia ultrapassam os limites, tanto de quantidade quanto de peso, aqui motoboys transportam carrinhos de obras, inúmeras caixas, sem nenhum item de
segurança tanto para a carga quanto para o condutor.

Outros exemplos de transporte de cargas por motocicletas, alguns casos mostram até mesmo cargas sendo transportados junto com passageiros, problemas como este
podem gerar acidentes e causar grandes tumultos nos centros urbanos.

O Transporte de produtos perigosos, como por exemplo botijões de gás, podem trazer sérios riscos a sociedade em geral, pois estes produtos merecem total segurança no transporte, pois são pesados, inflamáveis e explosivos.

5. CONCLUSÃO

O trabalho teve o intuito de demonstrar através de dados coletados, o que realmente se passa no segmento de transporte de cargas urbanas por motocicletas, tendo em vista a opinião dos clientes que utilizam o mesmo e dos próprios condutores que transportam vários tipos de cargas durante todo o dia.

O transporte de cargas por motocicletas já se tornou um tipo de serviço que faz parte do cotidiano das pessoas que moram nas grandes cidades, e com os resultados encontrados nota-se a utilização dos serviços pela agilidade que ele presta. Além disso, viu-se que os clientes consideram como “bom” o grau de satisfação da prestação dos serviços. Mas o que preocupa para estes é a forma de contratação, ainda preferem a informalidade, pois esta traz preços mais baratos, mas sem nenhuma forma de segurança para o cliente ou por que não para o próprio condutor.

Em relação aos motociclistas, algumas das preocupações encontradas são as condições que oferecem o serviço, com veículos obsoletos, sem manutenção e com cargas horárias de trabalho altíssimas (visando lucros), esses detalhes levam a altos índices de acidentes, o que proporciona problemas para as famílias destes condutores, causam congestionamentos, e geram altos custos para o próprio Estado.

Por isso devem ser sugeridas várias soluções para que o transporte de cargas por motocicletas no perímetro urbano aconteça mais tranqüilamente, sendo competência do Poder Público analisá-las e colocá-las em prática, não com a finalidade de ganhar votos, mas sim, na finalidade de conseguir resolver os problemas sociais.

BIBLIOGRAFIA

CARGA urbana – Disponível em: Acesso em: 22/05/2007

TRÂNSITO urbano – Disponível em: Aceso em: 25/05/2007

LEGISLAÇÃO de trânsito – Disponível em: Acesso em: 23/04/2007

ANEXOS

Curso: Planejamento de Transportes
Turma: 3060891
Disciplina: Marketing Prof.: Aluizio
Aluno: Orlando

Questionário para clientes que utilizam os serviços de motoboys


1. Qual o ramo que atua?

( ) Industrial
( ) Comercial


2. Utiliza o serviço de Transporte de Cargas por Motocicletas?

( ) Não
( ) Sim


3. Se a resposta anterior for sim, qual a freqüência de utilização do mesmo?

( ) Diariamente
( ) Semanalmente
( ) Esporadicamente


4. O que vós atrai neste serviço?

( ) Qualidade
( ) Custo
( ) Agilidade


5. Qual nível de satisfação que o serviço proporciona?

( ) Ruim
( ) Regular
( ) Bom
( ) Ótimo


6. Como é realizado a Contratação do serviço?

( ) Cooperativa
( ) Prestação de Serviço
( ) Autônomo



Curso: Planejamento de Transportes
Turma: 3060891
Disciplina: Marketing Prof.: Aluizio
Aluno:Orlando

Questionário para Motoboys

1. Há quanto tempo trabalha nesta profissão?


( ) 0 a 3 anos
( ) 3 a 6 anos
( ) 6 anos ou mais


2. Em qual nível trabalhista se encontra?


( ) Informal
( ) Cooperativa
( ) Prestadora de Serviços


3. Qual a jornada diária de trabalho?

( ) até 6 horas ( ) 8 a 10 horas
( ) 6 a 8 horas ( ) mais de 10 horas


4. Qual o tipo de carga (material) é mais transportado?

( ) Dinheiro ( ) Materias pesados
( ) Documentos ( ) Pequenas cargas


5. Qual o horário de maior procura dos clientes?


( ) Período matutino
( ) Período Vespertino
( ) Período Noturno


6. Qual a idade do veículo?


( ) Até 1 ano
( ) De 1 a 3 anos
( ) 3 anos ou mais


7. Que tipo de manutenção é realizada no veículo?


( ) Preventiva
( ) Corretiva – Só quando quebra
( ) Não faz


8. Quantos acidentes já sofreu em serviço?

( ) Nunca sofreu acidente em serviço ( ) 2 acidentes
( ) 1 acidente ( ) 3 acidentes ou mais

9. Você considera o seu salário compatível com a função realizada?

( ) Sim
( ) Não
( ) Poderia melhorar


10. Qual sua avaliação profissão em geral?
( ) Péssima ( ) Boa
( ) Regular ( ) Ótima


Autor: Orlando Augusto Nunes


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