CANA DE AÇÚCAR E O MEIO AMBIENTE



No presente momento passamos por uma crise mundial em relação ao meio ambiente(aquecimento global) no qual algumas pessoas afirmam que a cana-de-açúcar contribui no processo de poluição do meio ambiente. Assim esse estudo tem objetivo de esclarecer alguns boatos em relação à cana-de-açúcar e o setor sucroalcooleiro que se encontra em processo de expansão no Brasil.

Já é comentado em todos os cantos que os alimentos passam por uma crise e que a plantação (expansão) de cana está sendo culpada por esse fato. Tudo isso é apenas um boato, pois "no mundo cerca de 10 milhões de hectares são destinados à produção de biocombustíveis (feito de cana, milho, etc.) enquanto a área destinada para a agricultura é de 1,2 bilhões de hectares" (GOLDEMBERG, 2007). O que acontece no momento é um desequilíbrio entre demanda e oferta de alimentos que ocorre devido o crescimento explosivo da renda per capta dos consumidores de países emergentes.

Outro boato bastante comentado é sobre a relação da cana-de-açúcar (produção de açúcar e álcool) com o aquecimento global (a emissão de CO2). O carbono emitido pela queima de álcool de cana é o mesmo carbono absorvido pela folha da planta alguns meses atrás e transformado em sacarose (BUCKRIDGE,s.d.), nessa absorção também inclui o CO2 emitido na queima de canaviais. Percebe-se então que na queima de canaviais e álcool é emitido uma quantidade x de CO2 na atmosfera e essa quantidade x é praticamente reabsorvida por suas folhas. Vale ressaltar que dentro de pouco tempo espera-se não haver mais queimadas no setor sucroalcooleiro, devido à lei nº. 10.547, de 2/5/2000 (Lei das Queimadas) e a modernização das usinas.

Também é considerado boato a derrubada de florestas para plantio de cana-de-açúcar.A cana-de-açúcar (apesar de sempre estarem aperfeiçoando suas variedades) necessita de um clima e tipo de solo adequado a suas necessidades, e o setor sucroalcooleiro é a favor de criação de áreas para preservação "exatamente para não acusarem a cana de desmatar florestas" (JANK,2008.).No estado de São Paulo. Por exemplo, a cana só ocupou até hoje espaço de pastagens que não eram úteis mais para criação de boi.

Setores que envolve a cana afeta alguns setores da economia e isso faz com que boatos apareçam para tentar atrapalhar o desenvolvimento da mesma. A cana (setor sucroalcooleiro) procura se adequar ao máximo as exigências para menor poluição e degradação do meio ambiente, pois o principal item para uma boa qualidade de cana é um solo bem cuidado e estações bem definidas, por isso é quase absurdo dizer que os que os mais necessitam de um ambiente bem cuidado o destrói sem motivo algum.

Referências:

GOLDEMBERG,J.José Goldenberg destrói ataque ao etanol de cana.2008.Disponível em:http://palazo.pro.br/wordpress/archives/tag/cana-de-açucar.Acesso em 29 mai 09.

BUCKERIDGE,M.Sequestro de carbono, cana-de-açúcar e o efeito cinderela.ComCiência.s.d.Disponível em:http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edição=23&jd=258. Acesso em 30 mai 09.

POWER.Há muito mito sobre a cana-de-açúcar, diz presidente da Única.2008. Disponivel em: http://www.power.inf.br/pt/?p=2999.Acesso em 30 mai 09.


Autor: Jordana Parreira


Artigos Relacionados


O Mistério Indecifrável Da Intermitência

Os Párias Da Nação

Ser Como Ser...

Poluição Ambiental

A Espera (ii)

Agentes Maléficos Na Fermentação Alcoólica – As Bactérias

O Amargo Gosto Do Açúcar