Funhouse(1981)



Funhouse (1981)- Tobe Hooper
Por: Eduardo Pereira Soriano
  
   Entre uma cassetada de filmes dirigidos por Tobe Hooper, vale observar que nem todos os seus podem ser considerados clássicos, termo que deve ser consedido sobre duas de suas maiores obras que são "The Texas Chainsaw Massacre" ( O Massacre da Serra Elétrica)  e "Funhouse".

    Desde o lançamento de "The Texas Chainsaw...", o diretor parece ter recebido milhares de propóstas para a realização de outros muitos títulos que acabaram se tornando verdadeiros fracassos. Como um de seus últimos "Mortuária", ao qual se desvia totalmente o estilo que o caractrizava, estando presente nas duas obras citadas acima.
    
    A principal relação entre "The Texas Chainsaw Massacre" e "Funhouse" é o estilo texano acompanhado de personagens bizarros com atitudes estranhas, como uma família de dementes psicopatas com um membro deformado. Em "Funhouse", além do estilo texano, percebe-se também a presença de um colorido nos cenários e na iluminação, diferente de "The texas...", pois toda a estória se passa num parque de diversões. Destaca-se também o uso de fortes sons atordoantes como gritos estridentes, sustos, tensão, pessoas sendo eletrocutadas e sinfonias de horror. Tudo isso em meio ao colorido infantil e os brinquedos, acaba  tornando um universo de alegria num inferno.

      Não só na diversidade de cores e de sons usados pelo diretor consegue impressionar, mas também as atrações do parque, que são curiosas e carregam o mórbido e o grotesco, como animais feios e desfigurados, pessoas fazendo mágica etc. Brinquedos com risadas malignas diante de uma catástrofe estão presentes em quase todas as cenas de terror, é aí que entra a verocimilhança, que os faz parecer criaturas reais, mas que no próprio filme são apenas briquedos, como nos contos de Edgar Allan Poe, que provocava o terror através de objetos inanimados.
    
      Na primeira cena parece fazer uma homenagem a filmes clássicos lançados anteriormente como "Halloween", os filmes de Dario Argento e de Hitchcoc, mas esta sequência pode ser também compreendida como uma nova onda de clichês.  

    "Funhouse" merece ser considerado um grande clássico. Não por ser um dos melhores filmes que se passam em parques de diversões com estilo slasher, recheados de clichês, onde adolescentes rebeldes e atraentes são multilados por maníacos e sendo muitas vezes direcionados a um público de adolescentes desaculturados que adoram ir ao cinema para gritar debochando. E sim pela semelhança com a outra produção citada no início do texto, que define o estilo de Tobe Hooper e pelo capricho nos detalhes de cada cena.
 

Autor: Eduardo Soriano


Artigos Relacionados


No Vale Terá Tura

"amo Você."

SolidÃo...

Maior LiÇÃo De Vida

"amor E Vida"

Faces

Longe De Ti