O Melhor Produto do Marketing Multinível...VOCÊ!



Não importa qual o tipo da empresa que você estiver envolvido, o produto ou o serviço que ela comercializa. Existe um elemento que será sempre o mesmo independentemente da sua empresa oferecer suplementos nutricionais, cosméticos ou serviços.

 

A sua empresa pode ter recebido o prêmio de melhor produto do ano, obter recordes de faturamento, abrir novos mercados a cada dois meses, porém se este elemento não estiver ajustado da maneira correta você não conseguirá obter sucesso. Este elemento tão importante, único e onipresente em todas as oportunidades de multinível é o próprio profissional... VOCÊ!

 

Por esta razão considero como o melhor produto de qualquer empresa de multinível o próprio profissional, pois antes mesmo de oferecer produtos ou prospectar novos líderes para sua rede, você deve vender a si mesmo. Deve vender sua imagem como profissional, passar credibilidade aos prospectos, e segurança na hora de oferecer o produto e o modelo de negócios de sua empresa.

 

Porque a primeira coisa que os prospectos pensam quando você lhe apresenta o modelo de negócios em multinível é: Quem é esse cara para me fazer ficar rico? O que ele já fez, ou têm que pode me ajudar nisso? Qual a bagagem que ele possui que pode me ser útil?

 

Podem perceber que todas estas questões estão voltadas para o próprio profissional, e o prospecto antes mesmo de validar o modelo de multinível, a sua empresa ou o seu produto, ele têm que acreditar que VOCÊ é alguém competente o suficiente para lhe passar uma nova idéia de negócios.

 

Por isso que considero o desenvolvimento pessoal como uma das mais poderosas ferramentas para alavancar o seu negócio, seja ele do ramo imobiliário, financeiro ou vendas diretas em multinível.

 

O profissional deve entender que o principal investimento que ele deve fazer é em si mesmo, pois fazendo isso ele será capaz de agregar valor as outras pessoas, oferecer algo que seja realmente útil e que atenda a alguma necessidade não atendida.

 

No momento em que escrevo este artigo (2009) a indústria de marketing multinível brasileira passa por um estágio em que existe ainda muita coisa a ser feita. Isto quer dizer que existe uma indústria inteira necessitando de mais profissionalismo, ferramentas de trabalho, regulamentação, ou seja, existem muitas necessidades não atendidas neste mercado.

 

E todos podem ajudar a indústria neste momento se desenvolvendo e evoluindo como profissionais, criando novas ferramentas de trabalho, divulgando a profissão eticamente e com muita seriedade, criando valor, agregando algo de útil em todas as partes envolvidas, seja para os próprios profissionais ou para os prospectos que estão conhecendo o mercado.

 

Este desenvolvimento pode ocorrer de diversas maneiras, desde vídeos, cursos, palestras, livros ou do contato com profissionais experientes e que podem agregar conhecimento (mentores).

 

E é justamente neste ponto que a indústria do marketing multinível se destaca, pois ela enfatiza e apóia o desenvolvimento pessoal. Mas alguns distribuidores não entendem a importância desta variável, e acabam manchando a sua própria imagem, e diminuindo o seu próprio valor.

 

O profissional de marketing multinível deve ser encarado como uma marca.

 

Vamos ver um exemplo: Quando é publicada alguma notícia ruim sobre a Coca Cola® a imagem da marca é prejudicada e a empresa perde valor de mercado (pela desvalorização da marca). Se isto ocorrer por diversas vezes a organização perde sua credibilidade e ocorre a queda nas vendas.

 

Já o profissional de multinível pode prejudicar a sua imagem ao realizar ações anti-éticas, como o roubo de prospectos de outros líderes da sua organização (também chamado de pirata de downline) ou ao se juntar a diversas organizações demonstrando assim falta de foco e falta de profissionalismo (o famoso MLM junkie).

 

O que quero dizer com esta falta de profissionalismo é que um empreendedor deve pesquisar muito antes de aceitar um modelo de negócios, ele deve analisar as variáveis do mercado e da empresa e verificar principalmente qual é a sustentabilidade deste negócio. Sendo assim uma pessoa que se junta a uma nova empresa de multinível por mês, demonstra além da falta de foco, que não pesquisou muita coisa antes de se juntar a ela, e não passa credibilidade alguma ao apresentar qualquer coisa para um prospecto.

No que diz respeito ao foco, particularmente recomendo fortemente o trabalho com uma única empresa de multinível para que o trabalho seja feito com o todo profissionalismo e foco que lhe é devido. Além disso, acredito que existem diversos fatores intangíveis que podem influenciar no sucesso e na independência financeira no final da jornada.

 

Estes fatores intangíveis incluem o desenvolvimento de uma forte missão de vida e o foco e direcionamento da mente para o cumprimento desta missão.

 

Como foi dito pelo sábio Napoleon Hill em sua explicação da ciência do sucesso: “Todo o sucesso começa com a definição de um propósito, com uma clara imagem na sua mente, daquilo que quer precisamente da vida”.

 

Concluindo gostaria de finalizar este artigo dizendo que a palavra marketing, da expressão “marketing multinível”, deve antes de tudo ser aplicada em você, para depois ser aplicada nos prospectos através da apresentação dos produtos e do plano de sua empresa. Venda o melhor produto do marketing multinível primeiro (VOCÊ) para fidelizar seus clientes, fazer o nome da SUA marca no mercado e assim eles comprarão a idéia de negócios e os produtos de sua empresa.

 

Pense nisso e avalie qual vai ser o reflexo de cada ação de sua vida na construção do valor da sua marca.


Autor: Bruno Coelho


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