O Melhor Produto do Marketing Multinível...VOCÊ!
Não
importa qual o tipo da empresa que você estiver envolvido, o produto ou o
serviço que ela comercializa. Existe um elemento que será sempre o mesmo
independentemente da sua empresa oferecer suplementos nutricionais, cosméticos
ou serviços.
A
sua empresa pode ter recebido o prêmio de melhor produto do ano, obter recordes
de faturamento, abrir novos mercados a cada dois meses, porém se este elemento
não estiver ajustado da maneira correta você não conseguirá obter sucesso. Este
elemento tão importante, único e onipresente em todas as oportunidades de
multinível é o próprio profissional... VOCÊ!
Por
esta razão considero como o melhor produto de qualquer empresa de multinível o
próprio profissional, pois antes mesmo de oferecer produtos ou prospectar novos
líderes para sua rede, você deve vender a si mesmo. Deve vender sua imagem como
profissional, passar credibilidade aos prospectos, e segurança na hora de
oferecer o produto e o modelo de negócios de sua empresa.
Porque
a primeira coisa que os prospectos pensam quando você lhe apresenta o modelo de
negócios em multinível é: Quem é esse cara para me fazer ficar rico? O que ele
já fez, ou têm que pode me ajudar nisso? Qual a bagagem que ele possui que pode
me ser útil?
Podem
perceber que todas estas questões estão voltadas para o próprio profissional, e
o prospecto antes mesmo de validar o modelo de multinível, a sua empresa ou o
seu produto, ele têm que acreditar que VOCÊ é alguém competente o suficiente
para lhe passar uma nova idéia de negócios.
Por
isso que considero o desenvolvimento pessoal como uma das mais poderosas
ferramentas para alavancar o seu negócio, seja ele do ramo imobiliário,
financeiro ou vendas diretas em multinível.
O
profissional deve entender que o principal investimento que ele deve fazer é em
si mesmo, pois fazendo isso ele será capaz de agregar valor as outras pessoas,
oferecer algo que seja realmente útil e que atenda a alguma necessidade não
atendida.
No
momento em que escrevo este artigo (2009) a indústria de marketing multinível
brasileira passa por um estágio em que existe ainda muita coisa a ser feita.
Isto quer dizer que existe uma indústria inteira necessitando de mais
profissionalismo, ferramentas de trabalho, regulamentação, ou seja, existem
muitas necessidades não atendidas neste mercado.
E
todos podem ajudar a indústria neste momento se desenvolvendo e evoluindo como
profissionais, criando novas ferramentas de trabalho, divulgando a profissão
eticamente e com muita seriedade, criando valor, agregando algo de útil em todas
as partes envolvidas, seja para os próprios profissionais ou para os prospectos
que estão conhecendo o mercado.
Este
desenvolvimento pode ocorrer de diversas maneiras, desde vídeos, cursos,
palestras, livros ou do contato com profissionais experientes e que podem
agregar conhecimento (mentores).
E
é justamente neste ponto que a indústria do marketing multinível se destaca,
pois ela enfatiza e apóia o desenvolvimento pessoal. Mas alguns distribuidores
não entendem a importância desta variável, e acabam manchando a sua própria
imagem, e diminuindo o seu próprio valor.
O
profissional de marketing multinível deve ser encarado como uma marca.
Vamos
ver um exemplo: Quando é publicada alguma notícia ruim sobre a Coca Cola® a imagem da marca é prejudicada e a empresa perde valor de mercado
(pela desvalorização da marca). Se isto ocorrer por diversas vezes a
organização perde sua credibilidade e ocorre a queda nas vendas.
Já
o profissional de multinível pode prejudicar a sua imagem ao realizar ações
anti-éticas, como o roubo de prospectos de outros líderes da sua organização
(também chamado de pirata de downline) ou ao se juntar a diversas organizações
demonstrando assim falta de foco e falta de profissionalismo (o famoso MLM
junkie).
O
que quero dizer com esta falta de profissionalismo é que um empreendedor deve
pesquisar muito antes de aceitar um modelo de negócios, ele deve analisar as
variáveis do mercado e da empresa e verificar principalmente qual é a
sustentabilidade deste negócio. Sendo assim uma pessoa que se junta a uma nova
empresa de multinível por mês, demonstra além da falta de foco, que não
pesquisou muita coisa antes de se juntar a ela, e não passa credibilidade alguma
ao apresentar qualquer coisa para um prospecto.
No
que diz respeito ao foco, particularmente recomendo fortemente o trabalho com
uma única empresa de multinível para que o trabalho seja feito com o todo
profissionalismo e foco que lhe é devido. Além disso, acredito que existem
diversos fatores intangíveis que podem influenciar no sucesso e na
independência financeira no final da jornada.
Estes
fatores intangíveis incluem o desenvolvimento de uma forte missão de
vida e o foco e direcionamento da mente para o cumprimento desta missão.
Como
foi dito pelo sábio Napoleon Hill em sua explicação da ciência do sucesso: “Todo
o sucesso começa com a definição de um propósito, com uma clara imagem na sua
mente, daquilo que quer precisamente da vida”.
Concluindo
gostaria de finalizar este artigo dizendo que a palavra marketing, da
expressão “marketing multinível”, deve antes de tudo ser aplicada em você, para
depois ser aplicada nos prospectos através da apresentação dos produtos e do
plano de sua empresa. Venda o melhor produto do marketing multinível primeiro
(VOCÊ) para fidelizar seus clientes, fazer o nome da SUA marca no mercado e
assim eles comprarão a idéia de negócios e os produtos de sua empresa.
Pense
nisso e avalie qual vai ser o reflexo de cada ação de sua vida na construção do
valor da sua marca.
Autor: Bruno Coelho
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