Softwares Aplicativos Com Finalidades Tecnológicas



Resumo

O presente artigo tem por objetivo a utilização do computador como instrumento auxiliar o professor no desenvolvimento de atividades diversas no cotidiano escolar e fora dele.

Nesse contexto, aplicamos os Softwares Word, Excel e PowerPoint junto aos alunos da Pedagogia para elaboração de atividades cotidianas envolvendo matérias do Ensinos Fundamental e Médio.

Palavras-Chave

Ensino-Aprendizagem, Plano de Aula, Editores de Textos, Planinhas Eletrônicas, Software de Apresentação.

Abstract

The present article has for objective the use of the computer as instrument auxiliary the professor in the development of diverse activities in the daily pertaining to school and is of it. In this context, we apply the Softwares Word, Excel and PowerPoint next to the pupils of the Pedagogia for elaboration of daily activities involving substances of Educations Basic and Average.

keywords:
I school - Apprentice plumber , Flat as of Lesson , Editors as of Texts Planinhas Eletrônicas , Software as of Layout.

INTRODUÇÃO

Afirma TAJRA(2001) que a importância é dada apenas aos conceitos de informática sem a preocupação de interatividade com a proposta pedagógica da escola. Um dos fatores que trazem segurança para o professor num ambiente de informática é o conhecimento das ferramentas básicas de operação do computador (Windows, Word, Excel e PowerPoint).

Esses softwares não foram desenvolvidos com finalidades educativas, mas podem ser utilizados para este fim.

PERRENOUD(2000) afirma que uma parte dos softwares concebidos para auxiliar o ensino-aprendizagem são versões de softwares de uso mais geral, que se simplificaram e se adaptaram para estar ao alcance dos alunos. Assim, encontram-se versões “escolares” de planilhas eletrônicas, de selecionador de equações de processamento de textos, de processamento de imagem ou som, etc.

Essa evolução é positiva, no sentido de que torna tais instrumentos acessíveis a crianças muito pequenas. Todavia, se esses softwares começam a assemelhar-se com meio de ensino por sua conformação, permanecem radicalmente diferentes dos softwares educativos, no sentido de que são instrumentos de trabalho que, como tais, não se ocupam de aprendizagens especificas (se não quanto a seu próprio modo de emprego).

O professor deve aprender os recursos que as ferramentas oferecem e depois refletir para encontrar uma maneira de incorporar o programa aprendendo à sua aula como Ferramenta e depois desenvolver um Plano de Aula para utilização dos mesmos.

Depois, pode-se aplicar esse Plano de Aula de duas formas: a primeira é a utilização efetiva dos computadores por parte de todos os professores como Ferramenta Pedagógica e a segunda é a utilização efetiva dos computadores por parte dos professores como Instrumento para suas Atividades Cotidianas.

A seguir mostraremos algumas atividades elaborada com os programas Word, Excel e PowerPoint no cotidiano dos alunos e professores do Curso de Pedagogia.

METODOLOGIA

Afirma TAJRA(2001) que os Editores de Textos são softwares que apresentam vários recursos de elaboração de textos, tornando mais fácil e rica a produção de trabalhos, visto por meio deles é possível incluir diversos tipos de fontes, estilos, bordas, figuras, margens, parágrafos. Alem de ajudar nas habilidades lingüísticas, com os editores de textos podemos elaborar atividades de criação de relatórios, cartas, livros e jornais. A criatividade depende do professor.

Afirma PERRENOUD(2000) que os Editores de Textos evoluídos e outras ferramentas permitem a fácil transformação de um documento em página Web. Pode-se tanto publicá-la na rede quanto limitar-se a usá-la em sala de aula como base de informação, na qual os alunos podem navegar facilmente com a condição de prever laços entre páginas. A competência requerida é cada vez menos técnica, sendo sobretudo lógica, epistemológica e didática.

Mesmo com todos esses recursos que os autores afirmam a respeito de Editores de Textos, professores ainda pensam que o computador é uma simples máquina de datilografia sofisticada, mas aqueles que não quiserem envolver-se nisso, disporão de informações científicas e de fontes documentais cada vez mais pobres, em relação àquelas às quais terão acesso seus colegas maus avançados.

Então, concluo que os Editores de textos podem ser utilizados por professores de qualquer disciplina, para qualquer processo e a partir dos níveis escolares básicos.

Nesse contexto, juntamente com os alunos da Pedagogia, criamos as seguintes como por exemplo:

1. A partir de desenhos o aluno deverá completar o nome dos mesmos.

b) Baseado em algumas palavras, o aluno deverá ler e circular no texto as palavras que começam com a letra C.

c) Dado uma ou mais sílabas, o aluno terá formar palavras.

d) Com o uso de Tabelas, inseri palavras e pedi para o aluno procurar as palavras. Damos o nome de Palavras Cruzada.

e) Com o uso do Editor de Equações criei as seguintes:

ATIVIDADES ESCOLARES CONSTRUÍDAS NO EXCEL

Afirma TAJRA(2001) que as Planilhas Eletrônicas possibilitam a realização de cálculos, de uma forma rápida, a partir dos dados informados e, posteriormente a elaboração de gráficos em formatos de barras, Linhas, Pontos, Pizzas e outras modalidades que facilitam a visualização das informações.

PERRENOUD(2000) afirma que no domínio da matemática ou das ciências, imagina-se o que se pode fazer com uma Planilha Eletrônica, de um programa estatístico, de um instrumento de simulação.

Então conclui-se que as Planilhas Eletrônicas são especificamente mais aplicadas por professores nas disciplinas Matemática ou Estatística (fórmulas e funções), mas podendo também ser aplicados na área de Humanas, aproveitando sua estrutura de colunas, células e linhas.

Nesse contexto, mostrarei algumas atividades desenvolvidas pelos alunos da Pedagogia.

ATIVIDADES PARA 3ª SÉRIE

Montei um Gráfico de Colunas contendo no Eixo X os nomes dos alunos e no Eixo Y as notas dos alunos. Depois pedi para o aluno responder as seguintes questões:

1. Qual a melhor nota da turma? ___________________________________
2. E qual a menor?_______________________________________________
3. Somando-se as notas de Luana e Maria Eduarda, qual valor obteremos?_________________________
4. Existem notas iguais, qual é e de quais alunos?________________________

ATIVIDADES PARA 5ª SÉRIE

Montei um Gráfico de Barra, onde no Eixo X define os Ingredientes e no Eixo Y os Preços de cada Ingrediente. Depois pedi o aluno para responder as seguintes questões:

1. Qual o valor total da compra?______________________________

2. Quantos reais foram comprados de batata?____________________

3. Somando-se o arroz, o açúcar e o fubá, qual foi o valor da compra?__________

4. Caso tivessem sido comprados feijão em dobro, qual seria o valor total da compra?___________________

A seguir mostraremos algumas atividades que contém Funções Matemáticas e Trigonométrica e Financeira.

1. Dado um número inteiro qualquer, verificar se o mesmo é Par um Impar. Caso seja par mostrara a mensagem “NÚMERO PAR !” e o número for impar mostrara a mensagem “NÚMERO IMPAR !”.

Para solução do problema, o aluno poderá usar as funções: Se ( ) e Mod ( )

2. Calcular a raízes de uma equação do segundo grau Ax2+Bx+C = 0, se Delta Negativo, escreva “Não existem raízes reais”, se Delta Positivo escreva os valores de X1 e X2. As fórmulas são:

D=b2-4ac

X1 = (-b+raiz(d))/(2a)

X2 – (-b-raiz(d))/(2a)

3. Calcule o juros devidos no primeiro mês de um empréstimo de três anos de R$ 8.000,00 a 10% de juros anuais. Fórmula: IPGTO(taxa;período;nper;vp)

4. Para calcular a taxa de um empréstimo de quatro anos de R$ 8.000,00 com pagamentos mensais de R$ 200,00. Fórmula: Taxa(nper;pgto;vp)

ATIVIDADES ESCOLARES CONSTRUÍDAS NO POWERPOINT

Afirma TAJRA(2001) que são programas muito utilizados para elaborar apresentações de palestras e aulas. Possuem recursos de visualização de telas, bem como permitem produções de slides e transferências. Os softwares de apresentação são bem aceitos pelos alunos, pois eles poderão exibir seus trabalhos em forma de apresentação no próprio computador, diferentemente de entregar textos impressos. O mesmo pode ocorrer com o professor que prepara sua aula e utiliza o PowerPoint para exibi-la.

Neste contexto, conclui-se que o PowerPoint pode ser aplicados por professores de qualquer disciplina, desde que seja CRIATIVO de acordo com o assunto.

TEIXEIRA e BRANDÃO(2003) afirmam que é importante definir a priori um detalhado roteiro didático-pedagógico com todas as informações e objetos a serem utilizados, os esquemas de navegação previstos, os níveis de interatividade, as ações previstas para cada botão, etc.

A seguir mostraremos algumas atividades elaboradas pelos alunos da Pedagogia.

No Apresentação criamos os seguintes Slides:

SLIDE 1: para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Slide de Título, onde no Título definimos Ambiente de Aprendizagem Logo.

SLIDE 2: para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Introdução e logo abaixo colocamos o conceito da Linguagem Logo e o Símbolo do Logo que é a Tartaruga.

SLIDE 3: para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Em branco, onde colocamos os objetivos do símbolo que é a Tartaruga.

SLIDE 4: para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Ambiente Logo e logo abaixo colocamos o que acontece quando entramos no Logo em termos de janelas e comandos.

SLIDE 5: para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Comandos Básicos e logo abaixo colocamos uma Tabela contendo os seguintes comandos:

Pf – para frente

Pd: para dirente

Pe: para esquerda

Pt: para traz

SLIDE 6 : para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Desenhando um quadrado e logo abaixo colocamos a seguinte linha de comando:

Repita 4[pf 100 pd 90] e o desenho logo abaixo.

SLIDE 7 : para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Procedimentos e logo abaixo colocamos o conceito e aplicabilidade do mesmo.

SLIDE 8 : para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Outros comandos básicos de movimentação da tartaruga e logo abaixo colocamos os seguintes comandos:

Uselapis – habilita a tartaruga a traças na tela.

Usenada – desabilita a tartaruga a traças na tela.

Useborracha – habilita a tartaruga a apagar.

Paracentro – retorna para o ponto de origem.

SLIDE 9 : para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Comando Arco e logo abaixo colocamos a sintaxe e exemplo como e abaixo o resultado:

Arco 180 70

Arco 360 70

SLIDE 10 : para esse Slide, escolhemos no Layout de Slide o Somente Título, onde o título foi Exercícios e logo abaixo colocamos os seguintes tópicos:

1. Crie um procedimento que desenhe um quadrado com o lado 50.

2. Crie um procedimento que desenhe um quadrado com tamanho dos lados variáveis.

3. Crie um procedimento que desenhe um circulo de 360 tamanho de 80.

4. Utilize o comando repita para desenhar polígonos regulares facilmente, complete o quadro a seguir com comandos necessários:


Polígonos Qtde de lados ângulo Comandos
Triangulo Equilátero 3 120 Repita 3[pf 90 pd 120]
Quadrado 4 90 Repita 4[pf 90 pd 90]
Pentágono 5 72 Repita 5[pf 90 pd 72]
Hexagogo 6 60 Repita 6[pf 90 pd 60]
Octágono 8 45 Repita 8[pf 90 pd 45]


Depois de ter aplicado os programas Word, Excel e PowerPoint para planejamento de atividades com os alunos da Pedagogia, fiz algumas perguntas aos alunos e obtive as seguintes respostas.

1. Qual(is) o(s) programa(s) que poderia ser mais usados para planejamento de atividades?

Resp.: Todos os softwares, mas com certas prioridades. Em primeiro lugar usariam o Word, pois oferece recursos (tabelas, figuras, etc) que podem ser usados para todas as disciplinas e também fácil de trabalhar. Em segundo lugar, vem o PowerPoint, pois alem de ser de fácil manuseio, também trás recursos de efeitos de sons, esquemas de animação, botões de ação, transição de slides, gravação de narração, etc. e assim estimulando a curiosidade e também pode ser aplicado para todas as disciplinas. E por último o Excel oferece poucas opções em atividades, mas é uma boa opção para se ensinar Matemática, pois trabalha com números, fórmulas, funções, gráficos e tabelas.

2. Além das atividades elaboradas, qual(is) outra(s) função(ões) teria o Programa Word para se aplicar em seu dia-a-dia?

Resp.: Pode-se elaborar Provas, Relatórios de Notas e Faltas, etc.

CONCLUSÃO

Sabemos que o Word, Excel e PowerPoint não foram ferramentas desenvolvidas com finalidades educativas, mas podem ser utilizados para esse fim. A exemplo disso, vimos que é possível utiliza-los para aplicação de atividades (exercícios) no dia-a-dia, ou seja, a utilização efetiva dos computadores por parte dos professores como instrumentos para às suas atividades cotidiana e também a utilização dos computadores por parte de todos os professores como ferramenta pedagógica.

BIBLIOGRAFIAS

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade./ Sanmya Feitosa Tajra. 3.ed. rev. atual e ampl. – São Paulo: Érica, 2001.

PERRENOUD, Philippe, Dez Novas Competências para Ensinar/Philippe Perrenoud; Trad. Patrícia Chuttoni Ramos.-PortoAlegre; Artes Médicas Sul, 2000; Ed. Artmed.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro e BRADÃO, Edemilson Jorge Ramos. Software educacional: o difícil começo, CINTED-UFRGS, v.1 nº1, fevereiro de 2003. disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/adriano_software.pdf. acesso em 19/03/2007 (para documento on-line)
Autor: Mário Fiocco Jr.


Artigos Relacionados


Variação Linguística X Norma Padrão

Do Giz Ao Powerpoint

Software Educacional

InformÁtica Educativa

A Informática Na Educação

A Informática Na Educação

Sistema Nervoso