Dialogar com as palavras



Gestar é um  programa de formação continuada que significa: Gestão de aprendizagem escolar. Ele oportuniza aos professores do Ensino fundamental do terceiro ciclo de Língua portuguesa e matemática metodologias diferenciadas para aplicarem em sala de aula. A carga horária do programa é 300 horas, sendo 120 presenciais e 180 à distância. As presenciais são desenvolvidas por meio de Oficinas administradas pelo formador de cada Polo (escolas escolhidas para sediar o curso), nas quais serão observadas o Avançando na prática ou transposição didática (relatórios de atividades aplicadas com alunos), experiências de cunho positivo e negativo de produções dos alunos. É interessante ressaltar que, o programa trabalha com uma nomenclatura diferenciada para os livros que são as seis TPS (teorias e práticas) e seis AAAS (Atividades de Apoio de aprendizagem), sendo sempre priorizadas as atividades práticas para que o professor/cursista aplique em sala de aula. Ao iniciar a Oficina, o formador tem enfocado o objetivo e em seguida é feita a dinâmica para descontrair e servir de sugestão de motivação para os alunos dos cursistas, pois a partir das dinâmicas, faz com que os motivem a participar mais das aulas.
O foco primordial do Gestar é centralizar as nossas ações educacionais nos alunos e o lema é compartilhar conhecimento entre colegas, alunos e outros, pois só assim, se entende o valor do trabalho em equipe trabalhar o Programa Gestar é investir numa educação de qualidade em que todos ganham... O professor ganha por ter em mão uma opção de aplicar atividades práticas, dinâmicas e envolventes com seus alunos, os alunos, ganham por ter um ensino prazeroso e de fácil assimilação e a Escola como um todo é a maior vitoriosa pelo fato de ver os resultados em sala e em nível de qualificação geral a melhoria no Ideb.
 Outro fator relevante no Gestar é o ensino pela afetividade, segundo Gabriel Chalita: “Assim, podemos afirmar que a educação é um ato de coragem e afeto. Coragem, porque não será a máquina ou o computador que substituirão o maestro da orquestra, o regente do processo de saber, a essência da educação: o professor. Nesse contexto, a educação torna-se ainda mais importante. Afeto, porque educar é um ato de amor ao próximo e a si mesmo. Quem educa não apenas ensina como, permanentemente, aprende.”.
 O Gestar trabalha a prática de sala de aula com afetividade, acessibilidade a valores humanos, como amor, afetividade, paciência, auto-estima, motivação, cooperação, interdisciplinaridade, mudança de um ensino que transforma o tradicional e vive o novo sem ferir os conceitos, criando espaços para uma formação de qualidade. Assim, como diz o aluno da Escola Porfíria Paula de Campos, Wilton Ferreira Borges: “Tive muitas dificuldades com Português e Matemática, pensei até em desistir, mas as atividades deste ano estão bem elaboradas no Gestar que consigo dialogar com as palavras”.


Adriana do Couto Tokashiki

Autor: Adriana Couto


Artigos Relacionados


A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

O Universo Da Matemática Na Educação Infantil

Psicologia E Educação

A Construção De Valores Na Educação

Graduação Em Serviço Social Por Métodos De Ensino à Distância: Corresponderá As Necessidades Humanas?

Diferenças Na Escola

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática