Desenvolvimento da Inteligência do Adolescente



 

Desenvolvimento da Inteligência do Adolescente

Teoria de Jean Piaget

 

 

O presente estudo tem por objetivo explicitar o trabalho de Jean Piaget no que tange às pesquisas desenvolvidas pelo autor e às características de sua teoria.

Piaget teve uma vasta experiência na área da psicanálise e psicopedagogia, tendo desde cedo uma significativa formação nas Ciências Biológicas. Dedicou toda sua vida aos estudos psicanalíticos, que muito contribuíram para o conhecimento que se tem hoje da infância e do adolescente. Formou-se na Universidade de Neuchâtel, na Suíça, e mudou-se para Zurique, dando início às pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo.

O desenvolvimento da inteligência do adolescente passa por fases de adaptação com a família, comunidade e suas exigências, ate atingir um equilíbrio final. A teoria de Jean Piaget fundamenta o ponto de partida de todo o conhecimento na assimilação e na acomodação do individuo. Na assimilação, por exemplo, a criança considera os novos objetos como parte dos já existentes, devido à referência adquirida em suas experiências anteriores. Por outro lado, a acomodação modifica os conceitos do indivíduo, pois, submeti-os às novas concepções.

A teoria de Piaget ficou ainda mais enriquecida quando o mesmo dividira o desenvolvimento da inteligência em estágios: o sensório-motor (reflexos, primeiros hábitos motores e inteligência prática), pré-operacional (aparecimento da linguagem), operatório concreto (uso da lógica e do raciocino elementar) e, por fim, o operatório formal (compreensão dos argumentos e ignorarão de conteúdos).

O pensamento do adolescente foi caracterizado por Piaget como a idade metafísica, pois o adolescente, ao raciocinar sobre hipóteses, descobre que basta ter idéias para pensar sobre a realidade. Algumas etapas foram formuladas pelo autor para justificar tal afirmativa: abstração; tomada de consciência e da estabilização.

             Piaget elaborou um estudo psicossocial do desenvolvimento, onde a área educacional foi beneficiada. Neste âmbito ressalta que a intelectualidade do indivíduo está proporcionalmente ligada ao conjunto de relações estabelecidas em sua vida escolar, e um dos meios de integrá-lo é o trabalho grupal, uma vez que em psicologia da inteligência afirma que as operações mentais são frutos da adaptação do ambiente onde vive.

            Destarte, o autor da teoria da inteligência (ou cognitiva) deixou-nos um legado inegável. Para a Psicologia e a Pedagogia, enquanto ciências, e para todos aqueles que, direta ou indiretamente, buscam inovar suas práticas educacionais com crianças, jovens e ADOLESCENTES.


Autor: Wasley Santos


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