Acupuntura veterinária



A acupuntura, técnica de cura milenar, consiste na introdução de finas agulhas metálicas em pontos específicos do corpo, visando o seu equilíbrio e saúde. A técnica ganhou status de ciência a partir da revolução socialista na China, quando começou a ser utilizada dentro dos hospitais juntamente com a medicina ocidental e, assim, tornou-se foco de estudo científico.

A cada dia, vem ganhando cada vez mais prestígio entre médicos e cientistas. Para muitas pessoas, sua utilização em animais é novidade. Porém, é sabido que os primeiros relatos de sua utilização em cavalos tem data em 1700 a.C., na China. Em cães e gatos, ela se desenvolveu nos últimos quarenta anos, com grandes contribuições da Europa e Estados Unidos.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o mecanismo de ação da acupuntura baseia-se na circulação de energia pelo corpo, em trajetos bem definidos, denominados meridianos. Os pontos de acupuntura localizam-se em tais meridianos, e comunicam-se com órgãos específicos. Com os conhecimentos da anatomia e da neurofisiologia, a medicina ocidental evidenciou uma estreita relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central e periférico, e com o mecanismo humoral. 

Os benefícios da acupuntura para animais são inúmeros, e os proprietários de cães e gatos a cada dia vêm se surpreendendo com os grandes resultados obtidos em diversas doenças diferentes. As aplicações mais comuns da acupuntura são em: doenças neurológicas, como paralisias, convulsões, seqüelas de cinomose, acidentes vasculares cerebrais (derrames); doenças do aparelho locomotor, como artroses, displasia coxofemoral, traumas agudos; doenças metabólicas, como o diabetes mellitus, hipotireoidismo; insuficiência renal, insuficiência cardíaca, podendo ser utilizada mesmo no tratamento auxiliar de tumores.



A maioria dos animais aceita a inserção de agulhas, sendo que muitos chegam a relaxar tanto durante a sessão que dormem tranqüilamente durante  e após o tratamento. Junto da acupuntura, outras técnicas chinesas importantes para serem utilizadas em animais são: moxabustão (aquecimento dos pontos de acupuntura), terapia neural (injeção de medicamentos nos acupontos), fitoterapia (utilização de ervas), e implantes de ouro (inserção de fragmentos de ouro permanentemente nos pontos de acupuntura).

Clínica Zen Pet: www.zenpet.vet.br


Autor: Ricardo Henrique Silva


Artigos Relacionados


A Acupuntura Na Dor Lombar

Estudo Da Associação Entre A Cinesioterapia E A Acupuntura No Tratamento Hérnia Discal Lombar (l4-l5) Em Pacientes Atendidos Na Clínica De Fisioterapia Da Universidade Braz Cubas, Mogi Das Cruzes,brasil.

Xixi Na Cama Tem SoluÇÃo

Cinomose - Como Tratar A Cinomose

Medicina Chinesa E Produtos Naturais

A Fisioterapia Na Medicina Equina

Como A Fisioterapia Pode Ajudar Seu Animal