Cirurgia Plástica Também é Arte



Ainda há quem gaste tempo discutindo a qualidade de um texto a partir de sua extensão, como se o número de palavras simplesmente determinasse o quanto ele é eficiente e adequada á solução de determinado problema. O inigualável filósofo Friedrich Nietszche não teve de pensar muito pra dizer: "a minha ambição é dizer em poucas frases o que outro qualquer diria num livro". Ao contrário do que parece à primeira vista "escrever é cortar palavras", o recado é do poeta Carlos Drummond de Andrade. A idéia é tão simples e óbvia quanto verdadeira e pode ser comparada com uma cirurgia plástica. A arte de cortar, emendar palavras e pele humana. Num primeiro momento uma frase pode parecer perfeita, não comportando qualquer intervenção, como o corpo de uma pessoa, que as vezes pode parecer perfeito (quase) e, não é comum estarmos enganados. Palavras e pessoas ficam, bem melhores se sofrerem uma plástica.

Nos últimos anos, 2006 e 2007 tive que passar por processos cirúrgicos em detrimento de um câncer maligno, a sorte foi que fui encaminhada para o melhor cirurgião plástico da Bahia, Dr. Francisco Tavares. Dr. Francisco transformou um péssimo texto, a minha vida (a minha auto-estima), escrito com letras de morte em vida.

Palavras precisam de corte, o texto coeso confere coerência e clareza. Pessoas precisam de vida, de auto-estima e Dr. Francisco foi pra mim a solução porque a sua paz, sua calma e o seu profissionalismo apagaram as marcas do câncer.


Autor: helena conserva


Artigos Relacionados


O Chão

A Minha Ultima Ficha

Câncer (poesia)

Pasma Imaginação

''minha Triste Despedida''

Para Ler Antes De Ter CÂncer

Estupro Mental