Resenha do artigo: Drenagem linfática de abdome pré e pós-cirurgia de lipoabdominoplastia: análise por linfocintilografia



Autores do artigo:
Milena Bassalobre*
Mariane Altomare**
José Tadeu Madeira de Oliveira***

*Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Fisioterapia Dermato-Funcional da Universidade Gama Filho, Campo Grande, MS.

**Fisioterapeuta, Mestranda em Morfologia (UERJ), Pós-graduada em Fisioterapia Dermato-funcional pela Universidade Castelo Branco (UCB); Docente da Universidade Gama Filho.

***Fisioterapeuta, Mestre em Ciências Biológicas, docente da Universidade Iguaçu (UNIG), RJ e da UNIABEU, RJ.

O artigo apresenta um estudo de caso de paciente submetida a cirurgia de lipoabdominoplastia, onde através do exame de linfocintilografia verificou-se mudanças no comportamento da drenagem da linfa do abdome no pré e pós-operatório.

Segundo os autores, linfocintilografia é um exame que avalia a função do sistema linfático, através da introdução intra venosa de macromoléculas acopladas a material radioativo de meia vida curta para a aquisição de imagens através de uma gama-câmara. Esse exame não utiliza contrastes e pode ser utilizado com segurança em crianças e, principalmente, permite o estudo tanto da anatomia quanto da fisiologia da circulação linfática, sendo eliminado em poucas horas pela urina, sem efeitos colaterais.

A lipoabdominoplastia é uma técnica de cirurgia para contorno corporal, que associa a lipoaspiração com a abdominoplastia clássica de maneira segura, preservando e traumatizando muito menos os vasos linfáticos e sanguíneos do abdome, quando comparado à técnica de abdominoplastia clássica. Tal preservação anatômica aumenta o deslocamento sanguíneo e linfático no abdome, resultando na recuperação rápida e com menores complicações.

O sistema linfático é uma via secundária de acesso para que os líquidos provenientes do interstício sejam devolvidos a corrente sanguínea. Atualmente, questiona-se a mudança de comportamento do sistema linfático devido as incisões provocadas por cirurgias de abdome, por esse motivo, dá-se a importância desse estudo de caso. Observou-se no exame de linfocintilografia pré operatório, que os vasos linfáticos infra-umbilicais drenavam a linfa para os linfonodos inguinais, uma vez que, após a cirurgia, observou-se apenas a drenagem para os linfonodos axilares. Conclui-se com o estudo de caso do referido artigo, a importância do profundo conhecimento sobre a anatomia e fisiologia do sistema linfático pelos profissionais que realizam a drenagem linfática manual, uma vez que a drenagem incorreta em direção aos linfonodos inguinais no caso do referido artigo, acarretaria futuros problemas, como edema, dor e problemas na cicatrização. Sabe-se que deve-se drenar no sentido da linfa, porém esse estudo de caso comprova a veracidade da mudança de comportamento do sistema linfático nos casos de lipoabdominoplastia, direcionando manobras de drenagem linfática manual em direção aos linfonodos axilares.
Autor: Milliana Henrique Devilla


Artigos Relacionados


Importância Da Drenagem Linfática Manual Em Gestantes

Olímpia Spa Oferece Tratamentos Especiais Para Gestantes

Massagem Relaxante.

Fisioterapia Na Flacidez E Gordura Localizada

Acabe Com As Gorduras Indesejadas Sem Cirurgia E Sem Sentir Dor

Como A Fisioterapia Pode Ajudar Seu Animal

CÂncer De Boca, CabeÇa E PescoÇo / Fonte Inca