MICHAEL JACKSON E O HIP HOP DE TERESINA - PI



Eu não poderia deixar de prestar um tributo ao astro Michael Jackon, recorrendo à memória dos atores sociais do movimento Hip Hop teresinense, porque as performances artístico-musicais desse pop star tornaram-se referenciais relevantes para a sociabilidade de muitos jovens da periferia não só de Teresina, como também das metrópoles brasileiras.

Durante minha pesquisa de mestrado – 2004-2006 -, entrevistei vários atores do movimento Hip Hop, sobretudo os da "primeira escola", e percebi o quanto o estilo – música, coreografia e efeitos técnicos e sonoros - que Michael Jackson preconizava em seus álbuns, no início da década de 1980, havia influenciado, determinantemente, muitos jovens teresinenses. Com efeito, o nascente movimento, nessa cidade, somente pode ser compreendido a partir não só das lutas pelo reconhecimento dos direitos individuais, políticos e sociais dos negros norte-americanos e brasileiros, como também por meio de uma "cultura de rua" que se iniciava nos Estados Unidos, particularmente, em Nova York e Los Angeles.

Nos bairros de densa população pobre e negra - Harlem e Brooklin, em Nova York -, surge o Breaking (também conhecido como Bboying ou Up Rocking), um estilo de dança cujas performances são cheias, habilidosas e plausíveis, porque se caracterizam por passos precisos, tais como: Top Rock, Up Rock, Downrock, Footwork e Freeze. E se diferencia de dois outros estilos que nasceram em Los Angeles - Looking e Popping.

O Popping caracteriza-se por passos mais padronizados e estralados, imitando um robô; enquanto o Locking traz expressões corporais cujos movimentos são moles, com quebras repentinas e mais travadas, chamado também de Egípcio ou Dalty, e termina com um Eletric Boogaloo. Faz-se necessário frisar que esses dois estilos foram muito comercializados pela indústria cultural, tendo como pioneiro Michael Jackson que padronizou a dança, internacionalizando-a através dos seus clipes, inclusive o grupo de dança que aparece no clipe Thriller chamava-se Electric Boogaloo, de Los Angeles. Divulgado pela mídia, especialmente pelos clipes da MTV Americana, o estilo Boogaloo, nos anos 80, ascendeu de forma considerável, agitando os bailes black. Com isso, a mídia passou a denominar esses estilos de street dance, isto é, "dança de rua", termos abomináveis pelo movimento Hip Hop.

Portanto, esses estilos de dança influenciaram determinantemente os hiphopers teresinenses. Mas deixemos que as narrativas de três grandes B. Boys, Piva, Costinha e Mauro, falem por si mesmas, pois são considerados nossos pioneiros dançarinos de Breaking. Piva narra: "Este contexto histórico ocorre devido às influências dos videoclipes de Michael Jackson exibidos na TV, sobretudo, o clipe Thriller. Aí a gente foi pegando e copiando e foi dançando (...). A gente, naquele tempo, não tinha, como tem hoje, DVD-clip. A gente alugava fitas de vídeos nas locadoras para ficar treinando". Costinha disse: "A gente aprendeu vendo na televisão (...). E começou com Michael Jackson. Houve aquela explosão mundial do break, juntamente com Michael Jackson, nos anos 80". O B. Boy Mauro lembra: "O princípio de tudo, na minha visão, foi quando ficou quente, aqui em Teresina, quando, em 1984, Michael Jackson esteve no Brasil. Eu comecei a dançar Michael. Aqui e acolá a gente sempre fazia uma coisinha e outra (...). A minha fonte de inspiração foi Michael Jackson. Eu fazia robozinho, fazia aquele passo flutuação".
Eis, portanto, nosso tributo ao rei do pop, Michael Jackson!


Autor: Antonio Leandro


Artigos Relacionados


Adeus Michael!

Consultar é Preciso!

Peripécias De Um Menino Que Se Recusava A Crescer.

Leitura Crítica De “earth Song” (de Michael Jackson)

Uma Pergunta Comum Sobre Michael Jackson

Que Venha A Copa Do Mundo, Olimpíadas E Muito Mais!

Vampiros X Lobisomens