Ligando pontos, estratégias para ser bem sucedido.



Primeiro faremos duas definições: o que é ser bem sucedido e o que é estratégia. Ser bem sucedido é chegar-se a um determinado objetivo, dentro das condições pré-estabelecidas. Estratégia é o conjunto de ações planejadas e realizadas para se chegar àquele objetivo. As melhores estratégias são as que trazem inovações. Fazer apenas o que todos fazem ou mesmo o que você sempre fez não é uma estratégia eficaz. Estratégias são processos que possuem estruturas e ditam o passo a passo de determinadas ações em prol de se atingir determinado objetivo.

Estratégias inovadoras relacionam elementos, não necessariamente novos, a uma maneira nova de fazer as coisas, como, por exemplo, associar o aprendizado de caligrafia artística à criação da computação gráfica. Steve Jobs, o criador da Apple e de inovações como o MAC e Ipod, falou disso para os formandos de Stanford. Em seu discurso, nas entrelinhas, há várias lições de estratégias, tendo o próprio Stive como exemplo do que é ser bem sucedido. Ele começa seu discurso dizendo que aquela cerimônia era o mais próximo que ele havia chegado de uma formatura, pois abandonou a faculdade. Abandonar a faculdade para muitos pode ser uma espécie de fracasso. Para ele não. Foi o início de uma jornada de muitos sucessos.

Sucessos esses divididos em diversas áreas da vida, incluindo a própria saúde. Stive venceu um câncer. Para concluir as distinções sobre ser bem sucedido e sobre estratégias é importante dizer que sucesso não é símbolo de riqueza, de bens ou de dinheiro, sucesso pode ser, inclusive, continuar vivo. Olhe bem para a imagem acima, o OBJETIVO é ligar os pontos, usando quatro retas que interliguem todos os nove pontos, sem retirar o lápis do papel. ESTRATÉGIA é o processo para se fazer isso. Por exemplo, saindo do quadrado imaginário que envolve os pontos, para criar o ângulo que permite tal proeza. Estratégia é o que você faz para alcançar tal objetivo. Descubra como ligar pontos e construa suas estratégias para ser bem sucedido...

A primeira regra para se obter sucesso é saber estabelecer objetivos, de forma específica e assertiva. Ou seja, saber o que se quer em linguagem de processo, isso significa que objetivo do tipo “no ano que vem não quero continuar neste emprego ganhando o que ganho agora” não faz nada a não ser afastar você de seu emprego atual e torná-lo um inferno. O que você quer então? Algo inteligível seria “No dia 10 de janeiro de 2009 terminarei os preparativos e o treinamento para abrir o meu próprio negócio, um quiosque de comida baiana no shopping “X”, com isso aumentarei meus rendimentos em 150%, até o dia 10 de março de 2009, quando deixarei o emprego atual. Claro que ainda faltam muitas coisas para que seu objetivo seja realmente específico. Mas isso já é um bom começo. Seu objetivo deve contemplar algumas regrinhas: Quem fará o quê? Quando, dia mês e ano isso será feito?; De que recursos (materiais (computadores: equipamentos, etc. e comportamentais: autoconfiança, ousadia, empreendedorismo, extroversão, etc.) você necessita, quais desses recursos você já possui e quais precisará conseguir?; Se precisará da ajuda de alguém, de quem e como isso se dará?; E claro, que você seja o protagonista desse processo. E sobretudo, o que a realização desse objetivo representará em sua vida e a quem mais ele beneficiará? Isso, em Programação Neurolinguística - PNL significa que seu objetivo é ecológico, por preservar todo o sistema no qual está inserido.

A segunda regra é desenvolver uma estratégia que sustente o passo a passo rumo ao seu objetivo. Estratégia é um sistema de ações que farão seu empreendimento se destacar dos demais. Qual a estratégia da Coca Cola? A primeira é saber manter sua fórmula em segredo durante todo esse tempo. A segunda é fazer com que a velha Coca Cola seja sempre atual, a terceira é permanecer sempre na memória das pessoas. Você vê propaganda da Coca Cola em todos os lugares do mundo. Mesmo quem não bebe Coca Cola sabe que ela existe e onde encontrá-la e o melhor, por um preço bem acessível.

Quando Stive Jobs diz que para conectar fatos você precisa olhar para trás, ele está se referindo às experiências passadas, ao acervo de experiências pessoais de cada um, de seus aprendizados e potencialidades. Ele menciona as experiências e aprendizados passados e diz como relacioná-los ao presente e, com isso, mudar o futuro. Ele o fez por várias vezes, com o MAC, com o Ipod e com os desenhos dos stúdios Pixar. Essa regra vale também em relação às limitações pessoais. Clique no link abaixo e descubra como funciona a estratégia de Stive Jobs, inclusive a de vender latinhas vazias, de Coca Cola, para pagar o almoço, enquanto aprendia a desenhar letras num curso de caligrafia... Clique no link no final deste artigo e assista ao discurso de Stive Jobs, vale à pena.

Durante todo o ano estivemos com você falando de evolução, treinamento, objetivos e desenvolvimento de habilidades e sucesso, no seu sentido mais amplo. A Programação Neurolinguística é a nossa ferramenta de potencialização.

Fonte: http://www.asbrapa.com/ler_artigos.php?id_ler=31


Autor: Aguilar Pinheiro


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