Comércio eletrônico na Internet



1.0 - A WEB

Todos os meios de comunicação que 'aparecem', mudam um pouco da história da comunicação. Como no surgimento da TV e do Rádio, a Internet também trouxe grandes influências e está transformando o comportamento do consumidor devido ao novo diálogo entre consumidor e anunciante, estabelecido pela Internet. 'As novas tecnologias periodicamente resultam em significativas transformações na sociedade e causam grandes mudanças de hábitos e de comportamento. ' (PINHO, 2000, p. 37). Segundo o IBGE, em 2005 muitas pessoas passaram a ter acesso a esse meio, e hoje, segundo os site www.e-commece.org, o Brasil é o sexto país com o maior números de usuários da Internet (pesquisa realizada em 2008 pela Internet World Stats).

A maior transformação que a Internet traz é a mudança no conceito de espaço e tempo, as informações são acessadas de uma maneira muito rápida, quase instantânea. Esse tipo de prática no Brasil, se deu a partir de 1995. 'Em maio de 1995 teve início a abertura da Internet comercial no Brasil' (PINHO, 2000, p.33)

'Avanços Tecnológicos recentes, criam uma era digital. A ampla utilização da Internet e outras poderosas novas tecnologias criaram uma era digital. A ampla utilização da Internet e outras poderosas novas tecnologias estão tendo um impacto drástico, tanto nos compradores, quanto nas empresas que atendem.' (KOTLER, 2006, p.444)

'Por volta de 1965, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, financiou o desenvolvimento de uma rede de computadores que evoluiu para se tornar a Internet, uma rede mundial de computadores conectados. A idéia era conectar algumas universidades e laboratórios de pesquisa militar' (OGDEN, 2007, p. 90).

Na década de 60, ainda com o nome de ARPAnet, o objetivo inicial da Internet era apenas trocar informações militares. A partir daí, através de muitas pesquisas houve uma evolução muito grande nesse meio.

'Completando 25 anos de existência em 1994, contados a partir da data de início do funcionamento experimental da ARPAnet, a Internet aloja as páginas de emissoras de rádio, shopping centers, pizzarias e bancos' (PINHO, 2000, p. 31).

Em pouco tempo, os sites comerciais tomaram conta da web, gerando uma verdadeira revolução nos hábitos de todos. Além da comodidade, nesse tipo de loja é possível achar informações mais detalhadas sobre o produto. Esses são alguns motivos para o aumento de adeptos à essas compras. Outra vantagem nesse tipo de comércio, é que o consumidor além de estar livre para pesquisar, não sofre pressões emocionais por parte dos vendedores que estão ansiosos para fechar a compra. Esse fato é uma questão bastante interessante, no momento da compra o mais influenciador é o próprio produto e seus atributos.

'O baixo custo operacional das transações pela Web e a perspectiva de crescimento exponencial nos negócios eletrônicos estão levando muitas empresas a abrir suas lojas virtuais' (PINHO, 2000, p. 219). Esse crescimento deve-se principalmente a iniciativa de muitas empresas a exporem seus produtos na Web. Está cada vez mais fácil anunciar nesse veículo. Hoje existe uma infinidade de empresas que não possuem uma loja 'física', existindo apenas na internet. É claro que todas os anunciantes on line, possuem ou ao menos devem possuir um estoque como qualquer outra loja. 'O advento do comércio eletrônico coloca as empresas diante de uma nova e atraente alternativa de negócios' (PINHO, 200, p.293).

Segundo dados da empresa e-bit, especializada em dados do mercado eletrônico brasileiro, o ano de 2008 foi agitado para o comércio online em nosso país, obtendo um faturamento de cerca de R$ 8,2 bilhões, valor superior a 2007. Esse mesmo site informa que com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, muitos empresários estão à procura da rede para garantir vendas e investir em um negócio potencial com custos baixos, pois, nos dois primeiros meses de 2009, as vendas pela Internet no Brasil cresceram 25%. Por ser parte de um processo em expansão, muitos empresários vêem na Internet uma grande oportunidade de aumento de seus lucros.

2.0- Credibilidade e Confiabilidade

Embora a prática de comprar pela internet tenha crescido bastante, ainda podemos notar alguma resistência, devido aos riscos que esse meio pode oferecer. O primeiro deles é em relação a ceder alguns dados pessoais. Muitas pessoas têm medo devido a segurança dessas informações, principalmente, em relação ao cartão de crédito. É por esse motivo que podemos perceber que esses tipos de sites procuram destacar que são totalmente seguros. Outra questão que causa desconfiança nesse tipo de comércio é os inúmeros Hackers que a qualquer momento podem invadir sistemas, roubar senhas, entre outros delitos. Muitos sites investem bastantes para que esse tipo de espionagem não ocorra. O processo eletrônico parece ser bastante simples, mas requer muita atenção em relação à esses problemas que a internet oferece. Principalmente, porque ainda é muito difícil encontrar o criminoso virtual. Os sites sérios preocupam-se muito com esse problema e investem para que no processo final da compra o cliente não seja lesado.

Outra questão é em relação às condições de entrega do produto. Após a efetuação da compra, surgem várias perguntas: Será que meu produto irá chegar intacto? Será que não será extraviado? Se houver defeitos, como faço para devolver? Essas são algumas questões que surgem na cabeça do cliente, principalmente no caso dos eletros eletrônicos, que na maioria das vezes são produtos sensíveis à queda e más condições de armazenamento. As empresas virtuais, por sua vez, também estão atentas à todos esses sinais e buscam a finalização da compra de forma satisfatória.

Embora toda essa questão ainda seja um 'tabu' para muitos, o comércio eletrônico vem ganhado espaço no mercado, e principalmente no mercado dos eletros eletrônicos.

No cenário dos eletros eletrônicos, muitos consumidores ainda preferem ir a loja, por se tratar de produtos com valores mais altos e sensíveis à más condições de transporte.

3.0 - O mercado de eletroeletrônico

3.1- Características

Segundo dados da empresa e-bit, em 2007 os eletroeletrônicos ocupavam o terceiro lugar no ranking, entre produtos mais vendidos on line no Brasil. O mercado dos eletroeletrônicos está em expansão, segundo matéria publicada no site do IBOPE no dia 21-03-2007, 'O setor de produtos eletroeletrônicos é um dos mais dinâmicos da economia brasileira.'

Os investimentos em infra-estrutura no país e a expansão do mercado interno foram os principais motivos para este desempenho. Essa expansão decorreu do aumento de renda, aumento do nível de emprego, condições facilitadas de crédito, prazos dilatados, redução da taxa de juros. (fonte: Global21 – abril 2008). O setor de produtos eletroeletrônicos também é impulsionado pelas mudanças tecnológicas que ocorrem em ritmo acelerado desde meados dos anos 90.

A seguir, uma análise do método tradicional de venda.

3.2- Relacionamento entre vendedor e consumidor no PDV

3.2.1- O PDV

Hoje podemos observar que existe um largo investimento a fim de atrair o consumidor ao ponto de venda. São bonitas fachadas, interiores decorados, displays, promoções relâmpagos, ofertas, e uma infinidade de coisas que atraem os olhares dos consumidores. O ponto de venda é uma 'vitrine', onde o produto está exposto de forma a ser apreciado, tocado e comprado. Essa característica indutiva através dos sentidos é muito interessante, porque leva o consumidor a ter uma experiência com o produto. Essa é uma vantagem em relação a venda através da Internet, que não consegue gerar essa mesma experiência. 'Pesquisas revelam que 85% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda' (CÉSAR, 2006, p.71). É por esse motivo que o apelo nesse local é imenso.

3.2.2- O Vendedor

O Vendedor deve ter uma boa postura, saber abordar, conhecer bem o produto e saber apresentá-lo.

'Durante a fase de abordagem, o vendedor deve saber como se dirigir ao comprador e como iniciar bem o relacionamento. Esta fase abrange a aparência pessoal do vendedor, as frases de abertura e as observações subseqüentes. As frases de abertura devem ser positivas para gerar boa vontade desde o início do relacionamento. Após essa abertura podem-se fazer algumas perguntas-chave para descobrir mais sobre as necessidades do cliente ou pode-se apresentar um mostruário ou amostra para atrair a atenção e a curiosidade do comprador. Em todas as etapas é fundamental ouvir o cliente.' (KOTLER, 2006, p. 420).

No mercado podemos perceber que muitos vendedores são despreparados para essa tarefa. Não sabem abordar, não possuem postura, não conhecem os produtos que vendem e apresentam descaso em relação aos clientes. Quando isso acontece, todos os esforços para a venda, são jogados 'por terra', devido ao mau atendimento. Conhecer o produto, e passar as informações aos clientes, é muito importante no processo da compra.

'Durante a etapa de apresentação do processo de vendas, o vendedor conta a 'história' do produto ao comprador, apresentando os benefícios e mostrando como o produto soluciona os problemas do cliente.'(KOTLER, 2006, P.420).

Muitas vezes o vendedor não é sincero em relação ao produto, o que gera insatisfação, e um boca a boca negativo em relação a loja. Aliás, todas as vezes que o cliente se sentir insatisfeito, ele certamente irá fazer comentários negativos em relação a loja. Empurrar mercadoria apenas para vender gera uma insatisfação pós compra. Visto que o vendedor já exerce uma influência sobre o cliente, é preciso deixá-lo bastante à vontade, para que ele faça a escolha certa. 'A situação de compra exerce impacto direto sobre a decisão de compra' (KARSAKLIAN, 2008, p.5)

Segundo Kotler, o que os clientes mais apreciam é a capacidade de ouvir, a empatia, a honestidade, a confiabilidade, o pefeccionismo e o acompanhamento no processo da compra (2006, P. 420). Quando o vendedor consegue reunir essas características, ele causa um impacto muito forte. Ou seja, não é difícil agradar o consumidor. E agradando o consumidor, ele vai se fidelizando e criando relacionamentos lucrativos com a empresa. O Processo é simples.

3.2.3 - O Consumidor

O consumidor é a peça fundamental nesse jogo. É o tesouro que todos procuram. O cliente é um pouco complexo, ele apresenta uma percepção da realidade tão diferenciada quanto às pessoas têm da vida.

'Alguns percebem com agrado determinadas propagandas, enquanto outros as consideram ridículas. Assim, o consumidor desenvolve atitudes positivas e negativas com relação a produtos, à propaganda, as lojas a pessoas e a tudo o que parece dizer respeito a sua própria vida' (KARSAKLIAN, 2008, p.13).

'O processo de decisão do comprador possui cinco estágios: reconhecimento da necessidade, busca por informação, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra' (KOTLER, 2008, p.127).

- Reconhecimento da necessidade

O processo de compra se inicia quando o consumidor reconhece que precisa de alguma coisa. Essa necessidade pode ser fruto de estímulos internos ou externos (KLOTER, 2008, p.127).A descoberta dessa necessidade gera um desconforto, levando o consumidor a satisfazê-la. Muitas vezes a satisfação dessa necessidade motiva o consumidor a efetuar uma compra.

'O estudo das motivações do comportamento do consumidor é fundamental para a estratégia mercadológica das empresas, principalmente no que diz respeito à propaganda, pois seu objetivo é estimular as motivações e reduzir os freios ao consumo do produto ' (KARSAKLIAN, 2008, p. 24).

Hoje podemos perceber os apelos são muitos para motivar o cliente a consumir. A motivação é algo bastante particular, porque depende de cada um, estar ou não com determinada necessidade. Ela pode ser despertada através de uma publicidade, de uma vitrine, ou até mesmo através de uma conversa com o vendedor. É por isso que a figura do vendedor possui um papel tão importante no momento da compra. Em relação às vendas na internet, é possível que a motivação parta de uma necessidade de estima.

- Busca por informação

A busca pela informação antes de concluir a compra é um processo bastante rotineiro, no qual o cliente avalia se a compra será satisfatória ou não.

'Por exemplo, uma vez que você decidiu que precisa de um carro novo, provavelmente começará a prestar mais atenção em anúncios de carros, nos carros que seus amigos têm e em conversas sobre carros' (KOTLER, 2008, p.127).

No momento da compra essas informações podem ser decisivas. Quando o cliente procura uma loja, seria muito interessante que os vendedores tenham informações adicionais sobre os produtos, porque informando o consumidor sobre as vantagens e atributos, fica mais fácil conseguir a venda.

'À medida que são obtidas informações adicionais, a consciência e o conhecimento do consumidor em relação às marcas e aos atributos aumentam' (KOTLER, 2008, p.128). Na internet, a gama de informações disponíveis é muito grande. Além da informação que o site que está vendendo oferece, é possível pesquisar tudo sobre o produto, criar diálogos com pessoas que conhecem ou já o adquiriram, entre outros. A Internet proporciona facilidade de adquirir muitas informações atuais.

- Avaliação das alternativas

Os consumidores, até chegarem no final do processo de compra, passam por diversos processos. De acordo com Karsaklian, na maior parte das vezes, a decisão de compra não é tomada por uma só pessoa, mas conduzida por várias (2008, p.15). Isso se dá porque somos influenciados muitas vezes por amigos, familiares, entre outros.

Outros fatores que 'pesam' no processo de avaliação das alternativas no momento da compra, são a motivação e o conhecimento em relação ao produto. 'O modo como os consumidores avaliam as alternativas de compra depende de suas características pessoais e situações específicas da compra' (KOTLER, 2008, p.128).

- Decisão de Compra

'No estágio de avaliação, o consumidor classifica as marcas e forma intenções de compra' (KOTLER, 2008, p. 128). Após a avaliação das alternativas e formar uma intenção de compra, ainda sim, o consumidor pode ser muito influenciado pela figura de alguém que este julga ser importante.

Segundo KOTLER, ainda existem as 'situações inesperadas', que podem ocorrer, e mudar a decisão mesmo quando o cliente já tem uma opinião totalmente formada em relação à compra. Essas situações inesperadas pode ser à entrada da economia em crise, o depoimento negativo de um amigo sobre o produto que se pretende comprar, entre outros.

- Comportamento pós-compra

O comportamento pós-compra é a finalização de todo o processo. Ao contrário do que muitos pensam, quando o cliente está com o produto em casa, satisfeito ou não, é que se dá o fim do processo.

'O que determina se o comprador está satisfeito ou insatisfeito com a compra? A resposta está na relação entre as expectativas do consumidor e o desempenho percebido do produto. Se o produto não atende às expectativas, o consumidor fica desapontado; se atender às expectativas, ele fica satisfeito, e se ultrapassa as expectativas, ele fica encantado!' (KOTLER, 2008, p.128).

É por esse motivo que é necessário ter muito cuidado ao criar uma imagem de um serviço ou produto. Se agregarmos valores, que estes não possuem, certamente, quando o consumidor experimentar o produto ou serviço, ele irá se decepcionar. Isso é muito ruim, porque gera insatisfação e muitas vezes o afastamento do cliente.

Em relação a compra feita pela Internet,a expectativa que o consumidor cria, é muito maior. Isso acontece devido ao tempo de entrega. Esse fato pode ser uma arma, ou a destruição de todo o processo. Se o produto chegar no prazo, e corresponder a todas as informações que o site oferece, certamente teremos um cliente satisfeito e encantado com o produto.

3.3 - Vendas na Internet

'Avanços tecnológicos recentes criaram uma era digital. A ampla utilização da Internet e outras poderosas novas tecnologias, estão tendo um impacto drástico tanto nos compradores, quanto nas empresas que os atendem' (KOTLER, 2008, p. 444). Do início, até os dias atuais, as vendas através da Internet causaram um grande impacto, devido principalmente a inovação, comodidade e facilidade. Mas hoje, podemos dizer que o comercio eletrônico está começando a entrar em fase de maturação porque 'o grande estouro já aconteceu', ou seja, uma boa parte da população já conhece e é adepto a esse tipo de compra.

Segundo a Folha on line, em matéria publicada no dia 17 de março de 2009, compras pela Internet cresceram 30% em 2008. O diretor geral da E-bit, Pedro Guasti, disse em comunicado que apesar dos resultados de 2008 terem sido importantes, o comércio eletrônico deve crescer nos próximos anos, porém, de forma mais sutil.Mesmo assim a expectativa para 2009 é de um crescimento de 20% a 25%, finalizou Pedro Guasti.

3.4 - Mudanças de comportamento frente ao consumo na Internet

'O caminho percorrido pelo consumidor para culminar coma compra passa pelo processamento da informação, que é a forma como ele seleciona e combina a informação que recebe do meio externo àquela já retida em sua memória, utilizando-a para decidir pela compra ou não determinada pelo produto'. (KARSAKLIAN, 2008, p. 15)

Hoje somos bombardeados por uma gama de informações, principalmente na internet. Mas até o consumidor chegar a uma decisão de compra o caminho é bem mais complexo, e envolve uma série de coisas. Esse processo envolve o suprimento de necessidades, influências de pessoas próximas (ou não), informação em relação ao produto, a forma que ele é apresentado, preço... e tantos outros motivos que podem motivar a compra ou não.

'A complexidade do comportamento de compra, a multiplicidade e variedade dos fatores postos em jogo dificultam a tarefa dos pesquisadores' (KARSAKLIAN, 2008, p.173). Há algum tempo, a maioria das pessoas ao comprar um produto, procurava uma loja que houvesse 'credibilidade', confiavam na opinião do vendedor, e não questionavam a variedade. Hoje essa postura mudou bastante. Na maioria das vezes as pessoas pesquisam sobre o produto, tem fácil acesso às novidades tecnológicas. No mercado de eletroeletrônicos, as vendas através da internet têm crescido. Segundo o IBOPE, em 2007, cerca de 11,2% das pessoas decidem a compra desse tipo de produto através da internet. (fonte: Target Group Index Ano 6 e análise IBOPE Inteligência – Base Individual)

Está havendo uma forte mudança no comportamento do consumidor nesses últimos anos. Para muitos a internet ainda não é um meio confiável para fazer uma compra, mas ela vem ganhando espaço. Hoje existe uma infinidade de sites com a finalidade apenas de vender produtos. São grandes lojas virtuais, que atraem pela facilidade, inovação, promoção e variedade.

3.5 – Perfil do consumidor.com

O advento desse novo tipo de canal de consumo afetou em níveis diferentes grande parte da população mundial. Atualmente, com a facilidade de acesso, e para efetuar uma compra, podemos perceber que esse público aumentou, e muito. Em 2007 houve um crescimento de 76% no total de compras na web (Pesquisa e-commece tracking, veiculada no site e-bit). O aumento de usuários da Internet, e conseqüentemente, o de consumidores, modificou bastante o perfil desse consumidor. Segundo dados do site e-bit, em média, no ano de 2004, 60% dos consumidores.com, eram homens; Hoje a presença das mulheres ultrapassou a dos homens em volume nas compras on-line, tendo uma representação de 51% em 2008.

"As pesquisas mostram que 25% das mulheres entre 18 e 75 anos reduziram o tempo de leitura de revistas femininas e aumentaram o tempo gasto na blogosfera. Um dado interessante é que as blogueiras já superam os homens em países como França, Estados Unidos e Inglaterra" (pesquisa global tha female Web – 03/2009).

O público feminino está crescendo bastante. Devido a mudança de comportamento que vem acontecendo ao longo dos anos, as mulheres estão conquistando seu espaço. Um dos reflexos dessa mudança é o aumento da participação desse público nas compras on line, e mais, é muito interessante o intervalo entre as idades.Isso demonstra um vasto mercado que está sendo explorado.

Popularmente, as mulheres tem a fama de 'compradeiras'.Se essa é uma tendência natural, porque seria diferente na Internet? O advento desse publico tem sido bastante lucrativo para os comerciantes on line. 'No Brasil, alimentados pela crescente participação das mulheres, e-commerce deverá ultrapassar a marca de 15 milhões de consumidores no primeiro semestre de 2009' ( dados da 19º edição do relatório Webshoppers realizado pela empresa e-bit). Além disso segundo essa mesma pesquisa, esse volume se dá também a crescente participação da classe C nas compras on line, tendo um salto de 42% em 2008.

Houve também um crescimento no universo de internaltas com mais de 50 anos de idade, representando 19% dos consumidores em 2008. Devido a muito fatores, hoje as pessoas de meia idade possuem uma vida ativa e são clientes bastantes interessantes, porque na maioria das vezes estão com a vida estabilizada e possuem um poder de compra maior.

Devido ao acesso fácil, podemos observar que o perfil do consumidor.com está cada vez mais homogeneizado.

3.6 – O mercado.com

Ao longo dos anos houveram muitas mudanças no perfil do mercado.com. O aumento de lojas virtuais, a diversificação de produtos, a mudança no perfil do consumidor.com e a facilidade de aquisição, são alguns motivos que modificaram esse mercado. Uma mudança conseqüentemente vai trazendo a outra. Segundo pesquisas da e-bit, em 2004, CD's, DVD's e Vídeos eram líderes no ranking.Mas devido as muitas mudanças, esse segmento foi perdendo representatividade, e outros produtos com maior valor agregado como eletro eletrônicos, produtos ligados a saúde e beleza foi ganhando participação. Hoje a venda dos eletroeletrônicos perde apenas para os livros, e com pouca diferença.

O mercado.com, está cada vez mais promissor. Muitos clientes hoje até preferem comprar pela WEB, devido a todas as vantagens que esse novo meio oferece. A seguir pesquisa sobre o as vendas na Internet.

4.0 – Pesquisa

A fim de obter mais informações sobre esse tema, mensurar níveis de satisfação e investigar a participação dos produtos eletroeletrônicos no mercado on line, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória.

'Uma pesquisa qualitativa não é estruturada, no sentido de que as perguntas feitas são formuladas à medida que a pesquisa avança. Ela é por sua natureza, exploratória e baseada em amostras pequenas, ou pode utilizar técnicas qualitativas populares, como discussões em grupo, ou entrevista de profundidade' (MALHOTRA,2006, p.32).

Nesse caso a pesquisa exploratória foi escolhida, porque a e recente mudança nesse mercado gera uma séries de dúvidas e novas situações que precisam ser compreendidas.'Como sugere o nome, o objetivo das pesquisa exploratória é explorar ou examinar um problema ou situação, para proporcionar conhecimento e compreensão' (MALHOTRA, 2006, p.56)

Para que uma pessoa consuma pela Internet, é preciso que ela tenha acesso fácil a rede, mesmo que ela não tenha computador e Internet em casa. Por esse motivo, a pesquisa foi aplicada on line, em uma conversa através do MSN. As perguntas feitas foram:

- Você já efetuou alguma compra pela Internet?

- Caso sua resposta para a questão acima seja positiva, responda, compraria novamente? Porque?

- Já adquiriu algum eletro eletrônico através desse meio?

- Na sua opinião, quais as vantagens e desvantagens da compra pela Internet?

Através dessa pesquisa, foi possível observar que muitas pessoas que utilizam a Internet usam esse meio para comprar. Das pessoas que possuem essa prática, apenas uma pequena parte disse que não tornaria a efetuar compras (12%), alegando problemas como demora na entrega e dificuldade em realizar uma troca, devido a um pequeno defeito que o aparelho apresentava. A grande maioria (87,5%) disse que voltaria a comprar, principalmente pela praticidade, bons preços e condições de pagamentos.

Em relação à compra de eletroeletrônicos, 84% dos entrevistados já adquiriram produtos dessa categoria pela Internet.

As principais vantagens da compra on line, apontadas pelos entrevistados são: Comodidade, praticidade, preço e variedade de produtos. E as principais desvantagens dessa prática são: Possibilidade de fraude e clonagem de cartões, problemas com a entrega e a falta de confiabilidade de alguns sites.

5.0 - Estudo de Caso

A maioria das lojas virtuais possui uma infinidade de produtos. Os objetos de compra são procurados através de categoria, marca, modelo, entre outros atributos. Em alguns sites a ordem dessa busca quem faz é o internalta. Podemos observar que esse tipo de site possui uma infinidade de marcas e categorias, possui produtos para todos os gostos. Vamos utilizar como exemplo o site Submarino.com, que é uma grande loja virtual.

Do lado esquerdo da tela, temos um menu com as categorias, e ao centro os produtos ficam em exposição. Clicando em um produto, o site nos apresenta as possíveis formas de pagamento, mais fotos do produto, cálculo de tempo de entrega, entre outros. É interessante notar que a todo o momento o site destaca que o site é confiável.

O site também oferece mais informações sobre o produto.

E mostra a opinião de outras pessoas sobre o produto.

Ao efetuar a compra, o site oferece ainda atendimento on line para tirar possíveis dúvidas.

As lojas virtuais procuram fazer todo processo com maior clareza possível e passar a idéia de credibilidade e confiança, que é um dos principais fatores que ainda afasta alguns clientes em potenciais da aquisição de produtos pela Internet. Foi possível observar também que todo o processo é elaborado de maneira bem simples, para que o cliente não tenha dificuldade ao navegar.

6.0 – Conclusão

Através desse trabalho, foi possível observar o cenário atual do comercio eletrônico na Internet no mercado dos eletroeletrônicos. Baseado em dados utilizados durante o trabalho, é possível perceber que a busca por esse tipo de produto pela Internet cresceu muito, e certamente irá crescer ainda mais.

A velocidade que as informações circulam na rede nos impressiona. Tal característica impulsiona a venda de aparelhos, principalmente aqueles ligados a tecnologia e inovação. A Internet quebra barreiras de tempo e espaço. Isso proporciona a todas as pessoas que tem acesso, a utilização de seus benefícios. Uma prova disso é o aumento de consumidores on line no mundo. Com essa popularização, algumas coisas deixam de ser mito, o comportamento das pessoas muda, o medo da realização de uma compra diminui.

Nesse processo as lojas comuns se vêm diante de uma grande ameaça, o consumidor ganha uma 'liberdade' muito preciosa. Liberdade de navegar em qualquer espaço, comprar o que quiser e na hora que quiser, sem filas, ou estacionamento. É o 'mundo das facilidade', facilidade até no cartão. Diante disso as lojas físicas, também disponibilizam suas lojas virtuais. Tudo para não perder mercado, tudo para não perder o cliente.

Bibliografia

KOTLER , P. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2007

PINHO, J B. Publicidade e Vendas na Internet. 1 ed. São Paulo: Summus, 2000

KARSAKLIAN, E. Comportamento do Consumidor. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008

MALHOTRA, N. K. Introdução à Pesquisa de Marketing. 1º ed. São Paulo: Pearson, 2006

CÉSAR, N. Direção de Arte em Propaganda. 8º ed. Distrito Federal: Senac, 2006

Agradecimentos:

Agradeço a Deus, minha família, e ao meu orientador Robertson Mayrink.


Autor: Bárbara Elisabeth de Oliveira Celino


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