A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR
A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR
Profº Raul Enrique
Cuore Cuore
Resumo
A inclusão do aluno com necessidade especial na Escola regular é um dos maiores desafios impostos à educação neste principio de século. Estamos ainda dando os primeiros passos em direção à inclusão. Professores, pais, Escola e sociedade devem estar comprometidos com esta nova empreitada.
Palavras-chave:
Escola; Inclusão; Necessidade especial.
1 introdução
Atualmente observamos uma mobilização da Escola frente ao novo modelo escolar, que é a inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais nas salas de aula do ensino regular. Esse movimento obriga à Escola a refletir sobre princípios desse novo paradigma, que vai desde a convivência desses alunos num espaço comum, a re-estruturação do trabalho pedagógico da Escola como um todo e o investimento na infra-estrutura necessária.
Todos os indivíduos portadores de necessidades especiais devem ter garantido o seu direito de acesso e permanência no ensino regular, possibilitando, assim, uma vida independente e uma postura critica perante os fatos ocorridos no cotidiano.
Em contrapartida o aluno que não é portador de necessidade especial terá a oportunidade, desde cedo, de conviver com as diferenças e desta maneira aceitá-las e, sobretudo respeitá-las.
2
O PAPEL DO
PROFESSOR NESSA NOVA POSTURA DA ESCOLA
Apesar
de reconhecer a importância da inclusão, é necessário ressaltar que o que se
sabe sobre o tema é muito pouco, não podendo afirmar qual seriam suas
possibilidades e limitações e quais as melhores formas para viabilizar a sua
execução sem o risco de fracassos. Certamente no Brasil as experiências de
inclusão ainda são muito incipientes.
O
professor é, sem duvida, uma peça muito importante no conjunto que movimenta
todo o sistema educacional. Desta maneira é de suma importância que o docente
seja devidamente capacitado para receber este novo aluno que está chegando à
Escola dando-lhe as ferramentas necessárias para compreendê-lo e orientá-lo
devidamente.
Como
diz Padilha (2004) “juntar crianças em sala de aula não lhes garante o ensino,
não lhes garante Escola cumprindo o seu papel, não lhes garante aprendizagem e,
portanto, não lhes garante desenvolvimento”.
Os
conhecimentos dos diferentes tipos de necessidades especiais que os alunos
venham a portar terão que ser profundamente conhecidos pelo professor, a fim de
modificar (se assim se fizer necessário) os métodos pedagógicos usados em sala
de aula, como a metodologia para a explanação da aula e até o material adequado
para o seu desenvolvimento.
3
O PAPEL
DOS PAIS , DA ESCOLA e da sociedade
Tanto
os pais dos alunos portadores de necessidades especiais como os pais que não
possuem filhos nestas condições são responsáveis por promoverem esta
integração, que sem duvida alguma, trará para todos o aprendizado das
“diferenças” e do respeito com o qual se devem lidar com elas.
No
que diz respeito à Escola esta deve fornecer prontamente toda a estrutura
necessária para receber os alunos portadores de necessidades especiais, que vai
desde uma simples carteira escolar até a reforma nas instalações, não deixando
de lado a adaptação no aspecto pedagógico, o apoio multidisciplinar e o
treinamento constante dos professores.
A
sociedade como um todo atuará, mais do que nada como ente fiscalizador,
incentivando às Instituições que investem na inclusão dos portadores de
qualquer deficiência e reprovando aquelas que não o fazem.
4
Conclusão
Muitos
erros foram cometidos nestes poucos anos em que a experiência da inclusão tem
se colocado realmente em pratica. Muitos acertos também foram colhidos. O
verdadeiramente importante é termos a mente e o espírito abertos para podermos
aprender e, assim, oferecermos às pessoas com deficiência uma melhor qualidade
de vida é integração na sociedade.
O caminho não será fácil, porem é importante ressaltar que por primeira vez na historia o respeito às diferenças esta sendo de fato incentivado e que num futuro próximo o portador de deficiências especiais tomará seu lugar devido como cidadão.
5
referências
AMARAL, Lígia A. Conhecendo a Deficiência . São Paulo: Robe, 1995.
Autor: Profº Raul Cuore
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