EDUCAÇÃO E SAÚDE SOCIAL I



"Somos mentalmente sadios"? "Pode uma sociedade estar enferma"? Estas são as questões iniciais propostas por Erich Fromm em PSICANÁLISE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Segundo ele, o fato de milhões de criaturas praticarem os mesmos erros ou compartilharem dos mesmos vícios, não transformará erros em verdades, nem vícios em virtudes, e o fato de a maior parte das pessoas compartilhar a mesma enfermidade mental n ao as tornará sadias. Apenas é mais cômodo para tais indivíduos trocar a riqueza humana, a busca da felicidade autêntica, pela "segurança" de estar com a maioria. E a maioria é educada (ou adestrada?) para esse tipo de comportamento.

Aqui surgem duas questões da maior relevância: É para isto que serve a Educação? Para que deverá, afinal, a Educação servir?

A partir do que proclamam as teorias e as leis específicas, considerando a Educação como meio e processo destinado a possibilitar a realização plena do ser humano, conduzindo-o a uma situação de felicidade integral, chegamos, inevitavelmente, a uma contradição entre aquilo que se proclama e o que efetivamente se pratica. Com efeito,k no lugar da sociedade fraternalista de cidadãos conscientes e cooperantes, decorrente do que sugerem as metas legais ou teóricas, vemos, na realidade, um aglomerado de criaturas dominadas pelo egoísmo e pelo medo. Nela coexistem, em relação de domínio, uma multidão de deserdados, desanimados, desesperados e desinformados; uma camada intermediária de esperançosos mal informados, de bem informados de mau caráter, de contestadores inconseqüentes, e, pairando sobre os demais, o pequeno grupo de fruidores de todos os bens produzidos pelo trabalho da maioria.

Hoje, grandes sistemas a que se atribuem missões educacionais parecemvoltados fundamentalmente para a submissão ao todo-poderoso mercado e a eficiência no "cumprimento do dever", ou seja, para a manutenção deste estado de coisas que, em última análise, nega, deletéria e despudoradamente, o proclamado objetivo final da Educação. Difícil é determinar se tal degradação é causa ou consequência da enfermidade social que a todos nos aflige. Entretanto, cresce, cada vez mais, a consciência da necessidade de transformações rápidas e profundas para que se evitem ou se atenuem os resultados desastrosos dessa estranha contradição. E tais resultados já se podem verificar nas tragédias que se produzem e reproduzem com frequência assustadora nos meios de comunicação em geral.

As medidas capazes de solucionar os problemas decorrentes da crescente e contagiosa degeneração das relações humanas nos diversos agrupamentos populacionais queintegram (ou desintegram) a Sociedade na presente conjuntura não podem ser decididas por um só indivíduo ou por qualquer ajuntamento de "bem-dotados". Deverão ser descobertas e postas em prática, certamente, pelo conjunto de pessoas conscientes e dispostas a assumir o ônus do exercício da cidadania, indissoluvelmente ligadas ao exercício dos direitos a esta inerentes, com a participação efetiva de todos os segmentos deste conjunto.

Para a prática quotidiana de tais medidas pode ser um bom começo a busca e a divulgação incessante da verdade, de modo cooperativo, com as pessoas com quem partilhamos idéias e ideais, em quaisquer atos, fatos ou fenômenos, no conjunto ou em detalhes, onde quer que possamos encontrá-la., adotando-a como regra áurea para todas as nossas ações... Porquanto na VERDADE é que se fundamenta o exercício real da LIBERDADE, sem a qual a EDUCAÇÃO é impraticável em sua mais refinada essência: Educação como instrumento eficaz para a realização de toda pessoa e da pessoa toda, e para a construção de uma SOCIEDADE SADIA.


Autor: HELIO D'SANTOS


Artigos Relacionados


Educação Física E Qualidade De Vida

O Lúdico Como Forma De Ensino Em Matemática

Ação Planejar Na Educação

O Discurso / Mídia / Governo

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Educação Física Escolar

A Paz Como Realidade