DEUS QUER O MELHOR PARA NÓS



DEUS QUER O MELHOR PARA NÓS

 

Ao lermos o relato do envio dos doze espias para examinarem a terra de Canaã, em Números 13, descobrimos que Deus deu aquela ordem. Isto nos dá a impressão de que esta era a perfeita vontade de Deus.

 

Ao compararmos, porém, este texto com o relato de Deuteronômio 1 (que é uma espécie de explicação deste e de muitos outros relatos semelhantes) descobrimos que a idéia partiu primeiramente do povo e não de Deus. Vejamos.

 

“Eis aqui o Senhor teu Deus te deu esta terra diante de ti. sobe, possui-a como te falou o Senhor teu Deus de teus pais. Não temas, e não te assustes. Então todos vós vos chegastes a mim e dissestes. Mandemos homens diante de nós, para que nos espiem a terra, e nos dêem resposta, por que caminho devemos subir a ela, e a que cidade devemos ir”. (Deuteronômio 1.21,22)

 

Por onde vemos que Deus às vezes concorda conosco, concede o que pedimos, mas não dentro de sua vontade perfeita. Foi assim que ele deu maná ao povo e eles pediram codornizes! Foi assim que Deus lhes deu Sua presença constante e eles preferiram um templo suntuoso! Foi assim que Deus lhes deu Sua graça bendita e eles pediram uma Lei!

 

Veja como Deus encarou o pedido de um rei. Oséias 13.11 - Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.

 

E como encarou o pedido por uma Lei. Ezequiel 20.25 - Por isso também lhes dei estatutos que não eram bons, juízos pelos quais não haviam de viver.

 

Sobre o templo. Atos 17.24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Isaias 66.1 – Assim diz o Senhor. O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Atos 7.49 -  O céu é o meu trono,  e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? Diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?

 

É incrível como tantos se apegam a coisas triviais, banais, comuns, corriqueiras, vulgares e passageiras, esquecendo-se das que são grandiosas. divinas, majestosas, nobres e sublimes.

 

Qual era melhor?

 

A Lei ou a Graça?

 

Mandamentos ou a orientação direta de Deus?

 

Maná ou codornizes?

 

Teocracia ou monarquia humana?

 

Deus ou os ídolos?

 

A palavra de Deus ou as idéias dos homens?

Você sabe muito bem o que é melhor. Você sabe o que Deus prefere. Você sabe o que dará melhores resultados. O povo de Israel provavelmente também sabia, mas preferiu imitar os povos bárbaros e pagãos que o cercavam.

 

Amado, meça e pese com cuidado suas escolhas. Elas são cruciais, são decisivas em sua vida.

 

Ló escolheu as campinas bem regadas e bonitas, os regatos cristalinos, as paisagens frutíferas à sua frente, mas depois viu aquelas mesmas campinas serem crestadas pelo fogo e enxofre.

 

Esaú escolheu o prato de lentilhas, porque não estava consciente que o que lhe esperava era bem maior do que uma satisfação passageira.

 

Eva escolheu o fruto proibido e abriu a caixa de Pandora para imergir toda a humanidade na incerteza e dor.

 

Judas escolheu um império terreno que desmoronava, abandonando o Reino eterno do Messias.

 

Moisés escolheu sofrer com o povo de Deus do que ter as pompas do Egito.

 

Maria escolheu a melhor parte.

 

Quando lemos a Bíblia com um pouco mais de reverência e atenção descobrimos que muitos entendem as escolhas erradas de Israel como sendo escolhas boas e sábias, mas não é assim.

 

Josué chamou o povo a uma opção importantíssima, quando disse: “Escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Js 24.15.

 

Qual é a sua escolha?


Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


September, 11: Farenheit

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Na Vida...

Avis Rara

Não Deixe Esta Vida

Gata Mineira

Sombra & Luz