Universidade do Estado do Rio de Janeiro Inaugura Estação Meteorológica no seu Instituto Politécnico, Nova Friburgo, RJ



Nas últimas décadas um consenso internacional aponta para formação de cenários complicados para os ecossistemas naturais, no meio ambiente e para futuro da vida na Terra pela intensificação do aquecimento planetário. O aumento da ocorrência de alguns fenômenos atmosféricos, tanto em intensidade como em freqüência, tem alarmado as autoridades mundiais e, por conseguinte, levado as pessoas a acreditarem em cenários futuros que o planeta pode estar passando por um processo de mudança climática ocasionado, provavelmente, pelas interferências do Homem na natureza.

Diante de tais inquietações e da relevância do tema Meio Ambiente. Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro elaboraram um projeto dirigido a Fundação "Carlos Chagas Filho" de Apoio a Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ para financiamento e criação do Centro de Tecnologia em Meio Ambiente – CETEMA.

Dessa forma ações em auxilio a atividades de ensino, pesquisa e extensão, têm sido projetadas, a fim de complementar a uma ampla gama de aplicações de cunho climatológico, hidrológico e de pesquisas ambientais a serem executadas na região centro – norte fluminense.

Estação Meteorológica do Centro de Tecnologia em Meio Ambiente – CETEMA

Dentre as ações programadas para o CETEMA ressalta-se a montagem de uma Estação Meteorológica no Campus Regional de Nova Friburgo do Instituto Politécnico – IPRJ, em novembro de 2008, que nos tem permitido monitorar valores, para períodos de tempo de 15 minutos, horário e diário.

Considerada como um laboratório "ao ar livre", a Estação Meteorológica do CETEMA, é dotada de sensores que nos permiti o monitoramento continuado da temperatura e umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, chuva, pressão atmosférica e radiação global. Também são coletadas e armazenadas informações necessárias para verificação do funcionamento adequada da estação, como a voltagem da bateria de alimentação.

Um computador central alocado no Instituto Politécnico faz a coleta e arquiva os dados meteorológicos por ela coletados via transmissão remota utilizando-se de uma placa de modem. Por essa razão pode ser utilizada, como uma unidade independente e/ou integrada em uma rede de Estações interligadas a uma única Unidade receptora central. Esse procedimento é realizado automaticamente a cada 15 minutos, mesmo intervalo de atualização dos dados disponibilizados via Internet.

Os dados meteorológicos coletados serão de acesso livre ao público via Internet; através da homepage do Centro de Tecnologia do Meio Ambiente. Acessando o endereço eletrônico http://clima.iprj.uerj.br, o usuário automaticamente conduzido a um link onde deverá ser cadastrado ao sistema através do seu nome e senha. Só assim será permitido o acesso a pagina da estação meteorológica do CETEMA.

O usuário ainda terá a sua disposição no site, uma janela de AJUDA onde ao clicar sobre ela, terá acesso a alguns textos referentes a cada elemento meteorológico coletado, métodos utilizados para cálculo de médias diárias e etc. Terá também com opção complementar, desde que clique sobre as palavras destacadas pela cor azul, de ser remetido a um pequeno Glossário Meteorológico.

Se preferir, o usuário poderá também, acessar a página da Estação do CETEMA diretamente através do endereço da página do Instituto Politécnico - IPRJ: http://www.iprj.uerj.br


Autor: Ricardo Augusto Calheiros de Miranda


Artigos Relacionados


O Século Xxi

O Aquecimento Global E Suas Tempestades

A Morte Anunciada De Um Lóbulo

Você Já Parou Para Pensar Sobre O Aquecimento Global?

Pensamenteando...

O Chão

Raça Barbet