SOBRE GERENTES DE E-COMMERCE E MARKETING DIGITAL



Uma pesquisa feita recentemente pela Fundação Instituto de Administração da USP, a FIA, e publicada pela Folha de São Paulo, sobre as carreiras mais promissoras do futuro, o cargo de Gerente de E-commerce e Marketing Digital ficou em terceiro lugar. 

Quem é  esse profissional? Trabalhar em um mercado que no Brasil irá movimentar mais de 10 bilhões de reais em 2009, segundo dados da e-bit, é  um desafio. Todos os grandes varejistas, com exceção do Carrefour, e mais outros milhares de pequenos e médios, precisam de um profissional que mantenha o site no ar, faça ginásticas financeiras para acompanhar os preços dos concorrentes, interprete as métricas de navegação e ainda evite os fraudadores. 

Esse profissional precisa também entender os aspectos tecnológicos do seu negócio. Tem que saber conversar tão bem com a área de tecnologia quanto conversa com seus fornecedores de livros e DVDs. 

Além disso, há processos de estoques e logística envolvidos. Manutenção de estoques de segurança, controle de frotas e acompanhamento de pós-venda. A entrega no prazo ainda é o Calcanhar de Aquiles no comércio eletrônico. Se houver problemas na entrega de produtos, o atendimento será acionado e aumentam as chances do consumidor falar mal da loja em blogs e sites especializados, denegrindo sua imagem. 

Um Gerente de E-commerce e Marketing Digital precisa também estar atento ao que se fala de sua loja em redes sociais. Comunidades são formadas da noite para o dia para elogiar ou reclamar de produtos e serviços prestados. Orkut, Facebook, Twitter, são paradas obrigatórias para esses profissionais, quando chegam ao trabalho pela manhã. 

Saber fazer excelentes campanhas de SEM (Search Engine Marketing) e ter um site amigável aos buscadores, com um bom SEO (Search Engine Optimization), também são fatores de sucesso. 

São profissionais multidisciplinares. Profissionais que sabem de tudo um pouco: finanças, logística, estoques, marketing, usabilidade, métricas, atendimento, tecnologia, vendas, comportamento, mídia e (ufa!) ainda saber gerir uma equipe. 

Onde se formam esses profissionais atualmente? Não nas faculdades. As faculdades públicas estão engessadas na burocracia governamental, para fazerem alterações em suas grades. As faculdades particulares formam profissionais para mercados de trabalho mais abrangentes. As mais inovadoras já colocaram disciplinas de comércio eletrônico em suas grades, mas não de uma forma objetiva. Apenas para dizer que existe. 

Esses profissionais, atualmente são formados nas próprias empresas onde trabalham. Forjados em um ambiente altamente competitivo e recebendo bons salários, vis-a-vis a lei da oferta e da demanda.

Alguns poucos cursos livres estão oferecendo conhecimentos para formação e atualização de profissionais nesse setor. Cursos como o Curso E-commerce, são ações isoladas que identificaram a demanda na formação desses profissionais e estão investindo na produção de conhecimento dessa área. 

Acredito que em pouco tempo, assim como as profissões de Webdesigner e Webmaster, criadas recentemente com o surgimento da internet, se tornaram essenciais dentro das empresas, o mesmo acontecerá com o Gerente de E-commerce e Marketing Digital. Nenhuma empresa que queira usar a grande rede como canal de negócios, irá sobreviver sem um desses.


Autor: Mauricio Salvador


Artigos Relacionados


Cidade Linda

O Grande Circo De Brasília

A Nova Grife Da Kawasaki

Sos Natureza

Avis Rara

Lixo Do Luxo

Ao Vento