A evolução da Qualidade Total



Começando a falar do século anterior para entender o contexto da evolução da qualidade total. A gestão de qualidade era vista como um instrumento simples de controle nos procedimentos fabris, analisados por supervisores ou técnicos experientes com um básico monitoramento e verificação continua dos trabalhos. Naquela época os produtos eram insignificantes aos olhos técnicos, o foco da supervisão estava nos funcionários. A simplicidade em que os empresários tratavam o assunto da qualidade tornava seus conceitos falhos.
Muitas vezes os produtos eram lançados no mercado com kit manutenção quando surgiam as primeiras exigências dos consumidores, onde o próprio cliente consertava qualquer defeito, mesmo que fosse da fábrica. Além disso, havia a opção de ajuda em empresas técnicas, pois nem garantia as indústrias se preocupavam em oferecer aos clientes. O comércio se mantinha por causa do comodismo dos consumidores em inibir reivindicações. A cultura não permitia ainda requisitar melhorias no atendimento e na produção a ponto de tornar-se importante nos processos mercantis. Os inspetores, técnicos na área de qualidade não se concentravam em um departamento específico, isso mostra a importância mínima que a maioria das indústrias dava à qualidade total.
Devido conseqüências de perdas na guerra de 1941 o Japão se atentou a um problema: Focar qualidade total nos serviços e produtos. No entanto, eles foram os primeiros a implantar esse sistema com a coletividade de gerentes japoneses. As mudanças tiraram o Japão de um conceito negativo à sociedade. Além do fracasso durante a guerra os produtos japoneses eram assistidos como de baixa categoria. Inspirando então com esse fato negativo a aprofundarem no tema, gestão da qualidade total surgiu naquele país com um propósito. Tornar para a sociedade uma nova era – a era da "perfeição" e adotaram um dizer: deve-se fazer qualquer atividade de maneira certa na primeira vez, para que não haja uma segunda numa exigência maior e do mercado. E assim a evolução da gestão da qualidade total começou a se expandir. Percebe-se então que precisou um desequilíbrio no país para o Japão adotar novos projetos.
Mas como toda ação tem uma reação, EUA, fortemente em economia se incomodou com o inicio das idéias japonesas, perdendo consumidores e mercados, interferindo na balança comercial, importações e exportações, começaram a desenvolver novas estratégias. Além de seguir as trilhas japonesas enfatizaram o tema. Novas atitudes como implantação de um sistema mais rigoroso na qualidade dos produtos, capacitação dos profissionais, alteração no fluxo econômico mundial. Boas idéias e inovadoras, mas as medidas não acompanharam o desenvolvimento das pessoas e o objetivo dos EUA era atingir e provocar o Japão. Algumas empresas funcionaram bem, outras decepcionantes.
Hoje tanto EUA como Japão, apesar do momento tenso na economia, já se encontram em posição confortável no globo mercantil e concentra grande número de gurus da administração geral. Superpotências devem a gestão da qualidade total. Mas que um método, uma necessidade nas organizações. Os projetos são analisados com mais vigor, e as empresas não se contentam em fazer o básico e necessário, tem o papel de surpreender sua clientela em qualquer que seja o processo.
Na visão sistêmica os processos de qualidade total são englobados necessidades de todos os evolvidos a exemplo de funcionários, clientes fornecedores e sociedade.

Texto baseado na Revista HSM Management 3 julho-agosto 1997. Uma análise sobre a entrevista de Joseph M. Juran durante visita ao Japão.


Autor: Alessandra Lopes


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