Tecnologias Móveis



TECNOLOGIAS MÓVEIS

Rosilãna Aparecida Dias*

A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning.No Brasil, utiliza-se o termo 'aprendizagem com mobilidade'. A mobilidade caracteriza-se pelo uso de dispositivos móveis que, utilizando–se da convergência tecnológica disponibiliza comunicação e informação instantânea via texto, imagem, vídeo, além de recursos de gerenciamento, como agenda e notícias, por exemplo. Tudo isso via internet e web. Dentre os dispositivos móveis mais conhecidos está o celular. A telefonia móvel permite manter o estudante a distância conectado e em permanente contato com a instituição, podendo acessar os serviços de suportes, receber/enviar materiais e interagir com os colegas e professores.

Assim, uma das características marcantes dos dispositivos móveis é permitir que você os utilize enquanto se desloca de um lugar para outro. Dentre essas tecnologias podemos citar aquelas que trabalham off-lineIpod, mp3, câmera fotográfica etc – e aquelas que podem se conectar a uma rede sem fio (wireless) como o celular, o notebook, palm etc.

Essas tecnologias estão alterando nosso dia-a-dia e, sobretudo, nosso modo de pensar e ver o mundo. Podemos citar o GPS - Sistema de Posicionamento Global - pois muito mais que um mapa digital informa-nos o local em que nos encontramos, a distância até o local onde desejamos chegar, o caminho que devemos seguir e ainda o tempo que levaremos parapercorrer o trajeto! Tudo isso porque existem 29 satélites em volta do planeta terra calculando essas informações o tempo todo.

Tendo em vista o cenário de mobilidade, podemos apontar alguns fatores inovadores quanto ao uso de dispositivos móveis no processo educacional:

·melhorar os recursos para o aprendizado, que poderá contar com um dispositivo para execução de tarefas, anotação de idéias, consulta de informações via internet, registros digitais e outras funcionalidades;

·prover acesso aos conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento;

·aumentar as possibilidades de acesso a conteúdos, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição;

·expandir as estratégias de aprendizado disponíveis, através de novas tecnologias que dão suporte tanto à aprendizagem formal como à informal;

·fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino, utilizando os recursos de computação e de mobilidade.

Obviamente temos também fatores limitadores em relação às tecnologias móveis e podemos citar:

·Limitações tecnológicas: tela pequena; baixa resolução; processamento lento; baixa capacidade de armazenamento; incompatibilidade entre plataformas.

·Limitações pedagógicas: espaço de visualização restrito, dispersividade da atenção, comprometimento da memória visual, baixa resolução dificulta a compreensão, fragmentação de conteúdos.

Mas, a despeito dessas limitações, podemos perceber mais fatores positivos que negativos em relação ao uso das tecnologias móveis seja no cotidiano seja no ambiente escolar. Aliás, outro conceito do cenário altamente tecnológico do tempo presente relaciona-se à ubiqüidade: estar em toda parte ao mesmo tempo; onipresente. Ou seja, a ubiqüidade resulta da integração dos sistemas e informações que esses processam. Assim, os dispositivos móveis geram a mobilidade e estes, por sua vez, permitem a ubiqüidade.

Podemos perceber que as TICs romperam para sempre com o conceito de espaço fixo e também de tempo. A mobilidade nos permite ver e informar o tempo todo e a todos. "Nosso desafio é descobrir como usar as tecnologias móveis para fazer com que o estudo seja tão parte do dia-a-dia que sequer seja percebido como estudo" (DUARTE, 2008).

Para refletir:

1) Sob o contexto das novas práticas culturais proporcionadas pela mobilidade, que possibilidades você consegue imaginar a respeito do agora e do futuro de sua prática pedagógica?

2) Que contribuições a mobilidade dos computadores portáteis poderá trazer à aprendizagem dos professores? E dos alunos?

Para esse texto consultamos:

DUARTE, Rosália. Aprendizagem e interatividade em ambientes digitais.Porto Alegre: Anais ENDIPE, 2008.


* Professora da Faculdade Metodista Granbery. Professora Pesquisadora do Núcleo de Educação a Distância da UFJF.


Autor: Rosilana Dias


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