A Atuação da Secretária em Projetos Sociais



O crescimento do Terceiro Setor no Brasil vem se acentuando ao longo dos anos, com o surgimento de institutos, organizações não governamentais (ONG), fundações e outras instituições. Dentre os diversos serviços prestados por tais entidades destaca-se o Voluntariado.

Organizações empresariais estão se comprometendo em realizar ações de cidadania, solidariedade, responsabilidade social e inclusão econômica e social em favor dos interesses da comunidade.Essas ações trazem benefícios financeiros às empresas, visto que sua imagem é fortalecida, seus produtos são adquiridos pelos consumidores e sua marca é fortemente valorizadano mercado. Uma organização que procura promover melhoria na qualidade de vida das pessoas, seja através de doações ou projetos de assistência social, ambiental, educacional certamente é reconhecida.

Em virtude desses fatores, as empresas estão cada vez mais implementando ações de responsabilidade social, bem como incentivando e estimulando a participação de seus colaboradores em projetos de voluntariado e a secretária tem mostrado interesse em fazer parte desses trabalhos. Muitas delas, inclusive, estão à frente desses projetos, participando ativamente dos comitês e cooperando em todas as etapas.

O gestor de um projeto de voluntariado deve ter habilidade no trabalho em equipe, resiliência para enfrentar possíveis problemas que possam surgir no decorrer das etapas de implementação e execução do projeto, capacidade de liderança, habilidade no relacionamento interpessoal e principalmente deve estar comprometido com os objetivos do programa. A secretária possui todas essas qualificações, além da criatividade, iniciativa e sensibilidade ao lidar com o próximo. Por isso, é muito valiosa e enriquecedora a sua participação nessas ações sociais.

Há muitos projetos que podem ser implementados dentro de uma organização: culturais, ambientais, artísticos, de reciclagem, de consultorias a assuntos diversos, de orientações sobre nutrição, saúde, de alfabetização e educação, etc., inclusive projetos de inclusão social como o programa de contratação de aprendizes ou de portadores de necessidades especiais, mesmo levando-se em conta, neste último caso, que a empresa esteja cumprindo uma determinação legal.

Nos trabalhos de voluntariado nas organizações empresariais constata-se a satisfação dos colaboradores e o prazer pelos trabalhos que estão realizando. A vontade e a disposição da secretária em participar de um projeto de voluntariado é tão expressiva que, nos casos em que a empresa não permite que os participantes disponibilizem algumas horas de trabalho para o desenvolvimento do projeto, ela se predispõe a se dedicar ao programa após o horário do expediente.

No projeto de inclusão social em parceria com centros educacionais, especificamente na contratação de jovens aprendizes, a secretária tem um papel fundamental. Em muitos casos, esses jovens contratados, sem qualquer experiência profissional, estão subordinados às secretárias e cabe a elas a instrução e adequação do aprendiz às normas da empresa, a devida orientação e supervisão das tarefas que irão desempenhar e o incentivo e estímulo no trabalho em equipe.

A fase crucial de um projeto de voluntariado ou de inclusão social é a sua descontinuidade, seja por falta de recursos, de mão-de-obra, ou por falta de interesse da organização em levar adiante o programa. Porém, mesmo durante a fase de execução do projeto ou ao seu término a secretária certamente contabilizará vantagens pela sua participação, seja por meio do aprendizado e aprimoramento das suas habilidades de gestão e liderança, pelo convívio mais intenso com colaboradores de outras áreas ou pela consciência do importante papel de cidadã que está realizando, além do reconhecimento obtido por sua atuação, dedicação e comprometimento com a empresa e com o desenvolvimento social.

Por Ligia Ribeiro


Autor: Ligia Ribeiro


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