Cantoterapia



Cantoterapia

Cantoterapia trabalha a voz cantada, com exercícios vocais buscando na arte de cantar equilíbrio entre mente e corpo.Apesar de muito antigo, podemos dizer que a frase "Quem canta seus males espanta" nunca caiu tão bem, em se tratando de terapia complementar.

De todas as artes, a música , quando expressa através do canto, é a que mais atua no interior da emoção humana e melhor se comunica com o hemisfério direito do nosso cérebro, que é o responsável pela emoção, pelos sonhos, novas idéias, criações e responsável direto por nosso estado de alegria ou tristeza. Quem não utiliza seu hemisfério direito do cérebro não libera endorfinas e não é feliz. Durante grande parte de nossas vidas buscamos cultivar somente as aptidões do hemisfério esquerdo que é verbal, racional, pontual e com isto, a outra metade do nosso cérebro , hemisfério direito, não é desenvolvida ou desenvolve-se muito pouco em nosso viver.

É uma modalidade transpessoal, intuitiva, subjetiva, holística, atenta às relações entre as partes como um todo, e independente do tempo, sua força e versatilidade se faz presente a todo momento desenvolvendo equilíbrio emocional, intelecto e carisma pessoal.

O Homem se fascina pelos sons da natureza e ser ouvido e ouvir a própria voz é uma maneira de se colocar de forma prazerosa no mundo ... e mais ainda ... quando cantamos usamos a emoção e as aptidões do hemisfério direito do nosso cérebro... e com a nova atividade do canto criamos novas idéias, e um novo estado de alegria em nós mesmos ao sintonizar de forma tão harmoniosa e prazerosa com o Universo que vivemos. A voz revela a identidade, o caráter, a verdade de um indivíduo. Está ligada diretamente ao emocional, a sua história.

É comum encontrarmos pessoas com afonias nervosas, perda parcial ou total da voz ligadas a problemas emocionais, depressões, perdas, solidão, etc...

A voz retrata o emocional e quando a pessoa está em desequilíbrio, sua voz mostrará isto. Através do canto, relaxamento e respiração é possível recuperar a voz e o indivíduo como um todo. É possível também atingir uma maior tranqüilidade, auto-controle, melhor estado de saúde, a partir do momento em que o canto se torna constante em nosso dia-a-dia. Voz e Canto, nos integram neste universo de som, luz e energia do qual fazemos parte.


Autor: Marcos Esper


Artigos Relacionados


Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor

A Acupuntura Na Dor Lombar

A Química Das Emoções

Grande Índio

Seriam Eles Os Lunáticos?

A Dor Que Cura

Analisando A Vida