Graduação em Serviço Social por métodos de ensino à distância: Corresponderá as necessidades humanas?
Tomando por referência o Decreto nº 5622 de 19/12/2005, que autoriza a educação à distância, realizamos algumas reflexões no sentido de entender o que acontece com a qualidade do ensino superior à distância. Sabe-se que a maioria da população brasileira não tem acesso ao cursos universitários, por outro lado vive-se em um mundo globalizado e de muitas tecnologias com exigência de qualificação profissional da massa de trabalhadores, esta é uma condição para participar da concorrência a uma vaga no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal. Se por um lado qualificação, tempo e falta de recursos financeiros, podem ser justificativas para se procurar um curso as distâncias, Por outro lado há necessidade de questionarmos a qualidade na formação dos futuros profissionais, sendo autorizados pelo ministério da Educação e Cultura (MEC). Segundo as diretrizes colocadas pelo MEC para funcionamento do curso de Serviço Social , e o currículo mínimo estabelecido pela ABEPSS, deve-se desenvolver entre outras habilidades a capacidade de pesquisar, analisar dados e informações e a realidade, criar propostas, estratégias e planejar ações mediante análise crítica. Debate, contato direto com professores e alunos, são necessários e fundamentais para crescimento, desenvolvimento do pensamento crítico e formação profissional. Será que o distanciamento do professor da sala de aula é uma alternativa didática pedagógica eficiente para formação, ou será que estamos tratando a formação profissional de nível superior apenas como um curso técnico? Concluindo, acredita-se que o processo didático e pedagógico construído no período de quatro anos se torna indispensável, é um compromisso assumido pelo aluno e pelo discente, para alcançar qualidade nos serviços prestados a sociedade.
Autor: Márcia Fortes
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