DIÁRIO DE 'CHE GUEVARA'



Vamos trabalha com um dos mais famosos personagens do mundo: Enesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi famoso revolucionário socialista do século XX. Argentino, nasceu na cidade do Rosário em 14 de junho de 1928. Nasceu numa família de boas condições sociais. Desde a infância sofreu comasmas e por recomendações medica se mudou para outras regiões da Argentina. Na adolescência foi incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca, foi nesta fase que entrou em contato com a literatura socialista (Marx, Engels e Lênin).

Como os negócios da família não estava muito bem, Che resolve trabalhar ainda com 14 anos de idade, sem larga os estudos, consegui um emprego na câmera próxima a cidade de Córdoba; logo após Che Guevara começa a cursar medicina.Consegui nesta época um emprego em uma tipografia. Fazia também trabalho voluntário numa instituição de pesquisa sexuais com o final da segunda Guerra Mundial começaram os movimentos estudantis de protesto contra o governo argentino de Domingos Perón.

E em 1951, na companhia do amigo Alberto Granado, Che inicia uma viagem de motocicleta para conhecer a situação política, social e econômica da América Latina; visitou várias regiões carentes como, por exemplo, minas e cobre, povoados indígenas e leprosários. Ficou impressionado com a miséria e as péssimas condições de vida das camadas mais pobres da sociedade.

No ano e 1953, formo-se em medicina e retornou para a Argentina; porém passou a dedicar ao mundo da política neste mesmo ano, fez uma nova viagem pela Bolívia, Peru, Panamá, Colômbia, Equador, Costa Rica, El salvador e Guatemala.

Após a viagem, conheceu Hilda Gadea e com ela teve a primeira filha Hildita. Em 1954 conheceu no México Raul Castro e logo após o irmão Fidel Castro. Entrou para o movimento revolucionário e Castro que se instalou na região de Sierra Maestra; cujo objtivo era derrubar o governo de Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos, e Implantar o socialismo na ilha.

Com a vitória revolucionaria em 1959 e a implantação do socialismo em Cuba, Che Guevara tornou-se membro do governo cubano, exercendo a função de embaixador, presidente do Banco Nacional e Ministro da indústria. Che visita o Brasil em 1961 e é condecorado pelo presidente Jânio Quadro, como a ordem nacional do Cruzeiro do Sul. Che acreditava que a revolução socialista deveria ser levada para todos os paises.

E em meio ao processo revolucionário, no campo de batalhas foi onde Che passou a maior parte da sua vida e onde levou o fim de sua vida; pois no dia 8 de outubro e 1967 Che realizou a batalha final, sendo encurralado e recebendo vários tiros antes de ser capturado. Sentado com as costas apoiada, olhando no chefe da companhia que havia o capturado, o capitão Gary Prado, o qual descarregou uma metralhadora sobre Che. Calou-se uma das mais fortes vozes que existiu no mundo, naquele momento morria o homem Ernesto e "Che Guevara" nascia o mito Che. Suas ideias inspiraram vários movimentos de esquerda; na França, no movimento contra o conservadorismo, nos Estados Unidos na guerra contra o Vietnam, na África e em todo o mundo. O movimento Che esta vivo e presente em bandeiras, faixas, camisetas e nos corações e mentes dos revolucionários.


Autor: DHIOGO JOSÉ CAETANO


Artigos Relacionados


AnÁlise Do Filme: Morango E Chocolate

RevoluÇÕes Na AmÉrica Latina

O Dia Internacional Da Mulher

A Evolução Da Telefonia Celular

Lixo Importado / OctÁvio Guerra

Os Heróis De Dunfermline

Cavalhadas