Em matéria de luxo, cada um na sua



Eu estava precisando de uma deixa para escrever este texto e consegui ontem à noite no Programa Saia Justa, da GNT. A pergunta era: - Se você tiver que defender uma causa na moda, que bandeira você levantaria? E a apresentadora âncora Mônica Waldvogel respondeu: - Eu socializaria o luxo. Todo mundo teria direito a ele. Fiquei pensando em como seria isto e cheguei à conclusão de que o luxo simplesmente deixaria de ter o seu papel que é o de diferenciar algo pelo valor, requinte e beleza. Imaginem que seria impossível orientar as pessoas a usarem adequadamente e, sem cultura de luxo, tornariam tudo banal. É o que vemos no uso das peças de marcas falsificadas, no excesso de pedrarias em roupas de malha e assim vai.

A cultura do luxo remonta do início da humanidade, quando as pessoas acreditavam que presenteando deuses e deusas com objetos e construções luxuosas, alcançariam a luz para os seus desejos e necessidades. O objetivo era transcender, se aproximar do divino, do superior. Nos dias atuais, o luxo propriamente dito, exerce um papel semelhante quando projetamos uma imagem de realização pessoal ao fazermos parte de um grupo de poucos, com acesso à grandiosidade de uma obra, uma marca de roupa, uma jóia ou um carro, mas está longe de nos aproximarmos de qualquer poder superior espiritual, o que acredito ser muito valioso.

Acredito também que o luxo se relativizou e o que é luxo para Paris Hilton, para muitas pessoas é uma extravagância desnecessária e nada prazerosa. As diferenças sociais e culturais sempre existirão e estas são riquezas quando as compreendemos e preservamos. Discordo das diferenças que submetem pessoas a privações, estas deveriam ser extintas já.

Mas tem alguns luxos que eu gostaria de democratizar. Sim, eu colocaria Orquestras Sinfônicas em majestos palcos ao ar livre, nos finais de tarde, para que a população, depois do dia intenso de trabalho, ouvisse as maiores composições da história da música mundial a caminho de casa. Isto seria um luxo!!!

O poder da imaginação é um luxo e da inteligência também. Em meus relacionamentos com profissionais de turismo, conheci alguns que tinham tanto conhecimento dos destinos do mundo que qualquer pessoa poderia jurar que eles já estiveram lá, e por diversas vezes. A segurança com que passavam as informações e detalhes como "aproveite para experimentar um Irish Coffee na esquina X de Londres. O pub é demais, um verdadeiro point londrino". Estas pessoas utilizavam sabiamente a luxuosa capacidade do nosso cérebro, o que é muito raro, por isto, sagacidade e lucidez são artigos de luxo, pois poucos perseguem estes crescimentos.

Enquanto o luxo estiver associado à geração de empregos, responsabilidade ambiental e social, bravo!!! Um homem rico e despojado como Bill Gates, que veste jeans e camisetas de marcas desconhecidas, desvinculando o luxo do dinheiro, nos ensina que a autenticidade é muito importante. Agora, vamos combinar que comemorar aniversário de cachorro com cobertura de colunistas sociais é muito out.

Eu tinha um sonho de infância. Colher morangos numa grande plantação, como nas histórias em quadrinhos que eu lia aos sete, oito anos. Um dia realizei. Seguíamos por uma estrada no interior do Rio Grande do Sul, meu pai, minha mãe e eu, já adulta com mais de trinta anos, quando vi reluzentes morangos vermelhos. Fiz uma gritaria e meu pai me levou até lá. Pedi para colher e deixaram. Colhi nada menos do que cinco quilos. É muito morango!!! A realização deste feito foi para mim um grande luxo, assim como sentir a brisa do mar de Santa Catarina, aqui em Balneário Camboriú, enquanto escrevo este artigo. Continuarei apostando neste conceito de luxo, valorizando as griffes sem persegui-las como sinônimo de felicidade, e aproveitando luxuosamente os lençóis macios e cheirosos e as autênticas sfihas no simpático libanês do Restaurante Fares. E a vida segue, repleta de oportunidades para você ignorar e outras para você aproveitar, renovando seus momentos de felicidade, a seu modo, estilo e convicções. É o poder da escolha. Isto é um luxo!!!

Elis Rejane Busanello


Autor: Elis Rejane Busanello


Artigos Relacionados


As 14

A Explicação Para Os Sonhos

Personal Trainer: Luxo Ou Necessidade

O Cartão 'di Grátis'

Crer Ou Não Crer, Eis A Questão

Pasma Imaginação

A Perspectiva Construtivista De Ensino