AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES



Dhiogo Jose Caetano

Graduando da UEG-Universidade Estadual de Goiás

Palavras-Chave: Evolução, Civilizações, Paleolítico, Homem, Macaco, Feminina,

Cérebro, Anos e Técnicas.

Holdas e Aldeias dos Homens

Nesta época se destaca a primeira civilização, onde considera os homens das pedras em primeiro lugar, ou seja, fazendo comentários sobre os Homo-Sapiens dizendo que é habilis e erectus.

Os Sapiens surgiu à cerca de trinta milhões de anos. Pequenos primatas que se chamava Aegyptopithecus; eles eram diferentes dos macacos. Outra família surgia na África, os Homínidas que era precursor dos Home-Sapiens os quais passaram por várias adaptações.

Os Homo-Habilis por ter uma posição ereta, fazer ferramentas e abrigos era considerado homo; mas não atribuindo como Homo-Erectus que dominou o fogo, pois sugiramhá dois milhões de anos e esta fase são particular entre si. Logo apareceram várias diferenças entre eles e os animais, pois já tinha córtex que tinha o peso e o volume relacionado com o "cérebro reptiliano". Também sofreram mudanças genéticas, ou seja, mutações onde adotaram 46 cromossomos ao contrario dos macacos que possuía 48 e assim conseguiram povoar os cincos continentes.

O Paleolítico Superior

Não há abundancia de documento, mas é um período que vem retratando o modo de vida em sociedade e há descoberta e dominação do fogo, o qual era utilizado como um instrumento de defesa. O paleolítico é conhecido pela a arte e desenhar nas paredes onde utilizava a figura feminina como divindades, não sendo só pintadas, mas construía também estátuas de pedra e ossos. Esta ideia dominava a imaginação, permitindo o uso e novas técnicas e o avanço no domínio da natureza.

A Revolução Neolítica

Destaca a agricultura e a domesticação dos animais a invenção à cerâmica, onde surgindo mais rápido no Egito, próximo ao oriente. O neolítico vem se revolucionar em uma área privilegiada por um solo e clima denominado "crescimento fértil" mas havia um crescimento fértil que cobria o vasto Nilo próximo do oriente médio; havendo dois centros de criação e difusão do paleolítico ou neolítico, aumentando as dividas sobre as crenças num imaginário de divindades. Surgi também o papel da família, do casamento que era considerado uma pratica com fins e reprodução. O neolítico favoreceu para o aquecimento das necessidades biológicas havendo um grande avanço na força produtiva criando assim novas técnicas, desencadeando a busca pelo domínio sobre grandes territórios.

Problemas de Gênese

Foi a luta incessante entre vários grupos, como os despóticos, Amotólia, Mitanni e outros. Cada um estava atrás dos seus objetivos de obter a terra fértil, ou seja, a Babilônia.

A Estrutura Despótica

Eles eram conhecidos por sua força monárquica; o rei tinha uma autoridade absoluta sob a comunidade, utilizavam qualquer meio de produção pois eles exploravam os camponeses, onde fazia intervenções econômicas e autoridade estatal onde explorava e dirigia e ao mesmo tempo.

O estado despótico nasceu ao longo à coletividade rurais do neolítico e assim ficaram com o controle das terras assim controlavam e explorava.

O Avanço de Uma Racionalidade Novo

Corresponde a multiplicação as invenções onde exaltava a criatividade das civilizações, destacando os materiais utilizados que era a cobre e o bronze; logo com a introdução do calendário permitiu um domínio preciso sobre o tempo, podendo controlar e avaliar o enquadramento temporal, a escrita também surgia mais cedo na região sumeriana do que no Egito.

O Indos - Europeus: Uma Dinâmica Histórica

Eram divididos em dois grupos que foram muito importantes para o inicio da era do metal, ou seja, um povo que utilizava a agricultura e a criação de gado, mais praticamente a metalurgia do cobre.

Uma Diferenciação Social Original

Podemos notar a diferenciação da sociedade neolítica; poisneste período começa a utilizar de carros atrelados em cavalos,os quais pouco a pouco dominaram os sacerdotes e chefes guerreiros. As fases de evolução ocorreram através do longo milênio, graças a migração, que se deslocava através de um movimento sucessivo separado por séculos. A língua utilizada pelos grupos era euscaros-caucásicas o idioma dos grupos fino-úgrico.

O tempo absoluto existe graça ao desenvolvimento das medidas radioctivas usadas como técnicas que variava conforme o clima, permitindo a comparação entre uma cultura e outra. A escala do clima pode ser verificada através dos restos de animais ou fosseis que foram desenterrados e estavam em regiões de clima frio.

A Evolução Pleistocénica

Podemos percebe através do desaparecimento de animais que ao longo do tempo separaram dos primeiros antropinos do homem atual. Os antropianos afirmar a seguinte justificava de que o homem e os macacos são a evolução mais próxima; pois da evolução do macaco tenhamos passado para Homo-Sapiens logo após Australontropes que possuía forma mais ereta e sucessivamente até chegar nos homens atual.

Os Antropianos Até a Vulgarização da Metalurgia

Neste período percebe-se a utilização de pedras constituindo o mais claro dos testemunhos de vários períodos. O paleolítico antigo é uma fase onde utilizava ossos lascados, no paleolítico médio fase onde começava o aperfeiçoamento das técnicas e produção de objetos de madeira e outros meios naturais.

Mesolítico e Neolítico neste período destaca o aperfeiçoamento de técnicas de produção de utensílio, fase da evolução do homem e das suas ferramentas.

A economia de produção era a caça, pesca, apanho dos pequenos animais e das plantas selvagens onde nasce à cerâmica e a metalurgia e o desenvolvimento da escrita. Junto com o desenvolvimento nasce a técnica de consumo; com a utilização do fogo veio à intervenção na fabrica de vestiário, passando pra uma economia de produção isto só ocorreu devido à vida humana durante centenas de milênios.

A Evolução Cultural

O processo de evolução cultural só apareceu através da evolução de técnicas e inovações onde enquadra a escala quartenaria, mas mesmo assim o cérebro dos Antropianos era menos desenvolvido o que o nosso; o único homem que era certamente tão inteligente como nós era os homens Cromagnom.

Mas afinal dentro deste contexto por maior que seja; com vários ancestrais, notamos que os Homos - Sapiens Continuam prevalecendo como o principio e o fim, pois sem o inicio não chegaríamos ao desenvolvimento e o conhecimento da nossa sociedade atual.


Autor: DHIOGO JOSÉ CAETANO


Artigos Relacionados


Progresso

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos

Educação Física E Qualidade De Vida

Da Poética Libertadora

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

Cromatografia Líquida De Alta Eficiência (hplc)

O Discurso / Mídia / Governo