O COMÉRCIO NA INTERNET



Resumo: O comércio eletrônico ou e-commerce é o ato de vender e comprar através da internet, também podemos fazer propagandas, marketing, entre outras atividades. As transações comerciais pela Web crescer progressivamente a cada ano, em 2007 chegando a vender 6,40 bilhões de dólares, o que preocupa muito os empresários fixos. Esse crescimento de vendas é devido a facilidade de realizar essa transação, o conforto de não ter que sair de casa, o fato das ofertas estarem no “ar” durante 24 horas, e também por serem geralmente mais baratas do que nas lojas fixas nas cidades. Palavras Chaves: E-commerce, Internet, Segurança

1.INTRODUÇÃO

O Comércio Eletrônico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual pode ser definido como um conjunto de transações comerciais, ou seja, processo de compra e venda através da INTERNET, entre diferentes ramos comerciais, produtos físicos ou virtuais e também serviços. Podemos afirmar também que á um processo comercial feito especialmente através de um equipamento eletrônico, como um computador.

Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos, ainda envolvem propagandas, vendas, suporte, marketing e vendas.

2.O E-COMMERCE NO MUNDO

Todos os profissionais do "Mundo Virtual" vivem a expectativa do comercio eletrônico manter seu crescimento constante, devido à internet ter mudado todas as formas de comunicação entre as pessoas.

O processo de transformação dos internautas em consumidores on-line ocorre a um ritmo distinto em cada país dependendo de variáveis diversas como, por exemplo: nível educacional da população, renda familiar, grau de segurança, desenvolvimento das empresas, etc. O fato concreto indicado pelos dados e pesquisas é que o percentual dos usuários da internet aumente progressivamente em todos os países, o Brasil hoje é sexto país com maior número de pessoas ligadas pelas internet, num total de 50.000.000 de usuários, ranking que é liderado pela China que possui um total de 253.000.000 de usuários.

Com a internet cada vez mais banal nos lares do mundo todo, as vendas virtuais tendem a crescer cada vez mais, em 2001 foi vendido 0,54 bilhão através desse mecanismo, em 2005 2,50 bilhões e em 2007 o faturamento foi de 6,40 bilhões de dólares, e a tendência é crescer ainda mais nos anos seguintes.

3.MODALIDADES DO COMERCIO ELETRONICO

3.1Administration to Consumer (A2C): é o modelo onde a transação envolve o consumidor e a iniciativa privada. Todo tipo de serviços consumidor/realizados pelos consumidores através do setor público, se encontram nesse grupo. Ex.: Pagamento de impostos via Web;

3.2B2A ou Transação de Empresas privadas com empresas públicas: conceitos de modernização, qualidade e transparência dos serviços públicos. Ex.: Compras públicas;

3.3Business to Business (B2B): comércio praticado por fornecedores e empresariais, ou seja, de empresa para empresa;

3.4Business to Consumer (B2C): é comércio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final sem objetivo comercial;

3.5Consumer to Consumer (C2C): comércio eletrônico entre usuários particulares da internet. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, sem intermediários;

3.6Government to Business (G2C): negócios entre governo e empresas, por exemplo as compras pelo Estado através da internet por meio de licitações.

Em qualquer modalidade do comércio eletrônico, o processo será sempre on-line, ou seja, através da internet.

4.MODELO INTEGRADO DO COMERCIO ELETRONICO

4.1. Políticas e Regras Públicas: diz respeito aos aspectos legais de regulamentação dos setores e mercados e das normas oficiais;

4.2. Políticas e Padrões Técnicos: estão relacionados com os aspectos de padronização para a compatibilização dos componentes do ambiente técnico, políticas de tratamento e comunicação de informações;

4.3. Infovia Pública: É a rede formada tanto pela rede mundial Internet como pelos serviços on-line que tenham ligações com esta, sendo que a ênfase é no acesso livre e de baixo custo, e na integração entre os vários ambientes sem nenhuma restrição, incluindo desde os terminais mais simples de acesso até meios de comunicação mais sofisticados para grandes volumes de informações.

4.4. Aplicações e Serviços Genéricos: são aqueles oferecidos pelo ambiente, através dos seus provedores, serviços on-line e fornecedores, disponíveis a todos, tais como correio eletrônico, transferência de arquivos, salas virtuais, algoritimos e software de criptografia;

4.5. Aplicações de Comércio Eletrônico: São aquelas desenvolvidas com base nas camadas anteriores e que atendam as necessidades de uma organização ou grupo delas, tais como home banking.

5.SEGURANÇA NO SITE DE E-COMMERCE

Existem várias técnicas de segurança utilizadas pelos sites de e-commerce, porém a que mais é usada é a criptografiados dados, que embaralham os mesmos quando começam a ser enviados e desembaralham ao chegar ao destino correto.

Os sistemas de criptografia fornecem um elevado nível de confiança, integridade e autenticidade à informação que está circulando pela Internet. Através da criptografia, apesar das informações trafegarem em via pública, existe privacidade às mensagens e aos dados armazenados, à medida que são incompreensíveis para quem não tem acesso à chave criptográfica.


Autor: Geraldo Farias


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