Ética ou Caráter?



Ética ou Caráter?

Fala-se muito em ética, é ética na política, nas relações pessoais, no trabalho, nas empresas. Tamanha é a preocupação com “aparentar ser” que toda empresa possui um “código de ética e conduta”, mesmo que este seja copiado de outros, ela produz o livreto com uma linda capa, realiza um grande evento para seu lançamento na empresa e o coloca rapidamente em seu site.

Esquecem-se que não adianta impor algo se o exemplo não vier de cima, imaginemos hoje se o senado possuir um código de ética, quão desmoralizado estaria este documento?

Eu não havia refletido muito sobre o assunto, achava natural o modismo dos códigos de ética mas, quando li a frase atribuída a Oscar Wilde – “Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter”

Tudo pareceu muito simples, o que a grande maioria quer é apenas aparentar ser, e não realmente ser, caso contrário bastava apenas que agíssemos de forma correta em todas as ocasiões.

Será que é necessário escrever tanto para que possamos ser corretos, ter respeito com o próximo, tratarmos as pessoas com dignidade?

Acho que não, basta refletir e recuperar o que todos temos, caráter.
Vejam bem, não sugeri que tenhamos agora "códigos de caráter".

Autor: icaro e. razuk


Artigos Relacionados


Tempestade

IntocÁvel

Resta-me

Suplica A Mãe Pátria

Os Vômitos

Qual Será O Meu Estilo Poético?

Pantanal De Mato Grosso