TV Digital na Paraíba



O processo de implantação de uma rede digital na Paraíba começou com a TV Cabo Branco. Desde julho de 2008, técnicos da TV vinham sendo treinados, mas somente em novembro desse ano passaram conhecer os novos equipamentos. A sede da emissora também passou por uma série de reformas na infraestrutura. O investimento com a implantação do sistema digital foi de cerca de U$ 1,5 milhão. 

No dia 27 de novembro de 2008, a emissora recebeu em suas instalações o transmissor NEC, vindo do Japão. Os equipamentos, que chegaram em dois contêineres foram importados da fábrica japonesa Nec Corporation, uma das gigantes do setor de eletrônica aplicada à telecomunicação. Já no dia 5 de dezembro, funcionários da Rede Paraíba de Comunicação participaram de uma palestra sobre TV Digital com Wilson Souza, engenheiro da Central Globo de Engenharia (CGE). Nessa reunião foram passadas informações sobre as características e as inovações trazidas pela TV Digital. A medida era parte das ações de divulgação do novo sistema, que incluíam palestras para informar o mercado publicitário, lojistas e técnicos.

A reunião com os representantes das principais lojas de eletrônicos de João Pessoa aconteceu no dia 5 de janeiro de 2009, mediada pelo engenheiro da Rede Globo do Rio de Janeiro, Josemar Cruz, que fez a apresentação de como funcionaria a transmissão do sinal digital e mostrou as vantagens trazidas pela tecnologia.

No dia 17 de dezembro de 2008 chegou à sede da emissora, a segunda parte da antena Kathrein, de origem alemã, para transmissão do canal digital da TV Cabo Branco, que concluiria a instalação do equipamento de transmissão digital. Assim a TV Cabo Branco será a primeira empresa a transmitir o sinal TV Digital na Paraíba e a segunda afiliada da rede Globo no Nordeste a implantar o sistema de transmissão digital. Entretanto, um incidente aconteceu durante a instalação da antena na torre da TV Cabo Branco, que estava sendo realizado no dia 4 de janeiro. O equipamento estava sendo levado para o alto da torre, quando um cabo de aço se partiu e o aparelho foi arremessado em cima do prédio da TV. Mesmo assim o projeto de início das transmissões, previsto para fevereiro, se concretizou. A TV Cabo Branco iniciou no dia 21 de fevereiro, às 19h, suas transmissões em fase experimental pelo canal 19 UHF, exibindo a programação da Rede Globo, que incluía os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro com imagens e som em alta definição. Daí, os testes seriam realizados todos os dias - sempre no mesmo horário - e teriam duração de 12 horas, isto é, até as 7h do dia seguinte.

A TV Cabo Branco continuou com os preparativos e no dia 14 de janeiro houve uma reunião com os instaladores e vendedores de antenas. No dia seguinte foi realizado mais uma palestra com comerciantes e funcionários de lojas de eletrônicos da cidade, ministrada por Josemar Cruz. Esses encontros pretendiam desmitificar a TV Digital e facilitar o entendimento para os funcionários e vendedores. Depois foram realizados outros encontros com vendedores de conversores e receptores do sinal digital. Este dispositivo custaria entre R$ 300 e R$ 900.

Com a transmissão digital, os telespectadores da Paraíba teriam duas opções para assistir à programação da TV: uma no canal 19 (UHF), com transmissão digital, e a outra através do canal 7 (VHF), que continuaria com a transmissão analógica para os telespectadores que ainda não dispusessem do aparelho receptor do sinal digital.


Autor: Aldemir Nicolau


Artigos Relacionados


MÍdias Digitais

Para Inclusão Digital: Temos Vagas

A Evolução Do Cabeamento

Cuide Do Coração De Seu Automóvel

Direito Digital, A Era Moderna

Consumidor Da Era Digital Determina Mudanças Nos Serviços Das Operadoras

Redes E Internet