Déficit De Atenção - Tdahi




Déficit de Atenção (TDA) – Esse distúrbio é predominante nas meninas e apresenta somente dificuldades de concentração e atenção sem hiperatividade, porém causa prejuízo no rendimento escolar e inclui-se aí a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA
Diz-se SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), uma vez que essas crianças têm dificuldades para se manterem atentas ao que se passa, pois sua imaginação cria histórias a todo momento, são capazes de viajar o mundo durante uma única aula. Quando desembarcam percebem que perderam todo o conteúdo São chamadas de boazinhas, não dão trabalho na sala de aula e muitas vezes são consideradas limitadas na sua capacidade de aprendizagem e os professores até admitem que elas sabem a matéria, mas não sabem o que acontece nas avaliações, pois dão respostas absurdas ao mesmo tempo em que cometem erros bobos.
O Déficit de Atenção e Concentração pode interferir e diminuir de maneira significativa o potencial de aprendizagem. Normalmente começam bem qualquer atividade e logo saem de órbita, “viajam”, dispersam e perdem o fio da meada e não são capazes de controlar o turbilhão de idéias que as envolve.
Dizer-lhes que precisam prestar mais atenção e se concentrar no que estão fazendo, não adianta, pois sabem disso. Taxá-las de desatentas, preguiçosas, desinteressadas, etc...não resolve, pois é algo maior do que elas. A maioria conclui a sua trajetória escolar com todas essas dificuldades, sem que a escola perceba que se trata de um déficit de atenção e elas seguem acreditando que não foram feitas para o estudo.
No Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é característica do indivíduo:
- ser irrequieto
- não parar sentado, mexer-se o tempo todo
- falar quando deveria trabalhar em silêncio
- desorganizado, não completar as tarefas
Sabe aquele indivíduo que dizemos que parece ligado na tomada 220v? É ele!
Já o Impulsivo (TDAHI) é do tipo que:
- age antes de pensar
- responde precipitadamente
- não espera a sua vez
- interrompe ou se intromete no assunto dos outros
- a expectativa é angustiante
- sabe que é inconveniente, pede desculpas, mas torna a fazer
O TDHI é normalmente rejeitado pelo grupo e isso tem reflexos no meio.
É um sintoma que não aparece de uma hora para outra. É um comportamento que se percebe desde pequeno e deve ocorrer em no mínimo dois ambientes (ex.: casa e escola). Causa prejuízo significativo na vida social, acadêmica e profissional, sem contar com os danos de baixa auto-estima.
A nossa aprendizagem depende da nossa capacidade de armazenar o conhecimento adquirido em nossas relações com o meio e para memorizar precisamos estar inteiramente presente ao que acontece ao nosso redor e com todos os sentidos em alerta, não há memória sem atenção e quando ela falha junto vem as dificuldades de aprendizagem de cada um.


Autor: Cláudia Pietrobon


Artigos Relacionados


Transtorno De Déficit De Atenção / Hiperatividade: Reflexos Na Alfabetização

A Falta De Limites X Tdah

Tdah Conhecer Para Transformar Vidas

Transtorno De Déficit De Atenção/ Hiperatividade

Perspectiva Do Conhecimento Do Tdah E A Atuação Do Psicopedagogo

O Desenvolvimento Do Xadrez Na Escola Como Apoio PedagÓgico

O Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade