Foco na Administração - Formação do Preço de Venda



Hoje vamos então falar sobre o tão importante ato de formar o Preço de Venda - PV. Como podemos definir por quanto vender uma mercadoria? Uma fórmula equivocada mas muito praticada para tal é simplesmente dobrar o valor de compra. Simplificado demais, não acham? Coisa para quem não quer, ou não teve a oportunidade de aprender a fazer as contas de forma correta.

Errar no Preço de Venda pode ser, e normalmente o é, a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Se você errar para cima o cliente não compra, se errar para baixo tem prejuízo. Importantíssimo acertar, não é mesmo? O assunto é delicado.

Há alguns fatores a ser considerados mas, o que vamos tratar inicialmente é o Custo.

Vejamos então três passos simplificados para definir o Custo:

1. Definir e relacionar os Custos Fixos (na matéria da edição anterior tratamos disso: como separar Custos Fixos, de Custos Variáveis);

2. Definir e relacionar os Custos Variáveis;

3. Estimar a quantidade de produtos vendidos no período.

Vamos tentar exemplificar isso em números?

Hipoteticamente você tem uma loja de vestuário. O total dos custos e despesas fixos, com aluguel, energia elétrica, telefone, limpeza, salários (considerar encargos e o *passívo da folha de pagamento), pró-labore (que é o salário do dono) é de R$ 3.000,00. Agora vamos supôr que o preço de compra, os impostos e o lucro são seus únicos custos variávies (podem haver outros). Com a compra das 500 peças, quantidade estimada de venda mensal, você gasta R$ 5.000,00. Vamos supôr também que o percentual de impostos que sua empresa paga sobre o valor de venda é de 25% e a margem de lucro esperada é de 5%.

Com os números agora identificados podemos partir para a calculadora. Uma conta simples:

- Custo Fixo Mensal - R$ 3.000,00

- Custo de compra da mercadoria - R$ 5.000,00

Total dos custos identificados R$ 8.000,00

Considerando que você precisa faturar para pagar os R$ 8.000,00 e ainda pagar 25% de impostos e 5% de lucro, vamos exercitar o raciocínio:

Se o total do faturamento significa 100% e os impostos e o lucro somam 30%, deve sobrar então 70% para pagar os Custos Identificados, aqueles R$ 8.000,00. Portanto, se multiplicarmos o faturamento total por 70% temos que encontrar R$ 8.000,00. Numa operação inversa, dividimos os R$ 8.000,00 por 70% e encontramos R$ 11.428,57. Este é o valor que devemos faturar ao final do mês.

(+) Compra das 500 peças (70%)..... R$ 8.000,00

(+) Impostos (25%).......................... R$ 2.857,14

(+) Lucro 5%................................... R$ 571,43

(=) Faturamento total (100%)........... R$ 11.428,57

Há uma fórmula para facilitar isso. Temos que encontrar o Mark Up, um multiplicador que aplicado sobre o preço do custo, teremos como resultado o Preço de Venda. A fórmula é:

100% dividido por (100%-30%). Neste caso o 30% da fórmula é o total dos custos variáveis (25% impostos + 5% lucro estimado). Nosso Mark Up será 1,4285. Se multiplicarmos este número pelos R$ 8.000,00 encontraremos rapidamente o Preço de Venda. O preço unitário de venda, considerando que venderemos as 500 peças, será de R$ 22,86.


Autor: Fernando Paz


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