ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE Enterococcus ( Streptococcus) faecalis MULTI-RESISTENTES EM QUADROS DE PERIMPLANTITE.
O trabalho objetivou estudar a prevalência destas bactérias em quadros de perimplantite e testá-las frente a alguns antibióticos.
Materiais e métodos
O critério de inclusão de Michigan foi utilizado, para avaliar os índices microbiológicos em pacientes atendidos em um serviço de emergência odontológica na grande São Paulo, sendo 11 pacientes do gênero masculino e 6 do gênero feminino, com idades entre 26 e 58 anos .Os enterococos crescem rapidamente em meios de cultura não seletivos como Agar Sangue ou Agar Chocolate, embora os enterococos possam assemelhar-se aos Streptococcus pneumoniae, em amostras coradas pelo método de Gram os microrganismos podem ser facilmente distinguidos, baseando-se em reações bioquímicas simples (por ex. os enterococos são resistentes a optoquina, não se dissolvem quando exposto à bile e hidrolizam proteínas) são necessários testes fenotípicos (por ex. produção de pigmento e motilidade) e bioquímicos, para diferenciar o Streptococcus faecalis de outras espécies de enterococos (1) . As amostras foram obtidas através do uso de cones de papel estéreis e semeadura e incubação em caldo enriquecedor e, posteriormente, em Agar, seguindo-se o manual de Konemann para rotina de isolamento e identificação dos enterococos. Os enterococos isolados e identificados foram submetidos à ação de antibióticos, através do uso de discos de antibiograma impregnados com cefalexina, penicilina, tetraciclina, ácido clavulônico e oxacilina.
Resultados
Um total de 21 áreas perimplatares inflamadas foram avaliadas, sendo material biológico coletado e isolados microrganismos, sendo que em 6 casos foram encontrados E.faecalis, que foram submetidos a ação da concentração inibitória mínima dos referidos antibióticos. Os resultados indicam que todos os enterococos são resistentes a peniclina e a oxacilina e 4 deles resistentes ao ácido clavulônico , sendo 2 resistentes à tetraciclina e 1 resistente a cefalexina.
Conclusão
Podemos concluir que a contaminação da superfície dos implantes pode ocorrer em qualquer estágio, incluindo manufatura, esterilização, exposição ao ar durante o procedimento cirúrgico e após a instalação da prótese, pelo acúmulo de biofilme na cavidade da boca, existindo uma incidência significativa destas bactérias nos quadros infecciosos estudados (2) , sendo que a orientação de higiene oral e pessoal ao paciente é fundamental, para a diminuição da veiculação destes patógenos, além da indicação de procedimentos laboratoriais em microbiologia oral no sentido de identificar esses enterococos e favorecer o sucesso terapêutico.
1 -Young MP, Carter DH, Worthington H, Korachi M, Drucker DB.Microbial analysis of bone collected during implant surgery: a clinical and laboratory study. Int J Oral Maxillofac Implants. 1995 Sep-Oct;10(5):578-82.
2- Lang NP, Wilson TG, Corbet EF.Biological complications with dental implants: their prevention, diagnosis and treatment. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2004;9 Suppl:69-74; 63-9.
Autor: EDSON COSTA
Artigos Relacionados
Prevalência De Staphylococcus Aureus Oxacilina-resistente E Streptococcus Faecalis Penicilo-resistente Em Câmaras Portáteis De Revelação Radiográfica Em Consultórios Particulares Da Cidade De Guarulhos E Orientações Para A Prevenção De Infecção
Avaliação Do Perfil De Sensibilidade De Amostras De Staphylococcus Aureus Oxacilina Resistentes (orsa) Isolados Da Cavidade Nasal E Mãos Dos Acadêmicos Do Curso De Graduação Em Enfermagem De Uma Faculdade Da Grande São Paulo
Estudo Da Prevalência De Staphylococcus Aureus Das Mãos E Cavidades Nasais De Graduandos De Enfermagem Da Cidade De São Paulo
Estudo Da Atividade “in Vitro” De SoluÇÕes Hidro-alcoÓlicas De PrÓpolis Sobre PeriodontopatÓgenos
Isolamento E Identificação De Escherichia Coli Na Cavidade Da Boca De Moradores De Rua Na Cidade De Guarulhos.
Infecções Estafilococicas
Intervenção Odontológica Na Redução Do Helicobacter Pylori Do Biofilme Dental Em Gastropatas