ASPECTOS TECNOLÓGICOS RELACIONADOS COM A UTILIZAÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO EM IMPLANTODONTIA



Para o presente estudo, optou-se pela realização da pesquisa descritiva, através da revisão sistemática da literatura e de banco de dados entre 1917 a 2005, sobre os exames imaginológicos associados com a avaliação de procedimentos em Implantodontia .Os resultados indicam que as vantagens da TC sobre as radiografias convencionais são inúmeras como a ausência de sobreposição de imagens, a identificação de tecidos moles, a ampliação seletiva de áreas de interesse, precisão na mensuração das estruturas ósseas e na localização de pontos anatômicos e a avaliação da qualidade óssea são destacadas nos trabalhos de AMES et al. (1980), ANDERSON & KUROL (1987), BENJAMIN (1992), BROOKS (1993), BUSCATTI et al. (1995a, 1995b), COVINO et al. (1996), MILES & VAN DIS (1993), NYSTROM et al. (1995), ROLDÁN et al. (1998), ROTHMAN et al. (1988), TORTORICI & APFEL (1992) ,YUNE (1993), AGUIAR et al. (2003) e ERICKSON et al. (2003).A TC é, segundo CANN (1988), GUGLIELMI & LANG (2002), JERGAS & GENANT (1993), LINDH et al. (1996a) e ROLDÁN et al. (1998), o mais preciso exame para avaliação da densidade óssea, pois permite a diferenciação do osso trabecular do osso cortical.
 AMONG et al. (2004) e FEIFEL et al. (1993, 1994) demonstraram a utilização da TC na avaliação da qualidade, adaptação e transformação de enxertos ósseos vascularizados, provando sua aplicação clínica.LASCALA et al. (2004), AMES et al. (1980), COSTA et al. (1997) FUHRMANN et al. (1995), ROLDÁN et al. (1998), ROTHMANN et al. (1995) e YUNE (1993) citam a aplicação da TC nas diferentes especialidades da Odontologia, como Implantodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia e Patologia entre outras.A importância da qualidade óssea no planejamento cirúrgico para colocação de implantes osseointegrados fica evidente nos estudos de BUSCATTI & COSTA (1999), COSTA et al. (1998), HOLNER & DEVLIN (1998) e KLEMETTI & KOLMAKOW (1997).HOPPER et al. (2000) mostraram que para a avaliação da densidade óssea não há diferença estatisticamente significante quando da utilização de substâncias de contraste radiográfico.De acordo com ROTHMAN (1998), a Tomografia Computadorizada usa um feixe de raios X altamente colimado, e a dose oferecida aos órgãos radiosensíveis, tais como a órbita ou a glândula tireóide, não é muito maior que a dose de uma série de radiografias convencionais.Como descrito por TYNDALL et al. (2000), no estudo da boca completa com um filme de velocidade D e colimação circular, uma média de 7 estudos de dosimetria resultaram no relato de uma dose efetiva de 84 uSv e um risco efetivo de câncer fatal estimado em 2,5 milhões de exames. Quando o filme de velocidade E e a colimação retangular são usados, a estimativa do risco do câncer fatal cai para 0,5 milhão de exames. Podemos concluir que: a) Devido a sua precisão, a Tomografia Computadorizada é um exame radiográfico de grande utilidade em planejamentos cirúrgicos para colocação de implantes dentários; b) A Tomografia Computadorizada fornece imagens que podem ser combinadas bidimensional ou tridimensionalmente (3D), orientando adequadamente o planejamento cirúrgico e na prototipagem biomédica; c) As Tomografias Computadorizadas oferecem imagens compatíveis com o tamanho real do objeto (proporção 1:1); d) Apesar de ser considerado um exame dispendioso, devemos sempre analisar o custo-benefício, pois ele se torna barato quando comparado aos problemas cirúrgicos; e) A dose de radiação administrada neste tipo de exame é considerada elevada quando comparada às técnicas convencionais, logo deverão ser usados critérios adequados para solicitar este procedimento, lembrando a relação custo-benefício, pois o risco pode ser aceitável quando comparado ao número de informações obtidas; f) Os tomógrafos e softwares de última geração possuem características que auxiliam o planejamento implantológico, a redução de acidentes e da dose de radiação aos pacientes; g) A prototipagem biomédica representa um avanço tecnológico importante na Implantodontia.
 Destarte, faz-se necessário o domínio de alguns conceitos, como as diferenças entre as técnicas convencional e helicoidal, a execução do exame e os princípios de formação da imagem além do conhecimento de programas de reformatação de planos, para o uso pleno desta modalidade de imagem. Assim sendo, o Cirurgião-Dentista torna-se habilitado quanto a correta requisição do exame e subsequente interpretação das imagens obtidas com a qualidade necessária pelo profissional Tecnólogo em Radiologia.


REFERÊNCIAS
Costa, E. Risks and benefits of computer tomography in implant logy and biomedical prototyping - Thesis of Doctorate in Biomedical Sciences by AW University of Iowa ,Iowa City, United States of America, 2005.

Giannakopoulos R, Costa C, Buscatti MY, Varoli FP. Protocolo de modificação do programa Dentascan para análise da articulação temporomandibular. Rev Pós Grad. 2002 jul-set; 9(3):280.

Lascala CA, Costa C, Varoli FP, Oliveira JX, Dutra MEP. Estudo da articulação temporomandibular por meio da reformtação transversal obtida no exame Dentascan para implantes. Pesq Odontol Bras. 2003 ago; 17(supl 2):147.

Buscatti MY. Contribuição para o estudo das densidades ósseas maxilomandibulares por meio da escala tomodensitométrica de Hounsfield quando da aplicação de programa computadorizado para planejamento de implantes osseointegrados [Tese de Mestrado]. São Paulo:Faculdade de Odontologia da USP; 2003.

Autor: EDSON COSTA


Artigos Relacionados


As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

Educação Física E Qualidade De Vida

Para Os Dentistas, A Colocação De Implantes Dentarios Produz Uma Perda Mínima De Osso

O Chão

A Morte Anunciada De Um Lóbulo

Emoção Partida

Métodos Auxiliares De Diagnóstico Por Imagem