Como trabalhar muitas horas em frente ao computador sem as habituais dores de costas



Por ser programador de computadores, eu fico sentado em frente do meu PC durante longas horas, cerca de 7 horas diariamente.
Este é o trabalho que eu escolhi e por isso nunca me sinto aborrecido de o fazer, embora leve muito tempo na mesma posição.
Como você já deve ter percebido, o problema de estar sentado durante muito tempo, é que se gera um desconforto, e por vezes dor, na zona lombar ao fim de uma hora ou duas. E vai piorando ao longo do dia.
No meu caso específico, as minhas pernas ficam mesmo dormentes depois de algum tempo.

Quando você está muito concentrado no seu trabalho no computador (quer seja a programar, a escrever um artigo num processador de texto, a fazer contabilidade numa folha de cálculo, etc) a partir de algum tempo você começa a sentir que alguma coisa está errada com o seu corpo.
Para compensar por esta sensação desconfortável você inconscientemente começa a inclinar o tronco para a frente e mais tarde para trás com a esperança que o formigueiro desapareça. Mas sem muito sucesso.

O que eu faço habitualmente, e muitas pessoas não o podem fazer, eu sei, é dar um pequeno passeio de 15 minutos em volta do prédio onde eu trabalho para dar tempo às minhas pernas e aos músculos das costas fazerem algum exercício e para que o sangue possa voltar a fluir livremente.

Agora imagine você que em vez de se sentar numa cadeira normal em frente de uma mesa ou secretária normal você usava uma cadeira alta, tal e qual as cadeiras que se usam em bares, e usava também uma mesa alta a condizer. Você continuaria a trabalhar sentado como antes e até aqui não há nada de novo. Mas no momento em que você começasse a sentir aqueles sinais de desconforto no seu corpo que já falamos antes, você simplesmente desceria da sua cadeira e continuaria a trabalhar de pé ao nível da secretária alta dando ao seu corpo uma outra posição que é o suficiente para os músculos relaxarem e o sangue correr com mais liberdade. Você pode até melhorar o relaxamento das suas costas se colocar um pé no degrau mais baixo da sua cadeira alta.   

Talvez não tenha ainda reparado mas a mudança para cadeiras ou bancos altos está a acontecer em cada vez mais lugares onde se trabalham muitas horas com computadores obtendo-se maravilhosos resultados para o conforto e a saúde das pessoas.

Finalmente, se você acha que vai ter saudades do seu passeio de 15 minutos à volta do edifício, não faça esta sugestão ao seu chefe.
Por outro lado, se você quer produzir mais com o seu computador, aderindo a este método você consegue pelo mais uma hora de trabalho efectivo por cada dia da semana.


Julio Silva
SportsCelebrities3D

http://futebol.pages3d.net

Autor: Júlio Silva


Artigos Relacionados


Nessa Hora NÃo Perca A FÉ, Ache-a!

A Cabana - Força Do Perdão

O Que é O Amor

Queda Na Bolsa Dos Valores Humanos

O Amor Que Sinto

Progresso

Leitura: Aliada Da Vida Profissional