Inovação x Novidade



(Junho de 2009)

Quero iniciar citando as palavras do sábio Salomão: "Tudo o que é, já foi, e o que ha de ser também já foi" ... (Ecl. 3.15)

Vendo deste prisma, é difícil dizer o que é novidade aos olhos de Deus,tendo em conta não ser obsoleto a memória de Deus, e que Ele jamais perdeu um segundo da história.

Não quero insistir em usar o caos financeiro para minhas reflexões, mas me é pitoresco ouvir tais coisas sem ser movido por meu instinto crítico, temperando –as com as palavras de Deus.

Recentemente ouvi num noticiário da RFT (Radio França Internacional) que foram contratados especialistas americanos para analisarem e detectarem quais erros haviam sido cometidos pelas empresas multi-nacionais de auto-mobilismo (Ford, General Motors...) como sendo as co-responsáveis por esta gigantesca crise, mesmo que seja psicológica, como dizem alguns; os desempregados que o digam, com certeza não foram interrogados.

Este foi o diagnostico. Falta de empreendedorismo, isto é, conformismos. Ou ainda manter o mesmo conceito em relação ao consumidor,não INOVAR.

Isto já foi assim, só que há anos atrás, quando Henry Ford um homem de visão arrojada decidiu construir um carro a motor a baixo preço, a idéia era simples, um igual ao outro , assim teria menos custo e todos poderiam obter um. Foi um sucesso de 1908 a 1930 quando o mercado já estava saturado e mais da metade dos americanos de fato possuíam um automóvel. Então Alfred Sloan INOVOU o conceito, criando um carro para cada bolso e se tornou o presidente do império General Motor.

Longe de mim dizer que estamos ultrapassados quanto ao evangelho que pregamos, as palavras de Cristo são eternas e imutáveis, mas pensar que onosso tempo presente se equivale ao espírito dos anos cinquenta onde já se visualizava a besta chamada computador. É de mais!

Nos basear na história de sucesso dos antecessores é louvável, porém tê-lo como padrão, é um risco que não podemos correr. O sofrimento da alma continuam os mesmo, e ou, ainda maiores, mas suas causas nem sempre são iguais, o homem continua sua busca por Deus em Édens modernos , coser uma capa de carneiro era simbólico e já está ultrapassado e fora de moda, nosso mundo presente nos obriga a dar-lhes abrigo e carinho.

Somos a favor de que a igreja é uma só desde sua fundação, sofrimentos continuam a seguir os fiéis de Cristo, embora poucos têm derramado seu sangue como o foi com os pais da igreja. O próprio satanás mudou de estratégia, ainda que, segue astuto e perseguidor dos filhos de Deus.

Que dizer da igreja nesta pós modernidade, as vezes posta numa encruzilhada e encurralada entre o esplendor dos anos passados e os desafios atuais. Manter a espiritualidade é vital, ser manso como pomba é necessário, e imprescindível ser prudente como a serpente.

Cabe a nós líderes e vocacionados por Deus, inteira-se que a história nos mostra que erros devem ser corrigidos, a Bíblia encerra o fato, ... e Deus pedirá conta do que passou. (Ecl. 3. 15b)

 [email protected]


Autor: Silvio Tomas


Artigos Relacionados


Os Nós Do Eu

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

Falta Deus No CoraÇÃo

O Drama Da Perdição

Aprendendo Com A Vida

Nada De Mais

Dia-a-dia.