O Destino Manifesto Americano no Século XX - A Soberania Americana



Em 1630, após se refugiar na América o advogado Inglês John Winthrop, num sermão exaltouo poder daqueles colonos e disse que eles estavam erguendo uma "cidade na montanha" para o mundo ver e admirar. Dessa forma nascia ali uma identidade de que eles eram o povo escolhido por Deus inspirar o mundo todo com essa pureza. Abaixo alguns discursos da "vocação americana":

O presidente James Buchanan, no discurso de sua posse em 1857 deixou bem claro a determinação do domínio norte-americano:

"A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (...) e nada pode detê-la".

Em 2004 o general Colin Powell, secretário de Estado do governo Bush, reforçou num de seus discursos a mesma determinação:

"O nosso objetivo com a Alca é garantir para as empresas norte-americanas o controle de um território que vai do Pólo Ártico até a Antártida"[...], ecoando assim um velho sonho de Percival Farquhar:

Creole Courier

"A pura raça anglo-americana está destinada a estender-se por todo o mundo com a força de um tufão. A raça hispano-mourisca será abatida. " (New Orleans, 27.01.1855).

Dessa forma os interesses Americanos sempre foram supridos pela necessidade de impor ao mundo sua crença de "nação escolhida". Durante todo o século XX, os EUA participaram de diversos conflitos pelo mundo, sem contar as duas guerras mundiais(alguns extra-oficiais), como podemos ver a seguir:


Autor: Roberto Dana


Artigos Relacionados


O Chão

O Brasil Que Faz

Lixo Importado / OctÁvio Guerra

Obama é Rei

O Discurso / Mídia / Governo

O Século Xxi

Poema De Exaltação Ao Brasil"