Estudo - Somos Árvores



Estudo - Somos Árvores

  • Texto-base: Mateus 12. 33-37 e 13.3-9
  • Por que Cristo quer que sejamos como árvores boas:

Mateus 12. 33-37

"Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que o coração está cheio. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados."

    1. Para termos uma raiz solidificada na Palavra do Senhor;
    2. Para que sejamos em nós mesmos uma mostra dos bons frutos que a servidão à Cristo traz;
    3. Para que sejamos prósperos e frutíferos;
    4. Para que estejamos limpando nosso solo a cada dia, em vigilância, jejum e oração;
    5. Para que nós possamos aprender a afastar as aves, a curar a sequidão do solo e a nos defender dos quentes e longos verões e dos espinhos;
    6. Para que não deixemos de nos regar nos alimentando do seu imenso amor e tomando posse de todas suas grandes promessas;

- Raiz sólida: firmada na Rocha da nossa salvação (Jesus Cristo) e na sua Palavra.

- Regar: leitura da Bíblia, a busca pela adoração incessante ao Senhor, como servos seus.

- Bons frutos: vida cristã, com retidão aos olhos de Deus e dos homens.

- Solo: nosso coração.

- Limpar o solo: vigiarmos em oração, nos afastar diariamente da iniqüidade, estar atuante de bom agrado na obra, guardar os seus mandamentos.

- Longos verões: as grandes lutas que existem nas vidas de todos que decidem a Ele entregar seus corações.

- Espinhos: ciladas do inimigo, do mundo e da carne para roubar nossa comunhão.

Mateus 13.3-9

"E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e estes cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem,a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos, ouça."

  • Os tipos de solo:

- À beira do caminho

Quando nosso coração está "à beira do caminho" é quando estamos mais vulneráveis às ações do mundo, da carne e do inimigo contra nossas vidas ao lado de Cristo. Um coração descuidado, que não se preocupa em se encher de amor, mas está ali para ser pisado, amassado, para que não dê frutos. A Palavra do Senhor não é levada a sério, portanto, não tem permissão de fazer morada nesse solo.

Logo, então, permanece seco e sem brilho algum. Ainda que se joguem muitas sementes nele, se a iniciativa não for do próprio solo de transformar-se, as aves da iniqüidade (o inimigo) continuam a roubar-lhe as sementes.

O cego que não quer ver; o crente teimoso e desobediente; não é curioso pra procurar entender o que foi-lhe dito; muitas vezes estão na igreja por motivos não relacionados a Deus.

- Solo rochoso

Tem pouca terra e pouco espaço para que as sementes cresçam, ficando dentro de certas limitações. As sementes de Deus nesse coração germinam logo porque eles recebem a Palavra com alegria, mas tão rápido quanto germinam, padecem. Pois não têm uma base tão firme na Palavra do Senhor para se desenvolver e crescer. Sendo assim, as investidas do mundo, assim como o sol que queima, destrói a semente de amor e de vida eterna plantada. À luz das primeiras tribulações ou perseguições, abandona a caminhada cristã.

Estes se mantém firmes até que sejam de alguma forma incomodados; estão fracos na fé e depositam sua confiança em homens; não têm um histórico de intimidade com o Pai e portanto necessitam de mais experiência com Ele.

- Entre espinhos

Tem a capacidade de ouvir a Palavra e guardá-la no coração. Mas não resiste às grandes dificuldades que vêm com o tempo, os invernos de preocupação e as tentações do mundo e do inimigo lhe afasta da presença de Deus. Permite que as armadilhas do inimigo usem, por exemplo, um grupo de amigos do colégio ou de colegas do trabalho para destruir sua comunhão.

Os espinhos são pequenas brechas que são abertas nos momentos em que não vigiamos; são atraídos por armadilhas que exploram seus pontos fracos; preocupação em demasia, ansiedade, murmuração; aceitam atalhos que os levam a um caminho curto, mais fácil, mas que os tiram da presença de Deus.

- O bom solo

O crente fiel. Aquele que deposita sua confiança em Cristo. Tem os olhos e ouvidos atentos para o chamado do Pai. Aceita de bom grado viver as escolhas de Deus para sua vida. Corajoso pra perguntar quando tem dúvidas. Através da busca a Deus em oração, vigilância e jejum, se mantém firme. Não permite que o inimigo aja em seu meio para atrapalhar a sua caminhada.

Bem nutrida, a árvore desse tipo de solo dá frutos vistosos, bem coloridos e limpos. Por ter beleza, é a mais apedrejada e sofre com verões e invernos rigorosos, mas cada vez que vence volta com uma crosta mais forte. Essa crosta de oração e humilhação aos pés do Pai a faz permanecer na lutas, mas sempre com a certeza da vitória. A sua fé é a seiva que deixa suas folhas sempre verdes, apesar da ação do tempo.

·Deus quer que sejamos uma árvore boa, firmada em um solo bom como este.

Devemos passar a barreira da preguiça, da acomodação e então saber o que Deus quer de nós. Questionar o motivo pelo qual vamos à igreja (Será pelo pastor? Pela comunidade? Por que "aquela" pessoa vai também? Pra mostrar que é crente?) para saber se realmente é pra ser alimentado pela Palavra do Senhor. (À beira do caminho).

A vida de um cristão tem lutas e tribulações, é preciso aprender a vencê-las com a ajuda de Jesus. Pondo somente nele nossa confiança. Buscar ouvir a sua voz, ter intimidade com o Pai. Obediência e servidão sempre. (Solo rochoso).

Não devemos nunca ignorar nossos espinhos se sabemos que eles existem. Pois no começo eles são pequenos, mas se não os retirarmos de nossas vidas de forma definitiva eles vão crescer e ganhar a capacidade de nos sufocar. Podem atribuir várias formas, mas algo é certo: os espinhos atacam sempre seu ponto mais fraco. Ambição, rancor, egoísmo, ciúme, inveja, orgulho, amargura, qualquer um desses pontos pode ser o alvo das investidas do inimigo em sua vida. Portanto, devemos vigiar pra não tomar atalhos que podem, aparentemente, nos aproximar da bênção, mas que estão nos afastando de Deus. A falta de um perdão, a bajulação que você faz conscientemente, o ódio ao seu irmão, estas coisas podem servir pra destruir a caminhada que você escolheu ao lado de Cristo.

Portanto, lembre sempre das poderosas armas que Deus nos deu para vencermos juntos todas as adversidades de uma vida cristã e nos tornarmos frondosas e belas árvores do Senhor. Oração, humilhação diante dos seus pés, jejum, edificação na Palavra, trabalho na obra, tudo isso pode ser ao nosso favor. É necessário apenas que renunciemos as coisas do mundo, pois não pertencemos a ele, estamos apenas de passagem.


Autor: Huggo Barros Medeiros


Artigos Relacionados


Doe Amor!!!

O Chão

Chaves Espirituais

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Sansão

Emoção Partida

Jesus Me Ama