Líder pra que te quero...ou preciso



A maioria dos profissionais e estudantes confunde o papel do líder com o papel do chefe. O líder tem a humildade necessária para reconhecer que ele faz parte de um ambiente movido por pessoas e que essas pessoas são de extrema importância para o sucesso organizacional. Por meio de suas competências, de seus conhecimentos, ele trabalha o desenvolvimento de sua equipe, que acaba contagiando todas as pessoas que fazem parte da empresa. Quando falamos em desenvolvimento, não pensamos somente no resultado, mas, sim, no processo que leva a ele, seja positivo ou negativo, pois devemos aprender também que o erro leva à aprendizagem e ao acerto. Também é dever do líder mostrar que não é “proibido errar’’; errado é não aprender com os erros. Devemos encarar as dificuldades e os erros como oportunidades para se chegar ao êxito e ter a motivação necessária para isso. O líder também deve se preocupar em desenvolver outros líderes, enxergar o potencial em um ou mais indivíduos e se colocar à disposição para despertar essa competência. Cabe a ele ensinar ao indivíduo que caminho seguir, ensinando-o também a questionar, pois é importante saber que a dúvida gera aprendizado e amadurecimento e evita que fiquemos avessos às novas idéias. Atualmente, no mundo empresarial, com o aumento de concorrência e da competitividade, muitas empresas têm se voltado à reinvenção, com o intuito de diferenciar seus serviços e produtos dos demais players. Cabe ao líder decidir essa reinvenção, nunca esquecendo que ele faz parte de um grupo e que o grupo também fará parte dessa reinvenção. Os líderes se tornam agentes da transformação e, por serem os principais responsáveis por essa transformação, o maior sucesso das empresas estará, portanto, na qualificação da liderança. Para que haja qualificação, é necessário desenvolver as competências para esse papel. As competências fazem parte da construção do líder. O verdadeiro líder, como gestor, administra e desenvolve os talentos pessoais em prol do crescimento salutar às empresas, aos acionistas, aos colaboradores e à sociedade em geral. O líder competente é aquele que consegue atingir seus objetivos, bem como garantir aos acionistas que as estratégias organizacionais serão mantidas dentro de um plano de negócios eficaz, porém de modo mais eficiente e humanizado.
Autor: Ivan Dias


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