Análise Discursiva Da Crônica: " A Aldeia Que Nunca Mais Foi A Mesma", De Rubem Alves.



A linguagem, ao longo dos anos, tem crescido em grau de importância na comunicação humana. Em verdade tem sido peça fundamental para o entendimento, a transmissão de mensagens e a interação entre os sujeitos.
A lingüística, por sua vez, surge como uma ciência que se preocupa com as diversas variações que podem existir em uma língua e também com os aspectos semânticos da mesma.
Além da lingüística, a semiótica surge com um objetivo mais voltado para a análise do discurso, buscando um entendimento mais completo de algo que se expressa através da escrita e em contrapartida as relações existentes nesses textos. Tem o intuito de estabelecer interação entre o conteúdo de um discurso e sua simbologia e a partir disso perceber que outros discursos estão inseridos nele.
Nesta análise da crônica "A aldeia que nunca mais foi a mesma", de Rubem Alves, será feito um percurso gerativo do texto, partindo do nível fundamental, ou seja, simples e abstrato, passando pelo nível narrativo e finalmente ao nível discursivo,ou seja, o mais complexo e concreto. Certamente esse percurso gerativo trará um entendimento mais abrangente dos caminhos percorridos pelo texto, proporcionando a oportunidade de perceber os diversos discursos, que dialogam com o mesmo, e que nele estão inseridos.

Autor: Adna Couto


Artigos Relacionados


Análise Semiótica De Felicidade Clandestina De Clarice Lispector

Análise Dos Temas E Figuras Da Crônica A Casa De Rubem Braga

Há Equivalência Entre A Linguística E A Gramática Tradicional?

Linguagem E Ideologia De Fiorin

A ProduÇÃo De Texto

Fonética E Fonologia: Dois Aspectos De Grande Importância No Ensino De Língua Inglesa

Análise Discursiva Do Conto Dia De Matar Porco, De Dalton Trevisan