Lance Fora O Jonas Do Seu Barco



Quantas não são às vezes em que ouvimos a Palavra de Deus e não fazemos aquilo que Deus nos toca o coração? Assim aconteceu com o Profeta Jonas (antigo testamento: livro de mesmo nome), que ouviu a direção que Deus lhe dava para ir pregar o arrependimento para um povo rebelde, mas ele não quis e tomou uma outra direção, totalmente fora daquilo que Deus lhe havia falado. Resultado: foi descendo, descendo e sobreveio uma grande tempestade. Assim acontece para aqueles que agem assim. Você tem tido algum entrave na sua vida? Com a família? Na sua profissão? Na saúde? Enfim, em qualquer área? Então é hora de analisar o que está acontecendo.
Nós sempre queremos fazer a tempestade cessar, mas será que estamos dispostos a fazer aquilo que Deus espera de nós? Certamente não é algo complexo: as coisas de Deus são simples e descomplicadas. Complicou? Cuidado, não é de Deus. Porque Ele sabe dos nossos talentos e capacidades e jamais nos pediria algo que fosse um sacrifício, uma dificuldade extrema para ser realizado para Ele.
Os tripulantes do navio inicialmente lançaram ao mar as fazendas a fim de aliviar o navio, pensando que com seu esforço meramente humano conseguiriam contornar a situação e sair da tempestade sem maiores danos. Teria até sido uma boa medida, se o problema fosse administrativo ou logístico, mas para problemas espirituais, como no caso da desobediência a Deus de um dos seus passageiros, esta medida pouco ou nenhum efeito surtiria. Eles assim o fizeram, mas a tempestade só piorou.
Quantas vezes nós não fazemos o mesmo: vamos cortar os gastos, reduzir os custos ao mínimo, pensamos: “assim esta situação vai passar” e nada acontece ou até piora...
O que resolve mesmo é “lançar o Jonas do seu barco”, ou seja, tirar aquilo que está impedindo Deus de operar: a mágoa, o ressentimento, a tristeza, a desobediência, o pecado, a incredulidade, a frieza espiritual. Neste caso pedimos perdão sincero ao Pai e Ele nos liberta de todo esse peso, que sozinhos jamais conseguiríamos. É pelo poder de Deus que conseguimos superar nossas dores e dificuldades. (José do Egito em Gênesis 41:51 “Deus me fez esquecer de todo o meu sofrimento”)
Por vezes não é nada disso: até estamos seguindo um caminho que é honesto, dentro da lei, muito bom aos olhos humanos, mas que definitivamente ele não é o plano de Deus para nós. E agora, o que fazer? Peça a direção de Deus para a sua vida. Deus ouve e responde a TODAS as nossas orações (“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica” 1 Pe 3:12; “A mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar nem seus ouvidos agravados para não poder ouvir” Isaías 59:1).
Você pode me dizer: mas eu já fiz isso, e nada tem acontecido. Ou pior, nada que eu tento tem dado certo. Essa também é uma resposta de Deus para você. (E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28). Certamente você está querendo fazer e até se esforça muito mesmo, mas, sem a direção de Deus é inútil. (“Sem mim nada podereis fazer” Jo 15:5b). O seu “não” é também uma resposta de Deus!! Logicamente não era aquela que você queria, mas é um direcionador importante.
Sem lenha o fogo se apaga (provérbios 26.20a): portanto tire hoje mesmo o seu “Jonas” e deixe Deus operar, confie nEle, com sinceridade diante dEle, pedindo a Sua direção (e não tentando “empurrar” a sua para Ele) você certamente será ajudado e bem direcionado. Quando pedir uma direção a Deus, esteja certo de que realmente a quer de todo o seu coração.
Fique atento ao que aparecer pelo seu caminho, por melhor que aparente ser, ore a Deus e coloque para Ele, porque a Palavra diz que Ele nos ensina, nos orienta e nos guia com Seus olhos o caminho que devemos seguir. (Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Salmo 32:8).
Siga firme, pacientemente e, principalmente, crendo que Deus é com você!


Em Nome de Jesus.

Mônica Gouvêa Sgarbi Gazzarrini
E-mail: [email protected] ou [email protected]

Visite artigos sobre a caminhada com Deus em: http://bencaossemlimites.blogspot.com/

"Jesus Cristo é o Senhor"



Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Deus Vai Fazer Uma Coisa Grande E Fortalecer O Teu Interior => VitÓria Vem !

Deus Perdoa Todos Os Seus Pecados E Cura Todas As Suas Enfermidades.

NÃo EndureÇa O Seu CoraÇÃo A Deus.

Conheça A Semente De Deus

Crer De Verdade Que Deus Faz A Obra Em Todas As Áreas Da Nossa Vida.

Deus Nos Chamou Para Grandes RealizaÇÕes

Pense E Responda Sinceramente: O Que VocÊ Espera De Deus ?