Ação e Emancipação, de Theodor Adorno
Podemos observar nos escritos de Theodor W. Adorno, o valor que o filósofo dispensa à educação, à arte e à filosofia como possibilidades de uma mudança social.
Segundo Adorno, a concretização de uma sociedade verdadeiramente democrática só se realizará quando esta for formada por sujeitos emancipados, ou seja, sujeitos capazes de atuarem na sociedade possibilitando sua transformação. A educação seria a responsável por favorecer o desenvolvimento dessas pessoas emancipadas e por isso deve rever sua atuação para cumprir essa função.
Adorno diz que “a educação tem sentido unicamente como educação dirigida a uma auto-reflexão crítica.” Educação esta que busca a autonomia, a autodeterminação kantiana, do homem enquanto sábio fazendo uso público de sua razão, superando os limites da liberdade trazida pela barbárie, pela semicultura. Ao falar da auto-reflexão, Adorno crítica a classe trabalhadora que deve refletir sobre a sua situação enquanto classe no contexto de exploração e subordinação capitalista.
Adorno diz que, para evitar a babárie, a educação precisa concentrar-se na primeira infância, pois é nesse período da vida que a personalidade está se formando e, também porque a criança ainda é ingênua em relação à cultura, à sociedade e à semicultura desenvolvida pela indústria cultural.
Como argumenta Adorno, a educação vive uma relação dialética. Ela traz em si uma ambigüidade: precisa integrar a criança, o jovem à realidade em que vive; por outro lado, ela não pode ser apenas um processo de adaptação e seria igualmente questionável se fosse apenas isso, produzindo nada além de pessoas bem ajustadas. A educação deve ser também e simultaneamente autonomia, racionalidade, possibilidade de se ir além da mera adaptação e se chegar à emancipação.
Adorno propõe também quebrar com a tradição e eliminar a educação para disciplina através da dureza que sempre predominou, antigamente de forma explícita através de castigos físicos e morais, e hoje de maneira camuflada através de uma repressão psicológica. Esses comportamentos agressivos e violentos também estão presentes na educação que é caracterizada pela severidade.
Sue Halmenschlager
Autor: Maria Anunciacao Souza
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