ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DO TURISMO CULTURAL NO ESPAÇO CRUZALMENSE: Uma Análise dos Festejos Juninos



Esta investigação tem por objeto de estudo o turismo cultural em Cruz das Almas e objetiva discutir os analise dos aspectos socioeconômicos do turismo cultural no espaço Cruzalmense no período dos festejos juninos. Para compreensão de tal questão, a abordagem da pesquisa é direta e avalia o potencial socioeconômico dos festejos juninos para o espaço Cruzalmense, tornando-se necessário um acompanhamento qualitativa e quantitativamente desta atividade. A partir de levantamento bibliográfico centrado na natureza conceitual de cultura e turismo, foram elaborados e aplicados questionários ao: Poder Público, Moradores do Bairro Sumaúma, Pousadas, Imobiliária, Turista e Comércio, no período da festa junina. A análise e cruzamento dos dados permitiram compreender que o Poder Público, junto com a iniciativa privada, enxergam nos festejos juninos um dinamizador social e econômico para o município, e por conta disso, tem se buscado, de forma cada vez mais intensa, organizar e melhor divulgar as festas de São João, intencionando, principalmente, atrair um grande número de turistas. No entanto, por parte dos munícipes, há controvérsias quanto à realização dos festejos, onde uma parcela dos moradores de Cruz das Almas, focadamente os do bairro onde se concentra a festa, considera o Arraiá positivo, uma vez que há o cuidado por parte da administração pública com a infra-estrutura necessária a realização do mesmo, o que acaba gerando melhorias para o bairro, mas há também aqueles que apontam como aspectos negativos a insegurança gerada pelo alto número de visitantes, a sujeira e o som alto por noites seguidas. O estudo demonstrou que para os demais envolvidos na festa – pousadas, imobiliária, comércio – o turismo ocasionado pela festa de São João gera um aporte financeiro altamente positivo, o que leva a necessidade de melhor pensar a estrutura e organização da festa.

INTRODUÇÃO

Cruz das Almas, localizada no interior da Bahia, é popularmente conhecida pela festa junina, possuindo uma diversidade cultural, como: comida e bebida típica, forró e pé-de-serra, quadrilhas e o famoso Arraiá da Cultura Popular, no qual todos os anos, a cidade de Cruz das Almas promove uma grande festa típica, com direito à queima de espadas e a apresentação de bandas locais e nacionais.

A festa junina é uma celebração tradicional brasileira que ocorre no mês de junho, festejando o São João, vindo para o Brasil pelos portugueses, sendo incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros, sendo assim, os festejos juninos são festas bem típicas da região nordeste do Brasil.

Esta tradicional comemoração no São João da cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, tem, no ritmo do São João, o Arraiá da Cultura Popular, festa que reúne a população da cidade, tanto urbana como rural, e turistas de outras regiões da Bahia. O Arraiá da Cultura Popular vem movimentando a economia da cidade, quando muitos moradores se empenham para produzir artesanalmente e comercializar seus produtos.

O objetivo do presente trabalho é discutir analisar aspectos socioeconômicos do turismo cultural no espaço cruzalmense no período dos festejos juninos. É também objetivo deste trabalho, revelar alguns aspectos do significado do termo cultura como elemento motivador de sua compreensão e percepção, tanto individual como coletiva dos processos de estimulação humanos, existente na atividade turística.

No capítulo I são apresentados os aspectos contextuais do turismo cultural Cruzalmense, que ganham relevância para que se compreenda a complexidade dos festejos juninos da cidade de Cruz das Almas e o papel da festa junina, até as condições culturais e oportunas do turismo. Apresenta-se, também a visão do turismo, que torna-se importante na elaboração da análise dos festejos juninos, tanto no desenvolvimento de estratégias, quanto nas linhas de comunicação.

No capitulo II a abordagem é voltada para metodologia da pesquisa, onde são apresentadas as técnicas de coleta de dados e os procedimentos adotados para o estudo do objeto desta pesquisa.

Por fim, a análise dos resultados da pesquisa de campo, importante instrumento, estabelece as inter-relações entre os dados, embasa com informações à elaboração das considerações finais deste trabalho, mostrando os aspectos socioeconômicos e destacando a análise dos festejos juninos quanto às atividades públicas e a todos que também participam, planejam e administram os festejos.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.


Autor: KALIANE CONCEIÇÃO


Artigos Relacionados


Roraima. Um Estado Em Desenvolvimento.

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Dinâmica Econômica Das Organizações

O Perfil Do Administrador Hospitalar Na Rede PÚblica Municipal De SaÚde De SÃo LuÍs - Ma

Hidroconformação

Turismo E Patrimonio

O Coreto Renato De Araújo Antunes